Rússia 2018 – Balanço das Eliminatórias da Concacaf para a Copa (I)

  • por Rogério Bibiano
  • 3 Meses atrás

As Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia/2018 na Concacaf chegaram a sua quinta e sexta rodada, respectivamente, pela quinta fase, do Hexagonal Final que classificará 3 seleções diretamente ao Mundial e a quarta seleção disputando o playoff contra a seleção vencedora do playoff asiático.

O México, com 14 pontos lidera a fase e após dois jogos em casa, venceu Honduras por 3×0 e empatou com os Estados Unidos por 1×1 (veja os gols destes dois jogos abaixo). A seleção dirigida pelo colombiano Juan Carlos Osorio, tem 7 pontos de vantagem para o quarto colocado, a seleção do Panamá e tem sua classificação para mais uma Copa do Mundo muito bem encaminhada. Em setembro os mexicanos recebem os panamenhos, podendo aumentar a vantagem para 10 pontos em relação ao atual quarto colocado e praticamente garantirem o passaporte para a Rússia.

Em segundo lugar está a seleção da Costa Rica, com 11 pontos ganhos. Uma das gratas surpresas do último Mundial, os costarriquenhos empataram sem gols diante do Panamá e venceram, com dificuldades, a seleção de Trinidad e Tobago por 2×1 (veja os gols abaixo), ambos os jogos atuando em casa, no Estádio Nacional de San Jose. Na próxima rodada a Costa Rica visita os norte-americanos, em jogo difícil.

Após os sustos nos primeiros jogos do Hexagonal Final, os Estados Unidos parecem enfim, terem recuperado o bom futebol. A seleção norte-americana, treinada agora pelo experiente Bruce Arena; venceu em casa Trinidad e Tobago, por 2×0 (assista os gols deste jogo abaixo) e empatou com o México, no estádio Azteca, em jogo marcado pelo golaço de Michael Bradler, numa partida onde os norte-americanos jogaram melhor. Com estes resultados, os Estados Unidos chegaram aos 8 pontos ganhos, na terceira colocação e em setembro recebem a Costa Rica em duelo direto pela segunda colocação.

Em busca da sua primeira participação em uma Copa do Mundo, o Panamá ocupa atualmente a quarta colocação, com 7 pontos ganhos. Neste giro mundialista, os panamenhos conquistaram um excelente resultado, empatando sem gols fora de casa diante da Costa Rica (abaixo veja os melhores momentos deste jogo). Entretanto, em casa os panamenhos tropeçaram diante de Honduras, no empate em 2×2, muito comemorado graças ao gol de Román Torres no último minuto de jogo.

A decepção das Eliminatórias na Concacaf, é a seleção de Honduras, que está na quinta colocação, com apenas 5 pontos ganhos. Os hondurenhos perderam por 3×0 para o México e empataram em 2×2 contra o Panamá (assista aos gols deste jogo abaixo), ambos os jogos fora de casa. Em setembro, a equipe visita Trinidad e Tobago precisando vencer para seguir sonhando com mais uma Copa do Mundo.

Lanterna do Hexagonal com apenas 3 pontos ganhos, Trinidad e Tobago é a zebra da Concacaf. Com um futebol de muita força física, o que não falta é vontade, porém quando o assunto é técnica aliada a talento individual, os comandados do ex-jogador, Dennis Lawrence deixam a desejar. Apesar de terem feitos dois bons jogos a seleção de Trinidad e Tobago foi derrotada pelos Estados Unidos, 2×0, em Commerce City e depois nova derrota para a Costa Rica, 2×1, em San Jose. Na próxima rodada, em Port of Spain, recebem Honduras em jogo que pode determinar, ou não, a eliminação da equipe trinidense.

Comentários

Natural de Telêmaco Borba-PR e criado em meio à "boemia futebolística", com horas de papo sobre futebol, samba e cervejas na pauta. Influência do pai, que também adorava futebol, e da mãe, que sempre apoiou a iniciativa. Técnico em Eletrônica, formado desde 1999, e fanático por futebol, futsal, futebol de praia, society e todo esporte que tenha no futebol a sua essência.