Nike apresenta as novas chuteiras de Neymar e CR7 para a Copa 2018

  • por Felippe Garcia
  • 9 Meses atrás

Foi revelada hoje as novas chuteiras dos grandes astros patrocinados pela Nike. A Mercurial Superfly 360 e Vapor 360 chegam com inovações e cores vivas.

Num evento em que grandes lendas foram levadas até Londres, cidade onde foi lançada as chuteiras, a Nike apresentou as novas chuteiras que Neymar e Cristiano Ronaldo vão usar nos gramados Russos. E já começam a pisar nos gramados com elas no próximo final de semana. No Brasil os jogadores estreiam no dia 17.

Abaixo as fotos e o release da Nike:

 

NIKE REVELA AS NOVAS CHUTEIRAS QUE CRISTIANO RONALDO E NEYMAR JR. USARÃO NA RÚSSIA

 

Mercurial Superfly 360 e Vapor 360 marcam nova estrutura revolucionária 360 em tecnologia Nike Flyknit.

 

A Nike apresenta hoje, 7 de fevereiro, os novos modelos da Mercurial: Superfly 360 e Vapor 360. As chuteiras estreiam em campo neste fim de semana nos pés de Cristiano Ronaldo, Neymar Jr. e alguns dos principais jogadores do mundo. No Brasil, os jogadores entram com elas no gramado a partir do dia 17. Os modelos profissionais, iguais aos dos atletas, estarão disponíveis para pré-venda exclusiva em Nike.com e nas lojas da Nike nos shoppings Morumbi, Bourbon, Anália Franco e Higienópolis, em São Paulo, entre 14 e 16 de fevereiro.

O ajuste é fundamental quando o objetivo é alta velocidade. Não importa quão inovadora seja uma chuteira, se o ajuste não for perfeito, se os pés deslizarem um milímetro sequer dentro do calçado, a velocidade pode ser prejudicada. Por isso, o ajuste foi eleito o ponto central do design da nova Mercurial, e essa proposta levou ao desenvolvimento da revolucionária estrutura 360, ou seja, a construção completa da chuteira em tecnologia Nike Flyknit.

Graças a essa tecnologia, a Mercurial Superfly 360 e a Mercurial Vapor 360 abraçam os pés dos jogadores. Max Blau, Vice-Presidente de Calçados da Nike Futebol, explica: “essa inovação envolve os pés e elimina as brechas entre o pé e a sola do calçado. Para ser mais exato, ela elimina a placa do solado como um todo”.

Retirada a placa, a palmilha se une a uma nova sola interna, projetada para favorecer reações numa fração de segundo. Essa sola, por sua vez, é ajustada individualmente para cada tamanho específico, usando técnicas de programação computacional. “Nas versões anteriores da Mercurial, o parâmetro sempre foi o tamanho 9. Agora, com a Mercurial 360, é possível entregar um ajuste exato e proporcional a pés de todos os tamanhos”, conta Jeongwoo Lee, Diretor Sênior de Design da Nike Futebol. “Cada tamanho vem com uma sola exclusiva, desenhada para se alinhar à estrutura óssea do corpo do atleta”, complementa o Diretor.

TRAÇÃO: NATURAL COMO GARRAS

A tração é garantida por travas localizadas em pontos estratégicos na região frontal dos pés e no calcanhar. Para fazer essa distribuição, Lee se inspirou na agilidade dos guepardos. Ele buscou uma forma de oferecer tração em alta velocidade, chegando à estratégia minimalista que passou a chamar, carinhosamente, de “pata de guepardo”. “A parte dianteira da chuteira, mais agressiva, foi projetada para permitir aceleração em todas as direções”, diz ele. “Já as travas do calcanhar ajudam o jogador a frear imediatamente, no momento em que quiser”.

A região do solado da chuteira foi recriada, e impressiona não apenas pelo aspecto estético. “Essa chuteira é como uma garra”, compara Blau. “Os jogadores que testaram o modelo relataram uma sensação de que a chuteira é praticamente invisível, tamanha a sincronia entre o calçado e os movimentos dos pés”.

O astro Cristiano Ronaldo se apaixonou imediatamente pela Mercurial Superfly 360. “Minha primeira reação ao ver a chuteira foi: ‘é a melhor de todos os tempos!’ O ajuste é perfeito e imediato. O material, o design, a nova tecnologia – tudo é impressionante”, afirma ele.

 

 

SENSAÇÃO: TOQUE MACIO, DESEMPENHO IMPLACÁVEL

A sensação suave da Mercurial 360 se deve aos avanços na tecnologia Nike All Conditions Control (ACC). Até hoje, a ACC havia sido usada apenas sobre o produto Flyknit já acabado, formando uma fina película. Agora, a ACC é aplicada aos próprios fios da trama, antes do processo de construção. Isso elimina a película adicional sem prejudicar o benefício de alto desempenho que a tecnologia oferece ao atleta. O resultado é um acabamento fosco na parte superior da chuteira com textura de suave relevo, extremamente macio quando tocado – porém resistente às variações climáticas e ao desgaste.

O VISUAL: ESTÉTICA CLEAN

Para comemorar seu 20º aniversário, a Mercurial adota uma estética clean. O Swoosh (logomarca da Nike) na parte dianteira do pé é pequeno, e o calcanhar traz um “M” grande e ousado. “Os jogadores que usam a Mercurial costumam ser extremamente rápidos”, afirma Lee. “A letra ‘M’ vai ser a última coisa que os zagueiros adversários vão enxergar quando forem ultrapassados por esses craques”.

O cano alto Dynamic Fit da Mercurial Superfly 360 é um pouco mais baixo comparado ao de versões anteriores da chuteira, semelhante à versão modificada que Cristiano Ronaldo vem preferindo nas últimas temporadas. Tanto a versão Superfly quanto a Vapor da Mercurial 360 tem um forro interno macio, feito com uma só peça de tecido. Isso faz parte dos esforços da Nike para reduzir o número de elementos que compõem a chuteira. “A Mercurial chega ao auge quando se mostra minimalista e totalmente alinhada”, diz Lee. “Um design bem feito não exige muitos elementos”.

PROJETADA PARA OS JOGADORES MAIS RÁPIDOS DO FUTEBOL

Diretor Sênior de Design da Nike Futebol, Jeongwoo Lee, explica o processo de design por trás da Mercurial 360

Há 20 anos, a Nike vem desenhando chuteiras Mercurial para os jogadores mais rápidos do futebol mundial. A cada nova versão surgem inovações experimentais e revolucionárias. A Mercurial 360 parte dessa tradição e desse orgulho para criar uma estrutura 360 – que em breve poderá ser vista em calçados da Nike para outros esportes.

“O ajuste da inovação 360 é perfeito, perfeito mesmo. A chuteira é superconfortável, além de ser linda. Ou seja: ela tem tudo”.

– Cristiano Ronaldo

 

DOS GRAMADOS PARA AS QUADRAS E RUAS

A coleção completa da nova Mercurial inclui quatro níveis de preços para cada tipo de solado: Campo, Society e Quadra/Rua. Pensando na excelência de desempenho em todas as superfícies, a Nike apresenta, pela primeira vez, a versão de cano alto com tecnologia Dynamic Fit em todos os níveis da Mercurial. Além disso, as tecnologias das versões adultas chegam também na linha Infantil.

Assim como nas novidades para o campo, uma das principais preocupações dos designers foi aplicar a sola com amortecimento e resposta rápida em todos os modelos. Para a versão de Quadra, o solado vem com perfil mais alto, garantindo mais estabilidade e amortecimento flexível. As versões semiprofissionais desses solados também incluem a tecnologia de All Condition Control (ACC).

A venda da linha Mercurial completa inicia-se a partir de 26 de fevereiro em Nike.com e outros sites de e-commerce, e em 1º de março no restante do mercado físico.

Comentários

Publicitário apaixonado por esporte. Fundador do projeto Doentes por Futebol.