Lautaro Martínez, mais um produto da escola argentina de atacantes

  • por Michel Corbacho
  • 7 Meses atrás

Lautaro Martínez é tido como a nova joia do futebol argentino. Revelado pelo Club Atlético Liniers de Bahía Blanca, atualmente encanta aos admiradores com a camisa do Racing. Nascido em 22/08/1997, ‘El Toro’ Martínez desperta interesse de grandes clubes da Europa. Atlético de Madri, Inter de Milão, Borussia Dortmund e até o Real Madrid estão de olho no argentino.

Apesar da concorrência, a Inter de Milão leva vantagem com a jovem promessa argentina. Facilitado por Diego Milito – diretor do Racing e amigo próximo de Javier Zanetti – o jogador e o clube italiano já acertaram valores para as próximas cinco temporadas. Resta o acordo entre as equipes, que deve ser algo próximo dos 20 milhões de euros.

Ainda pelo Liniers, na sexta divisão do futebol argentino, Martínez se destacou pela equipe profissional com apenas 15 anos ao marcar na sua estreia. Logo chamou atenção dos olheiros do Racing.

Lautaro Martínez na estreia pelo Liniers (Foto: La Nueva)

Chegou à Avellaneda em 2014, mas antes disto, tentou a carreira em outra grande equipe do futebol argentino. Com os mesmos 15 anos realizou um teste nas inferiores do Boca Juniors, porém não teve sucesso.

“Comecei como lateral, depois por algumas características me puseram de atacante. Me analisaram por 15 minutos, depois mandaram ir embora dizendo que não estava a altura dos outros concorrentes.” – Lautaro Martínez, em entrevista para a TyC Sports.

Quando chegou a atuar pelas inferiores do Racing, o atacante marcou 42 gols em 35 partidas. Destaque este que fez o atleta chegar à equipe profissional de maneira mais rápida, estreando ao substituir o ídolo de La Academia, Diego Milito. Lautaro marcou seu primeiro tento como profissional no Racing justo em duelo diante do rival Independiente – e caiu, de uma vez por todas, nas graças da torcida.

Pontos Fortes

Martínez é um atacante com bastante mobilidade. Costuma atuar como “segundo atacante”, por detrás de um centroavante; ou ainda como referência do ataque, sendo efetivamente o próprio ‘9’Trata-se de um jogador com excelente poder de finalização. É ambidestro , não possui dificuldades ou preferência por perna na hora do arremate ao gol. Seu chute de média distância é um trunfo, além da velocidade e capacidade para romper as linhas adversárias.

Na partida diante do Huracán, pela 14ª rodada do Campeonato Argentino, o Racing bateu o Globo por 4 a 0 com direito a três gols do Lautaro Martínez (dois dele com a perna esquerda).

Lautaro Martínez leva a bola após marcar uma “tripleta” pelo Racing (Foto: Diario Olé)

Na temporada 2018, Martínez é um dos destaques da Superliga Argentina e briga pela artilharia da competição. Tem sete gols em nove partidas disputadas (até a publicação desta matéria). Na temporada anterior, participou de 16 jogos e marcou nove gols também oferecendo três assistências.

O jovem atacante tem características bastante semelhantes a de Sergio Agüero no início da carreira. É um atacante com mobilidade, que consegue flutuar por todo o setor ofensivo e finalizar bem em diversas situações e posições no campo de jogo.

“Lautaro está em um bom nível, Sampaoli está louco para levá-lo. O garoto vai bem, vai bem de verdade.” – Carlos Tévez, jogador do Boca Juniors.

Pontos Fracos

Apesar do bom poder de finalização e capacidade de movimentação pelo setor ofensivo, Martínez tem dificuldades por questão da sua estatura. Mede 1,75 m e, por vezes, quando entra em embate com defensores mais altos sente dificuldades. El Toro Martínez tem esse apelido por se tratar de um jogador que, apesar da pouca estatura, tem porte físico que o faz ser combativo nas jogadas por baixo.

Apesar da dificuldade na disputa por jogadas aéreas, Lautaro Martínez compensa a baixa estatura com bom posicionamento: dos sete gols marcados na competição local, dois deles foram de cabeça. Nos três gols marcados diante do Cruzeiro na estreia da Libertadores, um deles também foi pelo alto, se antecipando e levando vantagem sobre os zagueiros da equipe mineira.

 

Para Lautaro, a seleção!

A fase de Martínez é tão fantástica que, aliada às suas potencialidades técnicas, o treinador da seleção Argentina Jorge Sampaoli segue o atleta de perto e convocou a joia do Racing para os amistosos que serão realizados em Março, diante de Espanha e Itália.

Sampaoli acompanhou o desempenho de Martínez na partida diante do Huracán, Lanús e Cruzeiro; o atacante marcou gols em todos estes jogos. Diante do Huracán (Superliga Argentina) e Cruzeiro (Copa Libertadores) Lautaro Martínez marcou uma “tripleta” em cada confronto. A torcida, imprensa e alguns ligados diretamente ao treinador pedem por Lautaro Martínez entre os principais selecionados.

 

O comandante da seleção convocou o atacante para uma reunião no prédio da AFA, para demonstrar o que pretende do atleta com a camisa da seleção. Martínez, a cada partida, tenta corresponder às expectativas do treinador e da torcida do Racing. Nas seleções de base, Martínez se destacou no Sul-Americano Sub 20 em 2017 como artilheiro (5 gols) e principal jogador da competição, alcançando a classificação para o Mundial da categoria em favor da Argentina.

Concorrência e futuro promissor

Apesar de todo o destaque, a situação não é simples para assegurar uma vaga na lista final da Copa do Mundo. O jovem do Racing tem que superar atacantes renomados que se destacam na Europa como Sergio Agüero, Gonzalo Higuaín e Mauro Icardi.

“Luto com jogadores de muita experiência, de linda trajetória e que atuam na Europa. Argentina sempre contou com atacantes de nível e que vivem grandes momentos. Preciso seguir trabalhando porque se chegar a oportunidade de ir ao Mundial tenho que está preparado.” – Lautaro Martínez sobre sua possível convocação.

Com “um pé” na Europa e, possívelmente, na Copa de 2018, Lautaro Martínez segue se desenvolvendo e chamando a atenção de quem o vê jogar. Se veremos “El Toro” vestindo a camisa da Albiceleste, ladeado por Di María, Messi e cia, ainda é incerto; mas certamente não tardará para que o jovem atacante receba sua chance na seleção principal de seu país.

Olho Nele!

Comentários

Apaixonado por futebol, em especial, o praticado na América do Sul. Analista de Desempenho no Táticas Bahia, Colunista no Doentes Por Futebol e Comentarista Esportivo na Rádio Football Total. Contato: [email protected]