Força mental e controle do meio campo, intensidade e eletricidade: a prévia de Real Madrid x Liverpool

Faltam poucas horas para a bola rolar em Kiev para Real Madrid e Liverpool, e existe apenas uma dúvida em relação aos 11 que saem jogando no time de Zidane para a grande final da Champions League: Bale, que cresceu muito nas últimas semanas, pode ganhar uma vaga? Se sim, entrará no lugar de Isco ou de Benzema?

A aposta é que não, e que Zizou escale os mesmos onze que saíram jogando em Cardiff, há quase um ano. Por tanto, com Isco e Benzema.

O camisa 22 empresta ao time três fatores importantes: imprevisibilidade, controle do meio e mais equilíbrio na transição defensiva. Tem boa movimentação, um passe refinado e um controle da bola espetacular. Sem a posse, ajuda na compactação, recuando pela esquerda para que Modric abra do lado oposto e compacte o time em duas linhas de 4 com Benzema-CR avançados. Movimentos fundamentais.

O Liverpool traz um questionamento em relação ao seu arranque em Kiev: saíra para pressionar alto, ocupando o campo de ataque com eletricidade e intensidade? ou vai esperar o Real Madrid com uma linha mais baixa, saindo para pressionar só no setor e buscando a transição nas costas de Marcelo/Carvajal?

É importante dizer que o time de Zidane não se sente desconfortável em nenhum desses ambientes, pois é híbrido e se adapta muito bem a diferentes estilos e exigências de jogo.

Destaques

Casemiro será outra vez peça chave. Com o trabalho de Salah e Mané, a partir dos lados, buscando o centro do campo, além da mobilidade de Firmino, que ajuda nessa movimentação, o brasileiro terá uma função fundamental ao lado de Varane e Sérgio Ramos no terço de ataque do Liverpool. Vigor e intensidade diante do melhor ataque da Champions.

Outro ponto importante é a questão anímica. Uma final se joga, por vezes, mais com a cabeça do que com as pernas. A máxima concentração e o maior nível de intensidade serão extremamente importantes, indispensáveis. A decisão passará por isso.

Prováveis escalações da final em Kiev.

Comentários

Estudante de jornalismo. Redator e editor no Taticamente Falando. Colunista no Doentes por Futebol. Contato: [email protected]