Números, fatos e curiosidades da 3ª rodada da Copa – grupo A

Na definição do grupo A, o Uruguai venceu bem a Rússia e conquistou a primeira colocação na chave, enquanto os sauditas venceram após muito tempo. Destaque para os recordes dos goleiros uruguaio e egípcio.

Rússia 0 x 3 Uruguai

Fatos relacionados ao confronto

– O Uruguai conquistou algo que só outras três equipes tinham conseguido antes: 3 vitórias sem sofrer gols na primeira fase de grupos . Foi a quinta vez que os uruguaios venceram seu grupo: 1930 (3 equipes), 1950 (2), 1954, 2010 e 2018.– Embora o 3×0 não caracterize uma grande goleada, a derrrota da Rússia hoje foi uma das maiores de um anfitrião de Copa.

– O gol contra de Cheryshev foi o sexto nessa Copa, o que já iguala o recorde para um só Mundial, de 1998.

 – A expulsão de Smolnikov foi a quarta mais rápida por dois cartões amarelos da história das Copas.

– Nessa partida aconteceu o terceiro gol contra de um anfitrião na história dos Mundiais.

– Para encerrar, uma curiosidade “inútil”.

Fatos relacionados ao Uruguai

– Segundo levantamento do Misterchip, a última vez que o Uruguai ganhou uma fase de grupos de um grande torneio com 3 vitórias em 3 jogos e nenhum gol sofrido havia sido há 101 anos.

– Fernando Muslera chegou à sua 100ª partida pela Seleção Uruguaia e conseguiu ficar pela segunda vez três partidas sem tomar gol, algo que só outros dois goleiros conseguiram: Peter Shilton e Leão.

– Muslera atingiu 14 partidas pela Celeste em Copas, ficando à frente de Mazurkiewicz (13). Cavani também chegou a 13, enquanto Diego Godín foi a 12.

– Edinson Cavani se tornou o segundo uruguaio a marcar em 3 Copas: 2010, 2014 e 2018.

– Luis Suárez se isolou como o segundo uruguaio com mais gols em Copas, 7, à frente de Diego Forlán (6). Agora ele está a apenas um gol do recorde de Oscar Míguez.

– Suárez marcou apenas o terceiro gol de falta direta do Uruguai em Mundiais. Em 1962, José Sassia fez contra a URSS, mas a cobrança de falta naquela ocasião foi em dois toques.

– O Uruguai é a seleção com melhor aproveitamento contra anfitriões na história das Copas.

-A última vez que o Uruguai tinha marcado dois gols em um primeiro tempo havia sido em 1966, contra a França.

 

Fatos relacionados à Rússia

– Essa foi a maior derrota da Rússia em Mundiais, mesmo como URSS. A equipe tinha perdido por dois gols de diferença em seis oportunidades, sendo 4 de 1990 para cá.

Arábia Saudita 2 x 1 Egito

Fatos relacionados ao confronto

– Cinco seleções marcaram 5 gols em um primeiro tempo de Copa do Mundo.

Essam Kamal Tawfiq El-Hadary bateu um dos recordes mais esperados dessa Copa: ele é agora o jogador mais velho a atuar em uma partida, com 45 anos e 161 dias, superando Faryd Mondragón, que atuou com 43 anos e 3 dias em 2014.

– El-Hadary se tornou apenas o quarto goleiro a defender um pênalti em sua estreia em Copas.

– O gol de Al Faraj foi o mais tardio em um primeiro tempo de jogo de Mundial.

Fatos relacionados à Arábia Saudita

– A Arábia Saudita voltou a vencer uma partida de Copa após 24 anos (12 partidas).

– A Arábia conquistou algo inédito em relação a gols em acréscimos.

Fatos relacionados ao Egito

Mohamed Salah marcou pela segunda vez, igualando Abdelrahman Fawzi, que também fez dois em 1934, como o maior goleados egípcio em Copas.

– O Egito está agora há apenas dois jogos do recorde negativo de Honduras, de mais partidas sem vitórias na história da Copa do Mundo.

– Uma última curiosidade sobre o recorde de El-Hadary. Três técnicos nesse Mundial são mais novos que ele.

Comentários

Sergio Rocha é torcedor do Madureira e sempre teve o sonho de escrever sobre esportes em geral, embora tenha optado pela carreira de engenheiro civil. No "currículo", cadernos recheados de resultados esportivos e agendas da década de 90, quando antes da internet acessava rádios de diversos locais do país buscando os resultados esportivos do Acre à Costa Rica. Além de fanático por futebol, é fanático por praticamente todos os esportes, e no tempo livre que sobra sempre busca os últimos resultados esportivos do PGA Tour ou dos futures da ATP. Além disso, coleciona quadrinhos da Disney e é louco por astronomia.