Números, fatos e curiosidades da 3ª rodada da Copa – grupo B

No jogo Portugal x Irã aconteceram o 19º (perdido por Cristiano Ronaldo) e o 20º (convertido por Ansarifard) pênaltis marcados neste Mundial, estabelecendo um novo recorde.

O dia foi de muita emoção, como esse pequeno resumo mostra.

Agora, já há 13 gols marcados nos acréscimos, o maior número em uma Copa. O recorde anterior era de 12 gols, em 2014.

Irã 1 x 1 Portugal

Fatos relacionados ao confronto

– Foi o primeiro confronto entre dois técnicos portugueses na história das Copas.

– Cristiano Ronaldo se tornou o primeiro jogador a perder pênaltis tanto no Mundial quanto na Euro (perdeu contra a Áustria, em 2016).

– Ele se tornou também o jogador europeu com mais partidas em Mundiais, considerando as Eliminatórias. Ele tem 54 (38 de Eliminatórias), contra 53 de Gianluigi Buffon (39 de Eliminatórias).

Fatos relacionados à Portugal

– Portugal agora tem 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota contra asiáticos em Copas.

– Em grandes torneios, a equipe está invicta há 17 jogos, com 7 vitórias e 10 empates. Essa marca inclui duas partidas da Copa de 2014, sete da Euro 2016, cinco da Copa das Confederações de 2017 e três do Mundial de 2018. É o recorde, em se tratando de seleção europeia.

– Ricardo Quaresma foi o primeiro jogador português, com exceção de Cristiano Ronaldo, a marcar em uma Copa desde o jogo contra os EUA, em 2014. Nesse período, foram 5 gols de Cristiano Ronaldo e um gol contra a favor de Portugal.

– Quaresma se tornou também o mais velho português a marcar em Mundiais, com 34 anos e 272 dias. O recordista era Cristiano Ronaldo, com 33 anos e 135 dias contra o Marrocos.

– Cristiano Ronaldo se tornou o primeiro português a perder um pênalti em Mundial. Ele tem 6 pênaltis perdidos em 14 batidos pela Seleção Portuguesa, aproveitamento de conversão de 57%.

– Adrien Silva foi o primeiro português a completar 100 passes em uma partida de Copa.

Fatos relacionados ao Irã

– Em oito partidas contra europeus em Mundiais, o Irã nunca venceu ou sequer esteve a frente no placar. São dois empates e 6 derrotas.

– O Irã encerrou a Copa com sua melhor campanha: 4 pontos.

Espanha x Marrocos

Fatos relacionados ao confronto

– Aspas marcou de calcanhar, dando o empate à Espanha contra Marrocos. Segundo o Misterchip, esses foram os gols de calcanhares em Mundiais.

– A Espanha foi a primeira colocada de seu grupo com 5 pontos, situação que só aconteceu outras quatro vezes desde que a vitória passou a valer 3 pontos. Só o México, líder do grupo E com 4 pontos em 1994, foi pior.

Fatos relacionados à Espanha

– Sérgio Ramos chegou à sua 16ª partida em Copas, igualando Andoni Zubizarreta e ficando a apenas um jogo do recorde de Iker Casillas.

– Os espanhóis marcaram nos acréscimos pela quarta vez em Mundial. as outras: 3×1 Tunísia (2006), 6×1 Bulgária (1998) e 1×0 México (1962).

– A Espanha terminou a primeira fase invicta depois de 12 anos.

– Em cinco partidas contra africanos, são agora 3 vitórias da Fúria, 1 empate e 1 derrota.

– Depois de 8 vitórias consecutivas em “terceiro jogo da fase de grupos”, marca mantida desde 1986, a Espanha empatou com o Irã no seu encerramento de grupo.

Fatos relacionados ao Marrocos

– Khalid Boutaib, aos 14 minutos, marcou o gol mais rápido de Marrocos em um jogo de Copa.

– Marrocos marcou dois gols em uma partida de Copa pela quarta vez.

– Os 11 jogadores titulares de Marrocos hoje nasceram na França (4), Holanda (4), Espanha (2) e Marrocos (1).

Comentários

Sergio Rocha é torcedor do Madureira e sempre teve o sonho de escrever sobre esportes em geral, embora tenha optado pela carreira de engenheiro civil. No "currículo", cadernos recheados de resultados esportivos e agendas da década de 90, quando antes da internet acessava rádios de diversos locais do país buscando os resultados esportivos do Acre à Costa Rica. Além de fanático por futebol, é fanático por praticamente todos os esportes, e no tempo livre que sobra sempre busca os últimos resultados esportivos do PGA Tour ou dos futures da ATP. Além disso, coleciona quadrinhos da Disney e é louco por astronomia.