Números, fatos e curiosidades da 3ª rodada da Copa – grupo D

No sufoco, a Argentina passou! Confira os principais números, estatísticas e fatos das duas partidas que decidiram o grupo D.

Argentina x Nigéria

Fatos relacionados ao confronto

– Argentina e Nigéria se enfrentaram cinco vezes em Copas. A Argentina ganhou as cinco, sempre por um gol de diferença. É a maior supremacia de uma equipe sobre outra.

– Após 662 minutos de jejum, Lionel Messi marcou o centésimo gol dessa Copa do Mundo. Seu último gol havia sido exatamente contra a Nigéria, em 2014. O centésimo gol nas Copas passadas também havia sido de jogadores do Barcelona: Neymar em 2014 e Iniesta em 2010.

– Essa é bastante curiosa… ainda mais porque Pelé, quando marcou na final da Copa de 1970, estava a três meses de completar 30 anos.

– Javier Mascherano se igualou a Cafu como o jogador que mais recebeu cartões amarelos em Mundiais: 6. Rafa Marquez tem 5 amarelos e um vermelho, enquanto Zinedine Zidane tem 4 amarelos e 2 vermelhos.

– A diferença de idade média das equipes foi uma das maiores já registradas em Mundiais.

– Lionel Messi se tornou o jogador que mais dribles deu na história dos Mundiais.

– Há quatro anos e um dia, Argentina e Nigéria se enfrentaram em Porto Alegre. Curiosamente, Messi (2) e Rojo foram os argentinos que marcaram também naquela partida.

Fatos relacionados à Argentina

– Apenas em 1974 e 1990 a Argentina tinha superado a primeira fase com apenas uma vitória.

– Lionel Messi se tornou o terceiro argentino a marcar em três Copas (2006, 2014 e 2018), ao lado de Gabriel Batistuta (1994, 1998 e 2002) e Diego Maradona (1982, 1986 e 1994).

– A Argentina trocou de goleiro titular em um Mundial pela primeira vez desde 1990, quando Nery Pumpido foi substituído por Sergio Goycochea a partir da terceira partida.

– Franco Armani estreou hoje pela Seleção Argentina. O último goleiro argentino a fazê-lo em Copa foi Pato Fillol, em 1974. Ele foi o 18º argentino a estrear pela seleção em uma Copa.


– A Argentina alinhou sua equipe mais velha em um jogo de Copa.

– Messi se tornou o argentino com mais partidas como capitão.

– Messi e Mascherano igualaram Maradona como os maiores vencedores argentinos em Copas: 12 partidas.

– Em 23 competições jogadas, Messi sempre passou da primeira fase.

– As seis últimas vitórias argentinas em Copas foram por diferença de um gol.

Fatos relacionados à Nigéria

– Os nigerianos, em 6 Copas, passaram de fase em metade delas (1994, 1998 e 2014) e ficaram na etapa inicial em outras três (2002, 2010 e 2018).

– A Nigéria marcou seu segundo gol de pênalti. O primeiro havia sido contra a Coréia do Sul, e, 2010.

Croácia x Islândia

Fatos relacionados ao confronto

– Croácia e Islândia tinham se enfrentado também nas Eliminatórias. A última vez que duas equipes tinham se enfrentado tanto nas eliminatórias quanto na Copa havia sido em 2006, com França e Suíça envolvidas.

Fatos relacionados à Croácia

– A Croácia chegou a 3 vitórias na fase de grupos pela primeira vez.

– Com o gol contra a Islândia, Ivan Perisic é agora o segundo croata com mais gols em Copas (3), atrás apenas de Davor Suker (6). Ao lado de Ivica Olić, ele é o segundo croata a marcar em duas Copas (desconsiderando Robert Prosinečki, que marcou por Iugoslávia e Croácia).

 

Fatos relacionados à Islândia

– A Islândia é uma das 19 equipes que já disputaram Copas e nunca venceram uma partida, a primeira classificada pela Europa a fazê-lo. O Panamá ainda terá uma chance para sair da lista nesse Mundial.

 

Comentários

Sergio Rocha é torcedor do Madureira e sempre teve o sonho de escrever sobre esportes em geral, embora tenha optado pela carreira de engenheiro civil. No "currículo", cadernos recheados de resultados esportivos e agendas da década de 90, quando antes da internet acessava rádios de diversos locais do país buscando os resultados esportivos do Acre à Costa Rica. Além de fanático por futebol, é fanático por praticamente todos os esportes, e no tempo livre que sobra sempre busca os últimos resultados esportivos do PGA Tour ou dos futures da ATP. Além disso, coleciona quadrinhos da Disney e é louco por astronomia.