Números, fatos e curiosidades da 3ª rodada da Copa – grupo H

Pela primeira vez na história dos Mundiais, uma equipe se classificou pelo critério do fair-play. Com 6 pontos nesse critério, o Senegal foi eliminado pelo Japão, que tinha 4. Tal regra, em torneios da FIFA, tinha decidido apenas uma disputa: a colocação final entre EUA e França no grupo C da Copa do Mundo sub-20 Feminina de 2016.

Polônia 1 x 0 Japão

Fatos relacionados ao confronto

– A única equipe asiática a passar de fase em um Mundial realizado na Europa havia sido a Coréia do Norte, em 1966.

– A última vez que um europeu tinha ficado em último lugar em grupo com outros três participantes não-europeus havia sido em 2010, quando a França foi superada por Uruguai, México e África do Sul.

– Segundo a FIFA, foi o 1000º jogo envolvendo uma seleção europeia em Mundiais.

Fatos relacionados à Polônia

– A Polônia repetiu o que tinha feito nas últimos duas Copas em que participou: perdeu suas duas primeiras partidas e venceu a terceira. Foi assim também em 2002 e 2006.

– Após 10 partidas consecutivas, os poloneses não tomaram gols em um jogo de Mundial.

Jan Bednarek se transformou no segundo goleador mais novo da Polônia em Mundiais, com 22 anos e 77 dias. Zbigniew Boniek havia marcado aos 22 anos e 99 dias contra o México, em 1978. O recordista é Ernest Wilimowski, que anotou 4 gols contra o Brasil com 21 anos e 347 dias, em 1938.

Fatos relacionados ao Japão

– Os japaneses se classificaram para as oitavas de final pela terceira vez: 2002, 2010 e 2018. É a única seleção asiática a passar de fase mais que duas vezes.

– Shinji Okazaki, Yuto Nagatomo, Eiji Kawashima e Makoto Hasebe se juntaram a Hidetoshi Nakata (1998-2006) como os japoneses com mais partidas em Copas: 10. Keisuke Honda poderia ter se juntado a eles, mas ficou no banco durante os 90 minutos.

Colômbia 1 x 0 Senegal

Fatos relacionados ao confronto

– Após um começo titubeante, com 2 vitórias em 8 partidas, as seleções da Conmebol chegaram a sete vitórias consecutivas no Mundial. Essa foi a primeira vez que todos os sul-americanos venceram sua última partida em uma fase de grupos.

– A Colômbia foi a única equipe a começar esse Mundial com derrota e passar de fase. No mesmo grupo, o Senegal foi uma das três equipes que ganhou a primeira partida mas não passou de fase. As outras foram Irã e Sérvia.

Jose Pekerman se tornou o recordista de participações como técnico em torneios da FIFA. São 52 partidas ao todo, envolvendo Copa do Mundo (13), Copa das Confederações (5), Copa do Mundo sub-20 (24) e Copa do Mundo sub-17 (10). O recorde anterior era de Les Scheinflug, que participou de 51 partidas em Mundiais de categoria de base.

– É a primeira vez que nenhum africano passou às oitavas de final de um Mundial desde a instituição dessa fase, em 1986.

Fatos relacionados à Colômbia

– Foi apenas a terceira vez que os colombianos passaram de fase em um Mundial: 1990, 2014 e 2018.

– Yerry Mina foi o terceiro colombiano a marcar em suas duas primeiras partidas de Mundial. Adolfo Valencia (1994) e James Rodríguez (2014) o fizeram.

– Juan Fernando Quintero alcançou um feito que só James Rodríguez tinha obtido pela Colômbia.

– Essa estatística da Opta mostra como a Colômbia não assustou Senegal no primeiro tempo.


Fatos relacionados ao Senegal

– Depois de 8 partidas, o Senegal finalmente foi derrotado no tempo normal em um jogo de Copa.

Comentários

Sergio Rocha é torcedor do Madureira e sempre teve o sonho de escrever sobre esportes em geral, embora tenha optado pela carreira de engenheiro civil. No "currículo", cadernos recheados de resultados esportivos e agendas da década de 90, quando antes da internet acessava rádios de diversos locais do país buscando os resultados esportivos do Acre à Costa Rica. Além de fanático por futebol, é fanático por praticamente todos os esportes, e no tempo livre que sobra sempre busca os últimos resultados esportivos do PGA Tour ou dos futures da ATP. Além disso, coleciona quadrinhos da Disney e é louco por astronomia.