Números, fatos e curiosidades da Copa 2018 – dia 11

O primeiro gol da história do Panamá, o hat-trick de Harry Kane e o show da Colômbia marcaram o 11º dia da Copa do Mundo. Foi o dia com a maior média de gols (em dias com 3 ou mais partidas) desde 10 de junho de 1990.

Inglaterra 6 x 1 Panamá

Fatos relacionados ao confronto

– Cinco seleções marcaram 5 gols em um primeiro tempo de Copa do Mundo.

– Felipe Baloy se tornou o primeiro jogador da liga guatemalteca a marcar um gol em Copa do Mundo. O panamenho se tornou o quarto jogador mais velho a marcar em um Mundial.

– Harry Kane já chegou a 5 gols em apenas duas partidas nesse Mundial. O último europeu a marcar mais vezes foi Davon Suker, com 6 gols em 1998.

– Hristo Stoithkov, contra a Grécia, em 1994, havia sido o último jogador a marcar dois gols de pênalti em um mesmo jogo.

– John Stones foi apenas o sexto zagueiro a fazer doblete em um jogo de Copa. E é o dono único de uma estatística curiosa também.


– O domínio territorial inglês fica claro nessa estatística meio maluca apresentada pela Opta.

 

Fatos relacionados à Inglaterra

– A Inglaterra marcou seis gols em uma partida de Copa do Mundo pela primeira vez.  A maior marca de gols em um jogo havia sido 4, em 1954 (4×2 com a Bélgica) e no jogo que deu o único título mundial à seleção (4×2 sobre a Alemanha, em 1966).

– É apenas a terceira vez que os ingleses vencem suas duas primeiras partidas de um Mundial, repetindo 1982 e 2006.

Harry Kane marcou o terceiro hat-trick inglês em Copas. Geoff Hurst (4×2 contra a Alemanha, em 1966) e Gary Lineker (3×0 na Polônia, em 1986).

– O inglês foi o quarto jogador a marcar pelo menos 5 vezes em suas primeiras duas partidas em Mundiais. Os quatro da lista e Grzegorz Lato, em 1974, são os únicos a fazerem dois dobletes em suas duas primeiras partidas de Copa.

– Kane também já é o segundo inglês que mais marcou em um único Mundial, atrás apenas de Gary Lineker, que marcou 6 vezes em 1986.

– O Panamá foi a terceira equipe a marcar seu primeiro gol em Mundiais contra a Inglaterra, repetindo URSS (1958) e Irlanda (1990)

Fatos relacionados ao Panamá

Felipe Baloy marcou o primeiro gol panamenho em Copas!!!

Senegal 2 x 2 Japão

Fatos relacionados ao confronto

– Senegal igualou o recorde africano de partidas consecutivas sem derrotas em fase de grupos, igualando Camarões, que ficou 5 partidas invictas entre sua estreia, em 1982, e o terceiro jogo da fase de grupos de 1990, quando perdeu para a URSS (0x4).

Moussá Wagué se transformou no mais jovem africano a marcar em um Mundial e o 15º no geral, com 19 anos e 263 dias.


– Após duas rodadas, Senegal é a melhor africana no Mundial, enquanto o Japão é a melhor asiática.

– Keisuke Honda foi apenas o sexto jogador a fazer gol e dar assistências em três Mundiais.

Fatos relacionados à Senegal

– Senegal continua sendo a única equipe invicta na história dos tempos normais de Copa do Mundo e na fase de grupos (junto com a Alemanha Oriental).

– Os senegalenses foram a primeira equipe africana a marcar dois gols eu suas duas primeiras partidas em um Mundial.

Fatos relacionados ao Japão

Keisuke Honda se tornou o primeiro japonês a marcar em três Copas do Mundo, e o artilheiro histórico do Japão em Mundiais, com 4 gols em 2010, 2014 e 2018. É o quarto asiático a fazê-lo.

– Apenas em 2002 os japoneses tinham marcado 4 pontos em duas partidas.

Polônia 0 x 3 Colômbia

Fatos relacionados ao confronto

James Rodríguez já marcou 6 gols e deu 4 assistências em 7 partidas de Copa do Mundo. Dentre os jogadores que tenham atuado tal número de vezes ou mais, ele tem a segunda maior taxa de participação em gols.


– No quesito participações em gols, ele é o quarto melhor sul-americano nos últimos 10 Mundiais, atrás de Ronaldo, Maradona e Rivaldo.

– Ele foi apenas o segundo jogador a dar duas assistências em uma mesma partida nessa competição. O outro foi o russo Golovin, contra a Arábia Saudita.

– O colombiano Cuadrado marcou contra o goleiro de seu clube, o polonês Szczesny.

– Na 10ª partida, finalmente um técnico argentino venceu uma partida nessa Copa.

Fatos relacionados à Polônia

– A Polônia perdeu 8 de suas últimas 10 partidas em Mundiais. Ela foi eliminada na fase de grupos pela terceira vez consecutiva: 2002, 2006 e 2018.

– A Polônia alcançou sua terceira derrota consecutiva contra adversários da Conmebol em Mundiais. A equipe havia perdido para Equador (2006) e Brasil (1986). Sua última vitória foi sobre o Peru, em 1978 (5×1).

– A equipe é também o terceiro europeu na história a perder suas duas primeiras partidas em um Mundial contra seleções de fora da UEFA.

Fatos relacionados à Colômbia

– Juan Guillermo Cuadrado é o segundo colombiano a marcar em dois Mundiais. O primeiro foi Juan Fernando Quintero. Ambos marcaram em 2014 e 2018. Curiosamente, seu primeiro gol foi também no dia 24 de junho.

– Cuadrado, James Rodríguez e David Ospina chegaram à sua sétima partida de Copa. Apenas Freddy Rincón e Carlos Valderrama, com 10 jogos, atuaram mais que eles pela Seleção Colombiana.

 

Comentários

Sergio Rocha é torcedor do Madureira e sempre teve o sonho de escrever sobre esportes em geral, embora tenha optado pela carreira de engenheiro civil. No "currículo", cadernos recheados de resultados esportivos e agendas da década de 90, quando antes da internet acessava rádios de diversos locais do país buscando os resultados esportivos do Acre à Costa Rica. Além de fanático por futebol, é fanático por praticamente todos os esportes, e no tempo livre que sobra sempre busca os últimos resultados esportivos do PGA Tour ou dos futures da ATP. Além disso, coleciona quadrinhos da Disney e é louco por astronomia.