Números, fatos e curiosidades da Copa 2018 – dia 8

O dia foi marcado por duas derrotas sul-americanas para europeu, que mandaram o Peru para casa e complicaram bastante a situação argentina no Mundial. Seguem os números, fatos e curiosidades das partidas de hoje.

Dinamarca 1 x 1 Austrália

Fatos relacionados ao confronto

– Foi o primeiro empate em quatro partidas disputadas entre Austrália e Dinamarca. Nas anteriores, todos amistosos, os europeus venceram duas e os “asiáticos” uma.

– O australiano Mile Jedinak tem agora três gols em Copas do Mundo, todos de pênalti. É o sétimo jogador que marca pelo menos três gols dessa forma em Mundiais, o primeiro fora do eixo América/Europa.


– O dinamarquês Yussuf Poulsen foi apenas o segundo jogador a cometer pênaltis em duas partidas consecutivas.

Fatos relacionados à Dinamarca

– Christian Eriksen é apenas o terceiro jogador neste Mundial a fazer um gol (hoje) e uma assistência (contra o Perú), ao lado dos russos Artem Dzyuba e Alekssandr Golovin.
– O goleiro Kasper Schmeichel não sofria um gol por sua seleção há 572 minutos, antes do gol de Jedinak.

Fatos relacionados à Austrália

– A Austrália chegou à 12ª partida seguida tomando gols em Copas, desde o empate com o Chile (0x0) em 1974. Foi a única partida que os Socceroos não foram vazados, em 15 disputadas até o momento.

– A equipe tinha quatro derrotas seguidas em Mundiais, até o empate de hoje.

 

França 1 x 0 Peru

Fatos relacionados ao confronto

– Desde 2006 uma equipe sul-americana não perdia as duas primeiras partidas de um Mundial.

– A vitória com gol único de Mbappé marcou a quarta vez que um jogador menor de 20 anos decidiu uma partida de Copa.


– Ele se tornou o 13º jogador mais novo a marcar em Mundiais, e o 19º a fazê-lo antes dos 20 anos.


– Esse gol foi o quinto de um adolescente (pré-20 anos) no século XXI.

Fatos relacionados à França

– Foi a 100ª partida francesa contando Euros e Mundiais, com a 50ª vitória. Em Copas, são 30 vitórias em 61 partidas.

– Foi apenas a terceira vez que a França venceu suas duas primeiras partidas de um Mundial. As outras foram em 1998 e 2014.

– É também a primeira vez desde 1986 que os europeus alcançam a segunda fase em dois Mundiais consecutivos. Nesse século, eles haviam sido eliminados na fase de grupos em 2002 e 2010.

– Os Les Bleus não perdem para um sul-americano em Copas há 8 partidas, ou 40 anos e 15 dias. Em 1978, perdeu por 2×1 para a Argentina. O único gol sofrido contra uma seleção da CONMEBOL veio há 32 anos, quando Careca marcou para o Brasil, no empate em 1×1.

– O goleiro Hugo Lloris é o 7º jogador a atuar pelo menos 100 pela Seleção Francesa. Curiosamente, os sete venceram sua partida de número 100.

 


– Mbappé, com 19 anos e 183 dias, tornou-se o francês mais novo a marcar em Mundiais, ultrapassando David Trezequet, que marcou contra a Arábia Saudita aos 20 anos e 246 dias, em 1998.

Fatos relacionados ao Peru

– O Peru não vence uma partida de Copa há 40 anos, desde a vitória sobre o Irã, em 1978. São 8 partidas.

– Os fatídicos 6×0 sofridos contra a Argentina também foram em um dia 21 de junho.

Argentina 0 x 3 Croácia

Fatos relacionados ao confronto

– Luka Modrić marcou o gol de número 50 deste Mundial. No duelo entre os números 10 de Real Madrid e Barcelona (Messi), ele levou a melhor.

Fatos relacionados à Argentina

– A partida de hoje marcou a quarta pior derrota da história da Argentina em Mundiais.

– Pela primeira vez a Seleção Argentina passa quatro partidas sem vencer em Copas do Mundo (Holanda e Alemanha em 2014 e Islândia e Croácia em 2018).

– Foi a primeira vez desde 1986 que a Argentina tomou gol em suas duas primeiras partidas de um Mundial. Só em 2002, quando foi eliminada na primeira fase, a seleção marcou apenas um gol nas duas primeiras partidas. Uma série sem vencer as duas primeiras partidas não acontecia desde 1974.


– Os argentinos enfrentaram uma equipe da UEFA pela sexta partida seguida: Suíça, Bélgica, Holanda e Alemanha em 2014 e Islândia e Croácia em 2018.

– O dia 21 de junho era um ótimo dia para a Argentina em Mundiais…


Fatos relacionados à Croácia

– A Croácia venceu uma equipe sul-americana pela primeira vez. Até hoje, eram 4 vitórias em 4 jogos, com apenas um gol marcado.

– Ante Rebic foi apenas o primeiro jogador nascido na Croácia pós-Iugoslávia a marcar em Copas.

Comentários

Sergio Rocha é torcedor do Madureira e sempre teve o sonho de escrever sobre esportes em geral, embora tenha optado pela carreira de engenheiro civil. No "currículo", cadernos recheados de resultados esportivos e agendas da década de 90, quando antes da internet acessava rádios de diversos locais do país buscando os resultados esportivos do Acre à Costa Rica. Além de fanático por futebol, é fanático por praticamente todos os esportes, e no tempo livre que sobra sempre busca os últimos resultados esportivos do PGA Tour ou dos futures da ATP. Além disso, coleciona quadrinhos da Disney e é louco por astronomia.