Números, fatos e curiosidades de França 4 x 3 Argentina

Uma partida histórica marcou a abertura das oitavas de final do Mundial. Seguem as curiosidades e fatos que marcaram França 4×3 Argentina.

Fatos relacionados à história das Copas

– Foi o terceiro confronto terminado em 4×3 na história dos Mundiais, o único sem prorrogação.

– Javier Macherano se isolou como o jogador que mais recebeu cartões em Copas.


– Em seis confrontos entre ex-campeões em oitavas de final, sempre o campeão mais recente avançou.

– Curiosamente, os argentinos nunca venceram um jogo de Copa em 30 de junho (3 derrotas e 3 empates), enquanto os franceses venceram suas duas partidas disputadas na data.

– O gol de Di Maria, por enquanto, foi o chute mais longo que entrou nesse Mundial.

Fatos relacionados ao confronto

– Esse foi o primeiro confronto entre dois campeões mundiais nesta Copa.

– Os argentinos tinham levado vantagem no duelo contra os franceses nos dois encontros anteriores em Copas: 1×0 em 1930 e 2×1 em 1978. Considerando todas as partidas, os argentinos venceram 6 vezes, os franceses 3 e houve 3 empates. A última vitória francesa havia sido há 30 anos, mas as equipes só tinham se enfrentado outras duas vezes nesse período.

– Antoine Griezmann venceu seu segundo duelo contra Lionel Messi, em 15 partidas.

– A partida teve 7 gols, com 8 chutes que foram na direção dos gols.

Fatos relacionados à França

– Os franceses se classificaram para as quartas de final pela segunda Copa consecutiva. Foi a primeira vez que conseguiram isso.

– Em oitavas de final de Mundial, considerando as Copas de 1934 e 1938, quando tal fase era a primeira etapa eliminatória, a França tem agora 6 classificações em 7 participações. Sua única eliminação foi em 1934.

– Foi apenas a terceira vez que os franceses viraram uma partida a qual perdiam no segundo tempo.

–  A França não perde uma partida contra um adversário da Conmebol desde 1978 (1×2 contra a Argentina). São 9 jogos de invencibilidade desde então, com 5 vitórias e 4 empates. O último gol sul-americano contra os franceses havia sido feito por Careca, em 1986.

– Griezmann se tornou o segundo francês a converter dois pênaltis em um mesmo Mundial.

– Sob o comando de Didier Deschamps, o primeiro técnico francês a atingir 80 partidas, a França tem agora 50 vitórias, 15 empates e 15 derrotas.

– Os franceses marcaram quatro ou mais gols em uma partida eliminatória de Copa em duas oportunidades: França 4×0 Irlanda do Norte (quartas de final de 1958) e hoje. Marcaram outras duas vezes em decisões de terceiro lugar.

– Os franceses sofreram pelo menos três gols pela décima vez. A última havia sido em 1982, quando perderam a decisão de terceiro lugar para a Polônia (3×2). Foi a quinta vez que os franceses sofreram 3 ou mais gols em uma partida eliminatória.

Fatos relacionados à Argentina

– Em oitavas de final de Mundial, considerando a Copa de 1938, quando tal fase era a primeira etapa eliminatória, a Argentina tem agora 6 classificações em 9 participações. Suas eliminações foram em 1934, 1994 e 2018.

– Pela primeira vez em sua história em competições oficiais, a Argentina perdeu uma partida marcando mais de 2 gols. Em Copas, são 16 vitórias em 17 partidas marcando 3 ou mais gols.

– Os argentinos não vencem um mata mata em território europeu há 9 jogos.

– Essa foi apenas a quinta vez que os argentinos sofreram 4 ou mais gols em uma partida de Mundial.

– A última vez que a Argentina tinha perdido duas partidas em um mesmo mundial havia sido em 1994.

– A última derrota argentina após ter vantagem no placar havia sido em 1958, contra a Alemanha (1×3).

– Diego Maradona continua como o recordista de partidas pela Seleção Argentina em Mundiais: 21. Javier Mascherano fez sua partida de número 20 nesse sábado, enquanto Lionel Messi fez a 19ª.

– Paolo Dybala jogou apenas 22 minutos nesta Copa, e a Argentina esteve à frente do placar por apenas 61 minutos.

– Os argentinos não vencem uma competição há 25 anos, desde a Copa América de 1993. Foram 17 torneios disputados desde então, com sete vice-campeonatos.

Fatos relacionados à precocidade de Kylian Mbappé

– Apenas três jogadores com menos de 20 anos fizeram um doblete em uma partida eliminatória de Mundial. Pelé (2x em 1958), Edmund Conen (hat-trick em 1934) e Mbappé.

– Mbappé se tornou o terceiro jogador com menos de 20 anos a marcar pelo menos três vezes em um Mundial. Pelé (6 gols em 1958) e Conen (4 em 1934) foram os outros. Marcaram duas vezes Manuel Rosas (México, 1930), Mazzola (Brasil, 1958) e Michael Owen (Inglaterra, 1998).

– Apenas cinco jogadores marcaram gols em mata mata com menos de 20 anos: Pelé (três partidas em 1958), Conen (duas partidas em 1934), Owen (1998), o americano Julian Green (2014) e Mbappé (2018).

– O último francês a marcar duas vezes em uma partida eliminatória de Copa havia sido Zinedine Zidane, na final de 1998.

Fatos relacionados a Lionel Messi

Lionel Messi até hoje em Mundiais: 12 vitórias, 3 empates e 4 derrotas, com 6 gols marcados e 5 assistências.

– Nas cinco vezes em que enfrentou campeões do mundo em fase eliminatória de uma grande competição, Lionel Messi foi derrotado. Em Mundiais, ele nunca marcou um gol em 8 jogos de mata mata.

– Messi se tornou o terceiro argentino a dar duas assistências em uma partida de Mundial. Ele é também o único jogador a dar assistência nas últimas 4 Copas.

– Messi fez um gol em seus últimos 855 minutos de Mundial.

Comentários

Sergio Rocha é torcedor do Madureira e sempre teve o sonho de escrever sobre esportes em geral, embora tenha optado pela carreira de engenheiro civil. No "currículo", cadernos recheados de resultados esportivos e agendas da década de 90, quando antes da internet acessava rádios de diversos locais do país buscando os resultados esportivos do Acre à Costa Rica. Além de fanático por futebol, é fanático por praticamente todos os esportes, e no tempo livre que sobra sempre busca os últimos resultados esportivos do PGA Tour ou dos futures da ATP. Além disso, coleciona quadrinhos da Disney e é louco por astronomia.