Números, fatos e curiosidades de Bélgica 3 x 2 Japão

Os belgas venceram o Japão com virada nos 25 minutos finais de partida e se classificaram às quartas de final do Mundial. Pela primeira vez, duas partidas em uma mesma fase de mata mata tiveram 5 gols no segundo tempo.

Fatos relacionados à história das Copas

Nunca antes uma equipe que perdia até os 69 minutos de jogo virou a partida no tempo normal em um jogo de mata mata. Em 1970, a Alemanha perdia para a Inglaterra (0x2), mas venceu na prorrogação. Os belgas são a sétima equipe a virar uma partida de mata mata em que perdia por pelo menos dois gols.

– A última partida de Mundial virada por uma equipe que perdia por dois gols foi Costa do Marfim 3×2 Sérvia e Montenegro, em 2006. A única outra que perdia por dois gols após a metade do segundo tempo e virou nos 90 minutos foi o Peru, em 1970, contra a Bulgária.

– Pela primeira vez, pelo menos 4 equipes, em uma mesma fase, classificam-se para a etapa seguinte após estar perdendo seu jogo em algum momento. Nessas oitavas de final, isso já aconteceu com os classificados França, Rússia, Croácia e Bélgica.

– Essa foi a segunda partida decidida mais tardiamente na história das Copas (incluindo só o tempo normal).

– Segundo levantamento do Misterchip, foi a vantagem de dois gols neutralizada mais rapidamente desde 1970.

– Essa partida marcou também a primeira vez que dois suplentes de uma mesma equipe (Fellaini e Chadli) marcaram gols em uma fase de mata mata.

– O último jogo de Copa com 5 ou mais gols sendo todos no segundo tempo foi Brasil 3×2 Holanda, em 1994.

– Desde 1934, a Bélgica sofreu gols em 12 partidas consecutivas de mata mata, um recorde. A Holanda, que ficou 11 partida entre 1994 e 2014, foi ultrapassada.

– O primeiro gol da Bélgica foi o mais longo marcado de cabeça em Mundiais.

Fatos relacionados à Bélgica

– Foi apenas a terceira vez que os belgas venceram um duelo de oitavas de final de Mundial, em 8 tentativas.

– A Bélgica não perde há 23 partidas, com 18 vitórias e cinco empates até agora. Sua última derrota foi na estréia de Roberto Martinez, contra a Espanha (0x2), em setembro de 2016.

– Os belgas já igualaram sua melhor marca de gols em Mundiais, repetindo 1986: 12. Porém, nas últimas 11 partidas de Copas só marcaram no primeiro tempo uma única vez (5×2 na Tunísia)

– A última recuperação belga de dois gols no placar havia sido contra a Inglaterra, em 1954 (4×4).

Eden Hazard participou de gols nos últimos sete jogos da Bélgica em grandes torneios.

Jan Vertonghen e Marouane Fellaini se juntaram a Mertens, Lukaku e mais cinco belgas, marcando gols em dois Mundiais.

 

Fatos relacionados ao Japão

– Os japoneses estiveram perto de avançar às quartas de final de um Mundial pela primeira vez. A campanha em 2018 igualou aquelas de 2002 e 2010.

– Genki Haraguchi marcou o primeiro gol japonês em um mata mata.

– Makoto Hasebe, Eiji Kawashima e Yuto Nagatomo disputaram sua 11ª partida pela Seleção Japonesa em Copas, recorde.

Takashi Inui se juntou a Honda (2010) e Inamoto (2002) como os únicos japoneses a marcarem dois gols em um mesmo Mundial.

Comentários

Sergio Rocha é torcedor do Madureira e sempre teve o sonho de escrever sobre esportes em geral, embora tenha optado pela carreira de engenheiro civil. No "currículo", cadernos recheados de resultados esportivos e agendas da década de 90, quando antes da internet acessava rádios de diversos locais do país buscando os resultados esportivos do Acre à Costa Rica. Além de fanático por futebol, é fanático por praticamente todos os esportes, e no tempo livre que sobra sempre busca os últimos resultados esportivos do PGA Tour ou dos futures da ATP. Além disso, coleciona quadrinhos da Disney e é louco por astronomia.