Números, fatos e curiosidades de Croácia 1 x 1 Rússia (4×3)

A vitória da Croácia garantiu um fato inédito: será a primeira vez que uma equipe que venceu nos pênaltis nas oitavas de final chegará à final, já que croatas e ingleses passaram pela decisão nas penalidades na fase anterior.

Fatos relacionados à história das Copas

– Essa foi a segunda partida de um Mundial no século XXI com mais gols de cabeça:3.

Mario Fernandes fez um dos gols mais tardios para evitar a eliminação em uma Copa do Mundo, ao marcar aos 10 minutos do segundo tempo da prorrogação. Sua equipe, porém, viria a perder nas penalidades.

– Sergei Ignashevich se tornou o quarto jogador mais velho em uma partida de quartas, semifinal ou final, e o terceiro mais velho jogador de linha em uma partida eliminatória de Copa do Mundo.

– O último 1×1 em prorrogação havia sido em 1994, quando Suécia e Romênia marcaram no tempo extra. A partida de hoje apresentou apenas o terceiro empate com gols feitos na prorrogação na história das Copas.

Fatos relacionados à disputa de pênaltis.

– Foi a primeira vez desde 2002 (Espanha x Coréia do Sul) que as duas equipes foram para uma prorrogação após terem passado pelo tempo extra também na partida anterior. Foi ainda a primeira vez que duas equipes que vinham de uma disputa de pênaltis na fase anterior foram para outra disputa no confronto entre eles.

Daniel Subasic se tornou o terceiro goleiro a defender quatro cobranças em disputas por pênaltis.

– Agora, em 30 disputas de pênaltis na história, quem bateu primeiro venceu 15 e quem bateu por último as outras 15. Porém, na Copa de 2018, em quatro disputas até agora sempre quem bateu por último venceu.

Ivan Rakitic se igualou a Dunga. Eles agora são os únicos jogadores a marcarem o último gol para sua seleção em duas disputas vitoriosas de pênaltis. No caso do croata, porém, em ambas as disputas sua cobrança encerrou o confronto.

 Fatos relacionados ao confronto e à Copa de 2018

– Antes do confronto, essa era a situação das equipes em quartas de final de Copa do Mundo.

– Domagoj Vida marcou o primeiro gol em uma prorrogação nesse Mundial. Os três jogos anteriores, todos nas oitavas, tiveram seu tempo extra terminando sem gols.

– A combinação assistência de Dzyuba e gol de Cheryshev foi a única repetida até agora nesse Mundial.

Fatos relacionados à Croácia

– A Croácia é, ao lado da Argentina de 1990, a única equipe a vencer duas decisões por pênaltis consecutivamente. Espanha (2002), Costa Rica (2014) e Holanda (2014) fizeram duas disputas consecutivas, mas foram eliminadas na segunda.

– A Croácia tinha duas derrotas contra anfitriões: 1×2 para a França, nas semifinais de 1998, e 1×3 para o Brasil, no jogo de abertura do Mundial de 2014.

– Luka Modric se tornou o croata com mais jogos em grandes competições.

– Os croatas marcaram dois gols de cabeça hoje, mais que em toda a sua história em Copas (1 gol em 20 partidas).

– Mandzukic se tornou o quinto croata a dar pelo menos duas assistências em uma mesma Copa.

Sete diferentes jogadores marcaram para a Croácia nesse Mundial.

 

Fatos relacionados à Rússia

– Os russos são o terceiro país sede a ser eliminado nos pênaltis, o primeiro desde 1990.

– A última vez que um país sede havia sido eliminado nas quartas de final havia sido em 1986 (México). Desde então, foram cinco avanços dos anfritriões que alcançaram essa fase.

– Ignashevic se isolou como o jogador russo com mais partidas pela seleção em grandes competições: 18. Akinfeev se juntou a Yashin na segunda colocação da lista.

– Cheryshev se tornou o sexto russo (soviéticos inclusos) a marcar pelo menos 4 gols em uma Copa.

– Dois jogadores russos marcaram em pelo menos três diferentes partidas de um Mundial pela segunda vez. A outra foi em 1966.

 

 

 

 

Comentários

Sergio Rocha é torcedor do Madureira e sempre teve o sonho de escrever sobre esportes em geral, embora tenha optado pela carreira de engenheiro civil. No "currículo", cadernos recheados de resultados esportivos e agendas da década de 90, quando antes da internet acessava rádios de diversos locais do país buscando os resultados esportivos do Acre à Costa Rica. Além de fanático por futebol, é fanático por praticamente todos os esportes, e no tempo livre que sobra sempre busca os últimos resultados esportivos do PGA Tour ou dos futures da ATP. Além disso, coleciona quadrinhos da Disney e é louco por astronomia.