Números, fatos e curiosidades de França 1×0 Bélgica

A vitória francesa assegurou que a Nike voltará a ser a campeã mundial depois de 16 anos. Será ainda a primeira final de Copa entre duas equipes que usam uniformes da marca. Confira os melhores fatos, estatísticas, dados e curiosidades de França 1×0 Bélgica.

Fatos relacionados à história das Copas

– O 0x0 no intervalo é algo bastante comum e aconteceu em 9 das últimas 12 semifinais de Copa do Mundo.

– Roberto Martinez é o décimo treinador “estrangeiro” a participar de uma semifinal de Copa.

– Apenas dois vice-campeões continentais chegaram a uma final de Copa durante o ciclo (Brasil, vice da Copa América 57) e França (vice da Euro 2016).

Kylian Mbappé se tornou o mais jovem jogador em uma semifinal de Copa desde o italiano Giuseppe Bergomi, em 1982.

– Samuel Umtiti se transformou no quinto zagueiro a marcar em semifinais de Copa. Curiosamente, joga no Barcelona, como jogava Puyol em 2010.

Fatos relacionados ao confronto e ao Mundial

– França e Bélgica haviam se enfrentado duas vezes em Mundiais, sempre com vitória francesa: 3×1 em 1938 e 4×2 em 1986.

– Os belgas são, de longe, o adversário que a França mais enfrentou em sua história futebolística.


– Nada menos que sete clubes (Mônaco, PSG, Manchester City, Manchester United, Chelsea, Tottenham e Barcelona) têm representantes nas duas equipes.

– Griezmann é agora o segundo jogador que mais participou de gols no Mundial, considerando também as assistências dadas, atrás apenas de Kane.

– Considerando descendências ou local de nascimento, além de Bélgica e França, outros 21 países/territórios estavam representados nessa semifinal: Albânia, Angola, Argélia, Burundi, Camarões, Espanha, Filipinas, Guadalupe, Guiné, Haiti, Itália, Kosovo, Mali, Marrocos, Martinica, Mauritânia, Portugal, RD Congo, Sengal, Togo e Turquia

Fatos relacionados à França

– Didier Deschamps disputará a final de um Mundial 20 anos depois, agora como técnico.


– Os franceses disputarão sua segunda final consecutiva em uma grande competição, repetindo o que fizeram em 1998/2000. É a sétima vez seguida que a Seleção Francesa vence uma semifinal, considerando Mundiais, Euros e Copa das Confederações. Antes, foram cinco classificações à final em seis semifinais disputadas.


– As vitórias francesas em semifinais de Copa sempre foram pela vantagem mínima.

– Os franceses disputarão sua terceira final de Copa, mesmo número da Holanda. Apenas quatro seleções estiveram em mais decisões. Desde que a Copa passou a ter 32 seleções, só a França chegou a três finais.

– O fato abaixo mostra a importância dos jogadores naturalizados na história da Seleção Francesa.

– Mbappé se transformou no maior driblador francês em uma partida.

Fatos relacionados à Bélgica

– A Bélgica encerrou uma invencibilidade de 24 partidas.

– Nunca uma seleção europeia havia marcado tantos gols em uma Copa, incluindo as Eliminatórias.

– Em três semifinais de grandes torneios, sempre a Bélgica perdeu.

– Os belgas foram o primeiro semifinalista na história a derrotar equipes de cinco diferentes confederações.

Comentários

Sergio Rocha é torcedor do Madureira e sempre teve o sonho de escrever sobre esportes em geral, embora tenha optado pela carreira de engenheiro civil. No "currículo", cadernos recheados de resultados esportivos e agendas da década de 90, quando antes da internet acessava rádios de diversos locais do país buscando os resultados esportivos do Acre à Costa Rica. Além de fanático por futebol, é fanático por praticamente todos os esportes, e no tempo livre que sobra sempre busca os últimos resultados esportivos do PGA Tour ou dos futures da ATP. Além disso, coleciona quadrinhos da Disney e é louco por astronomia.