Você talvez não concorde, mas Marcelo deveria seguir no banco

  • por Doentes por Futebol
  • 15 Dias atrás

Por Sérgio Lopes

O lateral esquerdo Marcelo, não há o que discutir, é o melhor de sua posição no mundo há algum tempo. Marcelo é um gênio da lateral, um dos talentos mais impressionantes já produzidos pelo futebol brasileiro. Dito isto, pode parecer polêmico o que direi, mas o lateral do Real Madrid deveria seguir no banco no difícil jogo contra a Bélgica, pelas quartas de final da Copa do Mundo. Os motivos vamos explicar.

É interessante observar como alguns desacertos do destino, a exemplo das lesões de Daniel Alves, antes da Copa, e Marcelo, durante o torneio, fizeram com que Tite tivesse a oportunidade de montar um time com a sua cara. O treinador brasileiro sempre gostou de laterais mais plantados, a exemplo dos que tinha no Corinthians, o que garantia às suas equipes uma consistência defensiva. Veja-se que as duas partidas em que Filipe Luis atuou na Copa foram os melhores do Brasil na competição. Será coincidência?

Aqui, cabe destacar o quão subestimado é o lateral do Atlético de Madrid. Filipe Luis é um BAITA lateral. Bom na defesa e fraco no apoio? Mito! Lógico que a força ofensiva de Marcelo nenhum lateral no mundo tem, mas Filipe é um dos laterais mais técnicos do mundo e tem, sim, muita qualidade no apoio. Além disso, ninguém discorda que o jogador entrou muito bem contra Sérvia e México (as melhores partidas do Brasil).

Diante disso tudo, vale questionar: vale a pena o risco de mexer no que está dando certo para recolocar Marcelo no time? As duas partidas de Marcelo na Copa foram melhores que as duas partidas de Filipe Luis? A consistência defensiva do Brasil, tão elogiada, não pode ficar menor com o lateral do Real Madrid?

Este que escreve concorda com a tese de que Filipe Luis deve continuar como titular. Marcelo é gênio, mas o fato é que poucas vezes repetiu na seleção o nível de atuações que tem no Real Madrid. Tenho certeza que é uma opinião minoritária, mas o debate é saudável e construtivo. E se por acaso se confirmar a tendência da titularidade de Marcelo? Vou torcer pra estar redondamente enganado.

Comentários