Liverpool encerra 2018 como o time a ser batido na Premier League

O ano de 2018 praticamente se encerra, e com ele, a temporada 2018/2019 na Premier League chega a sua metade decorrida. Após 19 partidas disputadas por grande parte das equipes inglesas, o Liverpool, com 51 pontos conquistados, desponta como principal equipe no certame nacional. Com a terceira derrota do Manchester City, ocorrida nos últimos 05 jogos dos atuais campeões ingleses, os Reds têm a chance de inciar 2019 com liderança de 07 pontos contra um de seus rivais diretos ao título. Não esquecendo, é claro, de que o Tottenham também está na cola, com 06 pontos do que os atuais líderes da EPL. Nos próximos parágrafos eu faço um apanhado geral dos principais candidatos ao título inglês, o que pode ajudar a quem quiser fazer uma aposta nas próximas rodadas da Premier. Deixo um Código bonus Bet365 para quem se inspirar e quiser tentar a sorte.

Fernandinho fazendo falta?

Nos dois últimos jogos, derrotas para Crystal Palace e Leicester, o volante brasileiro desfalcou os Citizens por lesão, e o City sofreu 05 gols. John Stones e Gundogan foram testados na vaga deixada por Fernandinho, mas defensivamente o time de Guardiola sofreu. O próprio comandante catalão reconheceu a falta que seu principal volante fez nas duas últimas partidas:

“Fernandinho não pôde jogar, mas nós temos que superar esta falta. Gundogan jogou bem com a bola nos pés, mas nós não temos um substituto para Fernandinho nesta posição, temos que pensar a respeito e resolver este problema”.

Desde a chegada de Guardiola, em 2016, o City venceu 71% dos jogos quando Fernandinho esteve em campo. A taxa de vitórias cai para 59% quando o brasileiro não jogou. Pep precisará pensar rápido a fim de encontrar soluções para melhorar o desempenho do City. Logo após o jogo fora de casa contra o Southampton, os Azuis de Manchester receberão os Reds (2º melhor time visitante da competição, com 8 vitórias e nenhuma derrota até aqui).

Spurs em franco crescimento

 

Com 17 gols marcados nos últimos 05 jogos, com direito a duas goleadas em sequência (6-2 e 5-0), os comandados de Pochettino mostram que seu conjunto não deve ser descartado da corrida pelo titulo nacional. Já são 8 vitórias acumuladas nos últimos 9 jogos. Como sempre, Harry Kane (12 gols) e Christian Eriksen (7 assistências) são os principais jogadores do conjunto londrino.

Um Liverpool cada vez mais consistente e melhor

Falar da importância das contratações de Virgil Van Dijk e Alisson chega a ser repetitivo, mas é necessário seguir destacando suas importâncias para a solidez defensiva do Liverpool. Antes um time marcado pela excelência ofensiva e inconstância defensiva; agora o time comandado por Klopp dá cada vez mais sinais de que segue firme rumo a disputa do inédito título da Premier League. Seus números na primeira metade do campeonato corroboram esta análise:

  • 7 gols sofridos
  • 12 jogos em que não sofreu gols
  • 62 % de sucesso nos desarmes
  • 50 % de sucesso nas disputas pelo alto

E pelo visto a confiança dos jogadores só aumentou, aspas para James Milner:

O time melhorou, agora você consegue perceber que temos mais consistência. Penso que temos boa habilidade em vencer jogos de diferentes maneiras. Conseguimos jogar em diferentes estilos. Isso é sinal de nosso desenvolvimento como equipe e é muito importante. Em temporadas anteriores, nós jogávamos bem numa semana e na semana seguinte não parecíamos ser o mesmo time. Neste ano, conseguimos abrir o placar e ser sólidos na defesa. Isso é muito importante para quem quer ser bem-sucedido”.

Nos últimos 8 jogos, o Liverpool marcou 22 gols e emplacou 06 partidas sem ser vazado. Se mantiverem a consistência, tão destacada no discurso de Milner, pode ser o grande diferencial na briga pelo título; levando em conta a inconstância do City nos últimos jogos.

 

 

E para quem pensava que Mohamed Salah era jogador de uma temporada só, o Faraó está retomando sua veia goleadora: o egípcio já contribuiu com 18 gols nesta primeira metade da Premier League (12 gols marcados e 6 assistências).

Comentários

Botafoguense e apaixonado por Futebol.