Exequiel Palacios, a joia do River Plate de Gallardo

Exequiel Palacios passou a receber a figurar entre os principais destaques do futebol argentino quando – surpreendentemente – foi convocado, 2018, com apenas 19 anos para a seleção principal de seu país. O jovem, nascido em 05 de outubro de 1988, juntou-se às categorias de base do River Plate aos 10 anos de idade.

⚽Sportingbet jogos de futebol

Estreou como profissional no clube aos 17 anos, marcando seu nome como o quarto mais jovem da história dos Millonarios a debutar na liga argentina. Rapidamente o meia foi ganhando a confiança de Marcelo Gallardo, e não levou muito tempo para se tornar um jogador habitual no 11 inicial do River, apesar de seus problemas com lesões terem atrapalhado sua sequência no início; perdeu as quatro primeiras rodadas da Libertadores porque esteve machucado. Mas desde que voltou não saiu mais.

Estilo de jogo

Palacios é um motorzinho no meio-campo do River, sua capacidade física para cobrir grandes distâncias aliada a um vigor invejável o credenciam a participar de todas as fases do jogo como bom protótipo de meio-campista que é. É um jogador pronto para o futebol de mais alto nível, sendo versátil para jogar em qualquer sistema de jogo que lhe seja exigido. Pode jogar num time que pressione alto, sendo capaz de atacar o adversário portador da bola em qualquer faixa do campo, forçando erro ou recuo da bola. Apesar de seus 1,77 m e 70 kg, ele compensa seu físico mediano com atitude e vigor para batalhar pela bola no meio.

Bônus de apostas desportivas

Seu foco na fase defensiva do jogo é certamente um aspecto em que Exequiel se especializou, sua inteligência e tomada de decisão são características impressionantes para sua tenra idade. Ele sabe exatamente quando fazer a cobertura de seus companheiros mais avançados no campo; quando fechar espaço deixado pelos laterais que subiram ao ataque, por exemplo. Além disso, é um defensor maduro, sabendo a hora certa de entrar duro nas jogadas, mas sem exageros. Some isso tudo a qualidade técnica que possui ao conduzir a bola e você tem um meia polivalente que contribui em todas as fases do jogo.

Com a bola nos pés, Palacios demonstra ter excelente noção de quando dar sequência ao jogo e capacidade técnica para encontrar seus companheiros através de bons passes. É comum vê-lo orquestrando as jogadas por meio de triangulações, fluindo a construção entre as linhas adversárias.

 

 

Futuro Albiceleste

Palacios em disputa com Cuellar

Apesar de ter perdido a oportunidade de jogar a última Copa América por sua seleção, após lesionar-se em jogo contra o Athletico-PR na Sulamericana, o prognóstico para o meia do River é dos melhores. Conta com a confiança de Scaloni, tendo recebido sua primeira convocação para o escrete principal de seu país através do treinador da Albiceleste. Se mantiver sua constância como vem fazendo no River Plate, Exequiel tem futebol para brigar pela titularidade no meio-campo (com Paredes, de Paul etc).

Olho Nele!

Ficha técnica

📌Principais funções / posições

Pode jogar tanto como volante, aproveitando sua capacidade de desarme e vigor para perseguir os adversários por todo campo. Também pode jogar como meia mais adiantado, usando seu talento para filtrar passes entre a defensa rival ou finalizar. Tem capacidade para segurar o jogo e buscar espaços e sua dinâmica também o converte num bom elemento surpresa para finalizar as jogadas.

💰 Valor de mercado

18 milhões de euros, segundo o Transfermarkt.

Comentários

Diretor no DPF desde 2012 e criador da coluna "Olho Nele!".