Guia da Bundesliga 2019/20 – O Retorno!

  • por Rogério Bibiano
  • 7 Meses atrás

Faltando nove rodadas para o encerramento, Campeonato Alemão retorna neste final de semana

Após um período de paralisação em função da pandemia da Covid-19, a bola volta a rolar nesse final semana pela temporada 2019/20 da Bundesliga, o Campeonato Alemão e você acompanha aqui, no Doentes por Futebol, um resumo de como está a liga alemã nesse momento e as perspectivas em torno da mesma, em sua reta final.

Na atual temporada, foram disputados 25 jogos por cada uma dos 18 clubes da Bundesliga. Restam nove rodadas para o final do campeonato. Há, entretanto, um jogo, válido pela 24ª rodada, entre Werder Bremen e Eintracht Frankfurt, que foi adiado.

A briga na ponta de cima

O Bayern Munique lidera com quatro pontos de vantagem, mas é importante lembrar que há três rodadas, a diferente do clube bávaro era de apenas um ponto para o RB Leipzing, que vacilou empatando em contra a o Bayer Leverkusen (1-1) em casa e com o Wolfsburg (0-0), fora de casa e ainda viu o Borussia Dortmund assumir a segunda posição.

Buscando o octacampeonato, o Bayern Munique é o time a ser batido (Foto: AFP)

A pergunta que a maioria dos torcedores, principalmente os que acompanham de longe, fazem: com vantagem na ponta da tabela, o Bayern já seria o “virtual” campeão (octa no caso) da temporada, deixando a competição, nestas nove rodadas restantes, sem emoção?

Pois bem, na 28ª rodada, teremos um confronto direto: Borussia Dortmund x Bayern Munique, no Signal Iduna Park. Mas não é somente isso, os bávaros recebem na 31ª rodada, na Allianz Arena, o bom time do Borussia Mönchengladbach e uma rodada antes, viajam para enfrentar o Bayer Leverkusen, que ocupa a quinta colocação e também segue sonhando com o título. O Borussia Dortmund por sua vez, além de receber o Bayern, irá viajar na 33ª rodada para enfrentar o RB Leipzing.

Confronto direto pelo título, o Bayern visita o Dortmund, dia 26 de maio. (Foto: Reuters)

Outro dado interessante, nos jogos ante seus adversários da ponta de cima da tabela, o Bayern só venceu o Borussia Dortmund (4-0) em casa. Empatando duas vezes com o RB Leipzing (1-1 e 0-0) e perdeu para Leverkusen e Mönchengladbach (ambos por 2-1). Ou seja, uma certeza, que nada está definido e que teremos muitas emoções até o final!

O Borussia Mönchengladbach tenta quebrar um tabu de 43 anos (Foto: AP Photo/M. Meissner)

A briga pela Uefa Europa League

Atualmente na quinta colocação, com 47 pontos, o Bayer Leverkusen ainda está na briga, ou por uma vaga na Uefa Champions League, ou, até mesmo, pelo título. O sexto colocado, dez pontos atrás do Leverkusen e na zona de classificação para a fase de qualificação da Uefa Europa League é o Schalke 04.

Uma das boas equipes da atual temporada, o Bayer Leverkusen vem embalado por jovens valores (Foto: Reuters)

Os “Azuis Reais” são seguidos de perto, um ponto a frente de Wolfsburg e Freiburg e dois de Hoffenheim. Colônia e Union Berlin, com cinco e sete pontos atrás, respectivamente, correm por fora na briga por uma vaga na próxima Uefa Europa League.

O Schalke 04 não disputa o título, mas busca uma vaga na Uefa Europa League (Foto: AFP)

A briga na parte de baixo

Se a atual temporada tem sido bastante disputada e promete fortes emoções para a reta final da Bundesliga; na parte de baixo a briga não está tão equilibrada assim. Lanterna, com dez pontos atrás do Mainz 05, o Paderborn (que disputa a Bundesliga pela segunda vez), precisa fazer o que até aqui não fez, ou seja, jogar muita bola para se salvar da 2.Bundesliga.

O Paderborn vai precisar de um milagre para não ser rebaixado (Foto: AFP)

Com uma campanha decepcionante, o Werder Bremen, quatro vezes campeão da Bundesliga, está oito pontos atrás do Mainz 05 (primeiro time fora da zona de rebaixamento), com um jogo a menos. Na Bundesliga o antepenúltimo colocado enfrenta o terceiro colocado da 2.Bundesliga. No momento, o Fortuna Dusseldorf, quatro pontos atrás, do Mainz 05, está na 16ª posição.

Decepcionante, o tradicional Werder Bremen luta contra o rebaixamento (Foto: Reuters)

Os grandes jogos antes da parada

A temporada 2019/20 já registrou grandes jogos, com atuações individuais e coletivas de destaque.

RB Leipzing 8-0 Mainz 05 – 10ª Rodada

Maior goleada até aqui, da temporada.

Eintracht Frankfurt 5-1 Bayern Munique – 10ª Rodada

A mais surpreendente goleada, até aqui, da Bundesliga.

Bayern Munique 4-0 Borussia Dortmund – 11ª Rodada

Após a derrota em Frankfurt, os bávaros se recuperaram com uma goleada ante os grandes rivais de Dortmund.

Os reis das assistências e da artilharia

Com 16 assistências, Thomas Muller, do Bayern Munique, lidera a tabela de assistências da atual temporada da Bundesliga, seguido por Jadon Sancho, do Borussia Dortmund, com 15 assistências.

Nenhuma novidade que o goleador da temporada 2019/20 do Campeonato Alemão, é o polonês Robert Lewandowski, do Bayern Munique, com 25 gols (39 na temporada), seguido por Timo Werner, do RB Leipzing, com 21 gols.

Olho neles!

Tradicionalmente a Bundesliga sempre revela bons jogadores e na atual temporada, não tem sido diferente e quando falamos em talento, não podemos deixar de destacar o fenômeno norueguês Erling Haaland, que têm 40 gols em 33 partidas disputadas pelo RB Salzburg e Borussia Dortmund. Na Bundesliga são nove gols.

Erling Haaland, com uma média fantástica de gols é um dos destaques do Dortmund (Foto: Reuters)

Com apenas 20 anos, o meia Kai Havertz é o grande destaque do Bayer Leverkusen. Desejado pelos principais clubes europeus, têm seis gols e cinco assistências na temporada do Campeonato Alemão.

Kai Havertz dificilmente seguirá mais uma temporada em Leverkusen (Foto: AFP)

Outro bom destaque da atual temporada é Marcus Thuram. Filho do lendário Liliam Thuram, o camisa dez do Borussia Mönchengladbach, ao contrário do seu pai, joga no ataque e até aqui marcou seis gols e deu oito passes para gol.

Em desenvolvimento, Marcus Thuram é um dos bons jovens talentos da temporada (Foto: Borussia Mönchengladbach)

Enfim, a bola volta a rolar na Alemanha, não ainda nas condições que todos nos acostumamos no futebol, mas uma oportunidade para quem é amante do futebol, poder assistir grandes jogos, num campeonato extremamente organizado e que terá, em função de toda a situação que vivemos, todos os olhos do Mundo esportivo, voltados para a Bundesliga.

Comentários

Natural de Telêmaco Borba-PR e criado em meio à "boemia futebolística", com horas de papo sobre futebol, samba e cervejas na pauta. Influência do pai, que também adorava futebol, e da mãe, que sempre apoiou a iniciativa. Técnico em Eletrônica, formado desde 1999, e fanático por futebol, futsal, futebol de praia, society e todo esporte que tenha no futebol a sua essência.