Primeira Liga 2019/20 – O Retorno!

  • por Rogério Bibiano
  • 6 Meses atrás

Restando dez rodadas para o final, Liga Portuguesa retorna nesse dia 3 de junho

Devido à pandemia da Covid-19, a Liga Portuguesa, assim como a maioria das demais ligas também estava paralisada. Após uma série de rigorosos protocolos de segurança, antecedendo a volta dos jogos, assim como vimos na Bundesliga e a liberação por parte das autoridades sanitárias, o governo português autorizou o retorno da competição.

Com 18 clubes, a Liga Portuguesa classifica o campeão diretamente para a fase de grupos da UEFA Champions League e o vice-campeão para a fase preliminar. O terceiro lugar garante vaga na fase de grupos da UEFA Europa League. Quarto e quinto colocados têm direito de disputarem a fase classificatória. Faltam dez rodadas para o encerramento da temporada.

Porto x Benfica – Benfica x Porto: a briga pelo título!

Faltando 10 rodadas para o encerramento, a briga (novamente) pelo título está definitivamente restrita a dupla Porto e Benfica. Atual segundo colocado, com 59 pontos ganhos, o Benfica tem 13 pontos de vantagem para o Braga, terceiro colocado.

Após perder a liderança, na 23ª rodada, o Benfica tenta retomar a ponta (Foto: Carlos Rodrigues)

Das 24 rodadas, o Benfica liderou em 16, perdendo o posto na 23ª rodada para o Porto, que por sua vez, ficou 14 rodadas na segunda colocação e ocupou a primeira colocação em apenas três rodadas.

Atual líder, o Porto, tentará reconquistar a Liga Portuguesa (Foto: Gualter Fatia)

Numa temporada em que já presenciamos altos e baixos das duas equipes, a pergunta que fica é como Dragões e Encarnados irão se apresentar pós-parada? O Porto vivia um momento melhor, embalando na competição, o Benfica vivia um momento de queda de rendimento, mas e agora? O certo que sem confronto direto, o rival (de ambos) Sporting pode ser o “fiel da balança”, uma vez que irá enfrentar Benfica e Porto no decorrer da liga.

A briga pela UEFA Europa League

Com a luta pelo título polarizada entre Porto e Benfica, temos a briga pelas vagas para a UEFA Europa League, dividida em dois lados. Na ponta de cima, brigando pelo terceiro lugar e por uma vaga direta na fase de grupos, temos Braga (46 pontos) e Sporting (42 pontos). Ambas as equipes já se enfrentaram e têm pela frente confrontos contra os líderes do campeonato.

Sporting e Braga brigarão até o final pela Europa League (Foto: MIguel Riopa/AFP)

Já a luta pela quinta colocação (e última vaga aos playoff’s da UEFA Europa League) promete muitas emoções. Atual quinto colocado, com 38 pontos ganhos, o Rio Ave é seguido de perto por Vitória de Guimarães, Familicão, com 37 pontos; mais atrás, com chances matemáticas, temos Moreirense, Gil Vicente e Santa Clara, ambos com 30 pontos ganhos.

O surpreendente Rio Ave também segue na briga pela Europa League (Foto: Gualter Faria)

A luta contra o rebaixamento

Último colocado, com apenas 13 pontos ganhos, o Desportivo das Aves, carrega a marca negativa de 19 derrotas, estando a nove pontos do Paços de Ferreira (22 pontos), 16º colocado, primeira equipe fora da zona de rebaixamento.

Último colocado, o Desportivo das Aves é sério candidato ao rebaixamento (Foto: Paulo Nascimento/DPI/NurPhoto)

Com 16 pontos ganhos, o Portimonense é a equipe com menor número de vitórias, apenas duas e ocupa a 15ª colocação.

Os Artilheiros

Com 15 gols marcados, em 22 partidas, o brasileiro Carlos Vinícius chega na 25ª rodada como o artilheiro da competição. Com 25 anos, passou pela base do Goiás, Santos e Palmeiras, antes de se profissionalizar na Caldense. Com passagem pelo Grêmio Anápolis, foi parar no Real SC, em Portugal, marcando 20 gols em 39 jogos, sendo comprado pelo Napoli. O clube italiano porém, não utilizou o jogador emprestando-o primeiramente ao Rio Ave e posteriormente ao AS Mônaco, antes de seguir para o Benfica.

A dupla Carlos Vinícius-Pizzi têm 29 gols na liga, responsáveis por 55,77% dos gols benfiquista (Foto: Miguel Riopa)

Na cola do brasileiro, vem o português Pizzi, 30 anos, experiente meia com sete anos no Benfica, anotou na atual temporada 14 gols, tendo atuado em todos os jogos é um dos principais jogadores da equipe.

Os grandes jogos antes da parada

Benfica 0-2 Porto – 3ª Rodada

O Porto havia sido derrotado, de forma surpreendente, pelo Gil Vicente (2-1), na primeira rodada. A recuperação dos Dragões veio em grande estilo, na terceira rodada, no Estádio da Luz.

Sporting 1-2 Porto – 15ª Rodada

Em seu segundo clássico, o Porto novamente se deu bem jogando em Lisboa. Desta vez no José Alvalade, os Dragões venceram os Leões.

Porto 1-2 Braga – 17ª Rodada

Em jogo bastante disputado, o Braga em pleno Estádio do Dragão conquistou uma importante e surpreendente vitória sobre o Porto

Sporting 0-2 Benfica – 17ª Rodada

Era o segundo clássico das duas equipes de Lisboa na competição; antes, ambas haviam perdido para o Porto e coube ao Benfica a tarefa da vitória contra seus rivais lisboetas.

Porto 3-2 Benfica – 20ª Rodada

No maior clássico de Portugal, um jogo que fez jus a grandiosidade da história de ambas as equipes e o Porto repetiu a dose do primeiro turno.

Jogos que prometem!

Na 25ª rodada, na reabertura da competição, um jogo interessante é Vitória de Guimarães x Sporting. Cartada decisiva para o clube vimaranense na luta por um lugar na próxima UEFA Europa League. Já os alviverdes não podem perder pontos para manterem a perseguição ao Braga, terceiro colocado.

Na 27ª rodada, o Benfica, não podendo perder pontos, visita o Rio Ave, em Vila do Conde. A equipe de Carlos Carvalhal ocupa a quinta colocação, buscando um lugar na próxima Europa League.

A 32ª rodada reserva dois clássicos. Primeiro, o Sporting, do treinador Rúben Amorim, visita no Estádio do Dragão, o Porto. De um lado a equipe azul e branca não podendo perder pontos e do outro um Sporting que certamente estará no páreo por uma vaga direta à fase de grupos da Europa League.

No primeiro turno, o Porto levou a melhor em Lisboa, ante o Sporting (Foto: Paulo Nascimento/DPI/NurPhoto)

Outro grande jogo é na cidade de Guimarães, no Dom Afonso Henriques, o Vitória tenta “pagar” a derrota do primeiro turno (1-0) para o Benfica.

A 34ª e última rodada reserva o clássico de Lisboa, no Estádio da Luz, o Benfica receberá o Sporting. No Minho, o Braga receberá o Porto, no Estádio Municipal, numa rodada que poderá ser a decisiva da liga.

Comentários

Natural de Telêmaco Borba-PR e criado em meio à "boemia futebolística", com horas de papo sobre futebol, samba e cervejas na pauta. Influência do pai, que também adorava futebol, e da mãe, que sempre apoiou a iniciativa. Técnico em Eletrônica, formado desde 1999, e fanático por futebol, futsal, futebol de praia, society e todo esporte que tenha no futebol a sua essência.