Bruno Fernandes, a nova jóia portuguesa do Manchester United

  • por Rogério Bibiano
  • 5 Meses atrás

Meia português é um dos destaques do Manchester United na reta final da Premier League

Após a parada, o Manchester United ainda não perdeu na Premier League, mais que isso, a equipe dirigida por Olle Gunnar Solskjær vem apresentando um futebol compatível com o que o torcedor espera de uma equipe do porte do United.

A volta de jogadores importantes, que estavam lesionados é um dos fatores para o sucesso dos Red Devils no retorno da temporada da Premier League e soma-se ao talento do português Bruno Fernandes, no bom momento vivido. Faltando quatro rodadas para o final do campeonato, o Manchester United está mais vivo que nunca na briga por uma vaga direta na fase de grupos da próxima temporada da Uefa Champions League.

Com o retorno de peças importantes, como Pogba, os Red Devils têm esperança de dias melhores (Foto: Peter Powell/Pool)

Com 25 anos, o português Bruno Fernandes vive um grande momento em sua carreira. Ao contrário da grande maioria dos talentos lusitanos, Fernandes, começou profissionalmente na Itália e após passar por Novara, Udinese e Sampdoria, retornou ao seu país para se tornar um dos principais destaques do Sporting, onde passou a chamar a atenção dos principais clubes do continente.

Após peregrinar na Itália, Bruno Fernandes viveu grande fase no Sporting (Foto: Gualter Fatia)

No dia 20 de janeiro, o Manchester United, por 80 milhões de euros anunciou a contratação do meio-campista português, com contrato vigente até 30 de junho de 2025. No dia 1º de fevereiro, Fernandes fez sua estreia diante do Wolverhampton Wanderers, num empate sem gols, pela Premier League.

Solskjær recebe a nova joia portuguesa do Manchester United. Fernandes vem sendo decisivo (Foto: Manchester United)

Bruno Fernandes e as opções táticas para o Manchester United

Desde então, Fernandes tem sido figura frequente no time vermelho de Manchester, demonstrando a cada jogo, bastante regularidade, constituindo-se numa das principais figuras do time de Solskjær. Fernandes é o típico jogador que costuma facilitar as ações aos seus companheiros, pois sempre se apresenta para o jogo, característica marcante do futebol apresentado pelo camisa 18.

Posicionamento e mapa de calor de Bruno Fernandes nos jogos da Premier League (Imagem: DpF)

No Manchester United, ele vem demonstrando uma mobilidade incrível, saindo da faixa central, onde é comum vê-lo e caindo pelas extremas, como na figura abaixo, no jogo diante do Wolverhampton. No exemplo vale a pena mencionar essa “nova” característica. Fernandes abre pela esquerda e junto com Juan Mata e James criam um triângulo  e com este combinações rápidas pelo flanco, progredindo no ataque.

Com total liberdade, tem sido comum observarmos Fernandes atuando pelos flancos (Foto: reprodução)

Outra característica marcante de Bruno Fernandes é o bom passe. Em nove jogos na Premier League, foram 496 passes, média de 55,11 passes/jogo. Com cinco assistências, o meia português costuma ser um jogador que arrisca o passe mais em profundidade, buscando sempre colocar a bola em boas condições para os atacantes.

Dono de ótima visão e bom passe, também é comum vermos tentando “algo a mais” (Foto: reprodução)

No atual Manchester United, de Solskjær tarefas diferentes foram dadas a Pogba e Fernandes. O primeiro tem se encarregado de jogar centralmente; na linha em frente a zaga. Enquanto isso, Fernandes tem liberdade para “circular” e isso significa que pode ser encontrado jogando nas entrelinhas, caindo ao lado de Pogba e até correndo atrás da linha defensiva adversária e apto a receber o passe de Matić, quando a alternativa em Pogba estiver “fechada”.

Uma das qualidades de Fernandes está no fato de “flutuar” entre as linhas adversárias, servindo de opção na saída de bola (Foto: reprodução)

Outro fator que merece destaque é a capacidade técnica e leitura de jogo de Fernandes. Rapidamente adaptado ao futebol inglês e a forte marcação que têm enfrentado em campos ingleses, o camisa 18 tem demonstrado, além da boa movimentação e excelente percepção tática, ótima técnica, ofertando aos amantes do jogo, toda a sua categoria e objetividade.

Na jogada, Fernandes se movimenta e recebe passe de Pogba e de calcanhar “acha” Martial (Foto: reprodução)

Enfim, Bruno Fernandes é uma das principais, senão a principal contratação da janela de inverno europeia, na Premier League. Impressiona como se adaptou em tão pouco tempo ao estilo de jogo. As perspectivas em torno deste tão rápido desenvolvimento são imensas, não somente para os torcedores do Manchester United, como também para a Seleção Portuguesa.

Os números de Bruno Fernandes pelo Manchester United

Comentários

Natural de Telêmaco Borba-PR e criado em meio à "boemia futebolística", com horas de papo sobre futebol, samba e cervejas na pauta. Influência do pai, que também adorava futebol, e da mãe, que sempre apoiou a iniciativa. Técnico em Eletrônica, formado desde 1999, e fanático por futebol, futsal, futebol de praia, society e todo esporte que tenha no futebol a sua essência.