A importância de Vinicius Junior para o Real Madrid

Vini Jr tem sido peça fundamental no ataque do time de Carlo Ancelotti nesta temporada

Quando se transferiu para o Real Madrid, em 2018, havia a expectativa que demorasse alguns anos para ver Vinicius Junior como uma estrela de nível mundial. No Flamengo, clube que o revelou, teve poucas oportunidades como titular, estas que aconteceram com mais frequência no período mais próximo de sua saída, quando já estava vendido.

Chegou com certa desconfiança na Espanha. Com apenas 18 anos foi jogar no Castilla, uma espécie de “time B” do Real Madrid, já que pudesse evoluir seu futebol no segundo time e, aos poucos, ganhar algumas oportunidades no time principal.

Vinicius Junior precisou de poucos meses para estrear como titular do Real Madrid.

A TRANFERÊNCIA

O acordo entre Flamengo e Real Madrid aconteceu em 2017, quando Vinicius Junior tinha 17 anos. O interesse merengue surgiu depois das boas exibições do jovem garoto da Gávea no ano anterior, atuando em jogos da base do time Rubro-Negro e da Seleção Brasileira. Além do Real Madrid, o Barcelona também tinha atenção especial no garoto.

Foi após a Copa São Paulo de Futebol Junior de 2017 que, finalmente, o Real Madrid ofereceu pelo atleta o valor de 45 milhões de Euros, com transferência somente no ano seguinte, depois que Vini completasse a maioridade, como pede a legislação. O Barcelona também chegou a oferecer um acordo, mas muito abaixo do rival. Desta forma, Vinicius Junior iria para Madrid.

Foto: Gilvan de Souza | Flamengo

Durante algum tempo, o atleta permaneceu no elenco do Flamengo por empréstimo, aguardando a decisão do Real Madrid de finalmente convocá-lo, o que aconteceu em julho de 2018, no que foi chamada, pela imprensa internacional, de “promessa mais cara da história do futebol”, como noticiou o GLOBO ESPORTE.

NO REAL MADRID

Quem comandava o Real Madrid na época da chegada de Vinicius Junior era Santiago Solari. O time passava por grande transição dentro de campo, com o fim do ciclo do treinador Zinedine Zidane e do craque Cristiano Ronaldo na equipe, que haviam vencido a Champions League daquela época. O técnico argentino viu o potencial do atacante brasileiro e deu oportunidades a ele no time principal.

Foi com Solari que Vinicius começou a ganhar confiança, enquanto ainda evoluía seus fundamentos como jogador. A equipe era bastante pressionada por seus resultados ruins, com a exigência cada vez maior para os jogadores do elenco. Vini era dos poucos que escapavam das críticas, graças à sua dedicação e vontade de trabalho em campo.

O jogador fez parte do elenco campeão do Mundial de Clubes da FIFA de 2018, entrando até mesmo na final da competição, contra o Al-Ain.

Mas nem mesmo com o título mundial o técnico Solari suportou o peso dos resultados ruins durante a temporada, já que o time havia sido eliminado das principais competições e estava muito distante da briga pelo título espanhol. Zidane estava de volta. Vinicius Junior manteve a regularidade e continuava a ter chances no time, chegando a ser eleito o melhor jogador do campeonato em fevereiro de 2019.

CRÍTICAS

Vinicius Junior sempre foi marcado por muitas críticas, tanto na imprensa espanhola quando na brasileira. Muitos comentavam que o jogador não tinha qualidade para atuar pelo gigante Real Madrid. As principais queixas fundamentadas eram sobre a sua qualidade de chute e decisão das jogadas, realmente o ponto fraco do jogador. Vini sempre foi um atleta com características de velocidade e drible, mas sempre pecava na finalização.

Mas muitos pegavam no pé sem motivo específico. Muitas vezes somente por dizer que o atleta não suportaria o peso da camisa de um clube como o Real Madrid, que a história do clube merecia um jogador mais pronto, de mais qualidade, mais badalado. Havia outros motivos também, fomentados por rivalidades de torcedores, que não envolvia somente o futebol.

O mais importante é que Vinicius Junior, o Malvadeza, não se deixou abalar por seus críticos. Ele continuou batalhando e evoluindo, provando que poderia sim, estar naquele patamar.

A TEMPORADA DE CONSOLIDAÇÃO

Em março de 2021, Vinicius viria a se tornar o quarto jogador mais jovem a atingir a marca de 100 jogos com a camisa do Real Madrid, e o único estrangeiro com este histórico. Apenas Camacho, Raúl e Casillas também atingiram este feito, como comentou o jornal espanhol MARCA.

Apesar de não marcar muitos gols, este feito evidencia a importância do jogador dentro de campo.

Já no início da temporada atual, agora com o italiano Carlo Ancelotti como técnico, Vinicius Junior provava ser peça fundamental do time, atuando no lado esquerdo do ataque madrilenho. Marcou gols nas primeiras três partidas e foi eleito o jogador do mês de agosto.

De lá para cá, o brasileiro só tem provado o seu valor, conquistando marcas importantes, inclusive o respeito dos críticos. A ascensão do brasileiro é tamanha, que hoje, de acordo com o site TRANSFERMARKT , ele é o 3º jogador mais valioso do mundo (100 milhões de euros), atrás somente dos badalados Kyllian Mbappé, Paris Saint-Germain (160 milhões de Euros) e Erling Haaland, do Borussia Dortmund 150 milhões de Euros).

No entanto, de acordo com o CIES Football Observatory (Observatório de Futebol do Centro Internacional de Estudos de Esporte), Vini Jr já ultrapassa a marca de R$ 1 bilhão, como demonstrou o GLOBO ESPORTE. Desta Forma, o atleta do Real Madrir [e o mais valioso do planeta.

Em campo, as coisas também vão muito bem para o Malvadeza. Na atual temporada, de acordo com dados do site SOFASCORE, Vinicius Junior fez 19 jogos, sendo 17 como titular, atuando, em média 80 minutos por partida. Marcou 10 gols (média de 152 minutos a cada). Foram quatro assistências para gol e um aproveitamento de 88% de passes certos.

    Santiago Solari, que acreditou no jogador quando este chegou ao Real Madrid, comentou sobre as exibições do Vinicius:

– Ele está se tornando um jogador de futebol melhor. Vinicius Júnior não me surpreende, mas ele me deixa muito feliz porque ele merece. Futebol é talento e profissão. Talento vem de casa e a profissão são as horas que você dedica. Ele corrigiu pontos simples. O que ele trouxe é o indispensável. Era questão de tempo para melhorar na frente do gol ou no posicionamento defensivo.

relatou ao canal 2010MisterChip e transcrito pelo UOL.

O canal da TNT SPORTS no Youtube fez um compilado das jogadas de Vinicius Junior na Champions League em 2021.

É inegável que Vinicius Junior está evoluindo. O jogador completará 22 anos em julho. Ainda é muito novo e tem espaço para crescer ainda mais. Já é fundamental para o Real Madrid, e está acima até mesmo de jogadores mais famosos da equipe, como Bale, Asensio ou Hazard. É sem sombra de dúvidas, o principal talento brasileiro na Europa atualmente. Estamos na torcida para vê-lo brilhar cada vez mais!

Sair da versão mobile