Após a desastrosa campanha de 2023, a previsão em Salvador é de sol e triunfos para o Esporte Clube Bahia. Figurando como protagonista no mercado da bola, o tricolor baiano parece ter finalmente colocado o grupo City, proprietário da SAF, para trabalhar. Após a chegada do professor Rogério Ceni, ainda no fim do ano passado, que resolveu questões internas e salvou o time do rebaixamento, o time mudou a mentalidade.
Em 2024, o clube apresentou vários reforços, com destaque para Éverton Ribeiro, Jean Lucas, Cuesta, Caio Alexandre e o colombiano Santiago Arias, vencendo a concorrência de clubes tradicionais do Brasil e do exterior. Isso coloca em cheque a prova de um projeto sólido e atrativo para os jogadores.
A permanência de Cauly, o principal destaque do elenco em 2023, é outro indicador de mudanças dentro da instituição. Apesar das ofertas tentadoras com cifras altas, a diretoria não cedeu e conseguiu manter o atleta integrado ao time.
O clube também ultrapassou a marca de 60 mil sócios, sendo um dos programas com uma das maiores adesões do país. Outro ponto que diferencia o Bahia dos demais times é o seu posicionamento forte em prol de causas sociais, promovendo campanhas contra diversas formas de preconceito e a desigualdade social. Esse é um marketing positivo e pouco explorado pelos clubes do país, um investimento que traz um retorno que vai muito além das quatro linhas.
O sucesso é comprovado por meio dos resultados; a equipe começa a apresentar um estilo de jogo e tem no estadual a chance de mostrar como será o restante da temporada. As mudanças são significativas e serão ainda mais evidentes quando se mostrarem dentro de campo.