A prévia da Supercopa do Brasil

Partida acontece neste domingo entre Atlético Mineiro e Flamengo, em Cuiabá

A Supercopa do Brasil, apesar de existir desde 1990, terá somente a sua quinta disputa na história. A competição passou por um hiato entre 1992 e 2019, retornando em 2020, reunindo os campeões do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.

Neste ano, a disputa ficará com a o Atlético Mineiro e o Flamengo. O clube de Minas Gerais foi o grande campeão do Brasil em 2021, conquistando os dois principais torneios do Brasil. Assim, o Flamengo, vice-campeão brasileiro, tornou-se apto a participar da Supercopa 2022.

POLÊMICAS

Desde o anúncio da disputa da Supercopa, diversas polêmicas foram criadas. Uma delas decorre do local da partida, que foi definido para a Arena Pantanal, em Cuiabá. A competição acontece, geralmente, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, mas foi vetado por conta do avanço da pandemia na capital do país. A CBF demorou a decidir o novo local. A diretoria do Atlético alega favorecimento da CBF ao Flamengo, como mostra o texto da ESPN. Por ter sido campeão Brasileiro e da Copa do Brasil, o Galo queria a decisão em Belo Horizonte.

Mais polêmica ouve quando o dirigente Rubro-Negro foi às redes sociais criticar a postura do clube mineiro:

Outro ponto foi em relação à chegada das equipes em Brasília. A CBF exigia a presença dos clubes três dias antes do evento, mas o Atlético alegou não ter encontrado local adequado para os treinamentos (o Flamengo ficaria no CT do Cuiabá). Assim, a entidade permitiu (https://www.gazetaesportiva.com/futebol/cbf-autoriza-finalistas-da-supercopa-chegarem-a-cuiaba-na-vespera-da-decisao/) que os clubes chegassem no sábado, véspera da partida.

De toda forma, Atlético e Flamengo possuem uma grande rivalidade, como mostra o texto do Globo Esporte. Um tempero a mais para esse jogo de domingo.

SOBRE A PARTIDA

Supercopa do Brasil

Domingo, às 16 horas (de Brasília)

Arena Pantanal, Cuiabá, Mato Grosso

Arbitragem de Anderson Daronco (RS) e assistências de Danilo Manis (SP) e Bruno Pires (GO). O quarto árbitro será Braulio Machado (SC). Todos do quadro da FIFA. Daniel Bins (RS), do quadro da CBD, será responsável pelo Árbitro de Vídeo – VAR.

Transmissão: REDE GLOBO (narração de Luis Roberto) e SPORTV.

AS EQUIPES

Atlético Mineiro

O time comandado por Antonio “El Turco” Mohamed está praticamente completo e não deve ter muitas surpresas na escalação. Zaracho é a única dúvida, pois reclamou e dores nos últimos treinamentos.

Foto: Pedro Souza / Atlético

Provável escalação: Everson, Mariano, Godin, Nathan Silva e Guilherme Arana; Jair, Allan, Savarino (Zaracho) e Nacho; Hulk e Keno.

Flamengo

O time do português Paulo Sousa também não está definido, mas não o técnico não deve fazer muitas surpresas. Desfalque certo são Rodrigo Caio e Thiago Maia, em recuperação de lesão. Andreas Pereira é dúvida.

Foto: Marcelo Cortes / Flamengo

Provável escalação: Diego Alves; Isla, Fabrício Bruno (Gustavo Henrique), David Luiz e Filipe Luís; Willian Arão, Arrascaeta e Everton Ribeiro; Bruno Henrique, Pedro e Gabigol.

As duas equipes vêm bem nos estaduais e estão prontas fisicamente para o duelo.

Sair da versão mobile