A primeira convocação da Seleção Brasileira pós-Copa do Mundo

Depois de um ciclo de quatro anos, que se encerrou com a eliminação nas quartas de final na Copa do Mundo, era de se esperar uma renovação no elenco em sua primeira convocação após a competição. O Brasil ainda não tem um substituto para o técnico Tite, que deixou o comando da Seleção logo após a eliminação para a Croácia, portanto, ficou a cargo do técnico interino, e que comanda o time Sub-20, Ramon Menezes chamar o grupo que enfrentará o Marrocos no dia 25 de março.

Ramón ainda tem pouca experiência como técnico de clubes de futebol, mas foi campeão Sul-Americano Sub-20 no mês passado. É jovem e promissor. Uma boa pedida para ser o interino até a escolha final da direção da CBF.

Assim, confira os jogadores convocados:

Goleiros: Ederson (Manchester City), Mycael (Athletico) e Weverton (Palmeiras)

Laterais: Arthur (América-MG), Emerson Royal (Tottenham), Alex Telles (Sevilla) e Renan Lodi (Nottingham Forest)

Zagueiros: Ibañez (Roma), Éder Militão (Real Madrid), Marquinhos (PSG) e Robert Renan (Zenit)

Meio-campistas: André (Fluminense), Andrey Santos (Vasco), Casemiro (Manchester United), João Gomes (Wolverhampton), Lucas Paquetá (West Ham) e Raphael Veiga (Palmeiras)

Atacantes: Antony (Manchester United), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid), Rony (Palmeiras), Vini Júnior (Real Madrid) e Vitor Roque (Athletico)

A convocação conta com um bom número de novidades em relação àqueles que jogaram a Copa do Mundo. Dos 26 que integraram a convocação de Tite, apenas 11 estão de volta. Notamos também um bom número de atletas que atuam no Brasil, ou que saíram do país nos primeiros meses de 2023.

Ramón Menezes, em sua primeira convocação, diz priorizar a defesa da Seleção Brasileira. Segundo o técnico:

“Taticamente, vamos fazer um time muito forte na fase defensiva como foi na Sub-20, porque na fase ofensiva temos grandes jogadores.”

Entre os defensores, se destaca a presença de Arthur, jovem lateral direito do América Mineiro, de pernas 19 anos. O jogador vem chamando a atenção de grandes clubes e está cotado para se transferir para a Europa em breve. O Barcelona é um dos principais clubes que sondaram a situação doa atleta.

O goleiro Mycael é outro que chama a atenção. Da base do Athletico, ainda não estreou como profissional. Chega como terceiro zagueiro para ser observado, algo que Tite também costumava fazer. O jogador foi titular de Ramón no Sul-Americano Sub-20.

Maus um jovem atleta no setor defensivo, Robert Renan, hoje no Zenit da Rússia, mas que jogou no Corinthians, foi campeão Sul-Americano com Ramón, e tem a confiança do treinador. Foi um dos destaques brasileiros no título.

Jogadores como os Emerson Royal e Ronan Lodi nas laterais e Ibañez na zaga são atletas já convocados anteriormente, mas não estivem no Catar.

No meio de campo, a presença de três jovens atletas também chama a atenção. André, João Gomes e Andrey Santos. Os dois primeiros foram destaques em seus clubes no ano passado (Fluminense e Flamengo, respectivamente, mas João Gomes agora defende o Wolverhampton). Andrey Santos foi outro destaque na conquista do Sul-Americano Sub-20. O jogador retorna ao Vasco por empréstimo, após se transferir para o Chelsea.

No ataque, mais um jogador campeão do Sul-Americano, o jovem Vitor Roque, do Athletico. Ao lado dele, Rony, do Palmeiras, também ganha sua primeira oportunidade na Seleção. O jogador é nome importante do Verdão, sendo fundamental nas últimas conquistas do time, como as Libertadores e Brasileirão.

Confiança no Sub-20

Podemos ver que Ramón Menezes valoriza os atletas que estiveram com ele na conquista do campeonato Sul-Americano. Uma renovação deve começar por atletas jovens, e nada melhor que chamar aqueles que foram fundamentais para um título na categoria. Cinco jogadores, um em cada setor, foram convocados pelo técnico interino; Mycael, Arthur, Robert Renan, Andrey Santos e Vitor Roque.

Vitor Roque é um dos atletas mais promissores dessa lista e da atual geração do futebol brasileiro. Foi fundamental na conquista do Sul-Americano e tem uma chance grande agora no time principal.

Jogadores da Copa do Mundo

Ederson, Weverton, Alex Telles, Éder Militão, Marquinhos, Casemiro, Lucas Paquetá, Antony, Richarlison, Rodrygo e Vinicius Junior estiveram no Catar e retornam nessa convocação. O técnico disse que praticamente todos os atletas que jogaram a Copa do Mundo poderiam estar neste grupo, mas que ele buscou um equilíbrio neste primeiro momento.

O principal nome que causa dúvidas na imprensa e torcida é a inclusão de Richarlison. Apesar de ter feito uma boa Copa do Mundo, o atleta do Tottenham tem jogado pouco até agora na temporada e ainda não marcou gols na Premier League.

Antony também desperta insegurança, pois não foi bem na Copa e só agora tem se sentido bem no Manchester United, seu clube desde o inicio da temporada, quando se transferiu do Ajax.

Mais estreantes

Além dos jogadores do Sub-20, André, Andrey Santos, João Gomes, Raphael Veiga e Rony são as novidades. São jogadores de qualidade comprovada no futebol brasileiro, e que merecem uma chance de se provar na Seleção.

Raphael Veiga é o principal deles. O meia do Palmeiras é um dos principais nomes da equipe, mas sofreu muito com lesões no último ano. Muita gente desejava a convocação do jogador antes da Copa do Mundo.

As ausências

Muita gente questionou a não inclusão de Gabriel Martinelli neste time, já que o atleta do Arsenal tem jogado muita bola desde o ano passado, formando um dos melhores trios de ataque da Europa hoje. Pedro e Gabriel Barbosa também foram comentados. O técnico Ramón Menezes não deu uma explicação específica, apenas dizendo que se trata de opções, mas que estes atletas não foram descartados.

Joelinton, meia do Newcastle, te recebido muitos elogios pelo futebol que tem apresentado. O técnico citou o nome dele, dizendo que pode vestir a camisa do Brasil em pouco tempo.

Sair da versão mobile