Abel Ferreira: o arquiteto do sucesso alviverde paulista

Abel Fernando Moreira Ferreira — de criticado na Grécia a super campeão no Brasil — o treinador conquistou mais um título sob o comando do Palmeiras, o primeiro em 2024. Desde que foi anunciado como capitão da caravela alviverde em outubro de 2020, são dez (guarde este número!) taças erguidas à frente do Verdão. Poderia começar enaltecendo seu trabalho como técnico, mas além de ser um conhecedor e estrategista do futebol, Abel também é um “manager”, no verdadeiro sentido da palavra, um arquiteto meticuloso, um personagem que encara responsabilidades adicionais no dia a dia.

Para Abel, cada detalhe é crucial. Desde as minuciosas estratégias de jogo até a gestão de elenco. Seu espírito vencedor e estilo de liderança inspira e motiva elenco, dirigentes e funcionários. Exemplo disso é a profecia autorrealizável, que ronda de segunda a segunda na Academia de Futebol, acredita-se que quanto maior a crença de vencer campeonatos e alcançar o topo, maior a capacidade de influência em confiança e motivação dentro das quatro linhas.

As glórias recentes do Palmeiras têm um segredo: a “fome” de títulos, como relata o próprio: “A ambição que essa equipe tem e fome para ganhar títulos, em respeito que tem às decisões do treinador e entre eles. O bom ambiente no nosso clube e no nosso elenco. Quem não gosta de estar, tem a porta aberta. Quem está aqui, quer estar aqui. Não vamos obrigar ninguém a estar no Palmeiras, e é por isso que conseguimos criar isso.” destaca Abel após a conquista do Paulistão.

Taça erguida, medalha no peito e recorde à vista, Abel Ferreira igualou Oswaldo Brandão como o treinador com mais títulos (10) na história do Palmeiras, feito histórico na noite deste domingo (7). Ponto para a diretoria do Verdão, que mesmo após derrotas históricas — como a eliminação para o CRB na Copa do Brasil de 2021 — confiou no trabalho a longo prazo dos portugueses e colheu frutos preciosos, na verdade, permita-me definir o Abel não apenas como um fruto, mas como uma árvore frondosa, com dez frutos brilhantes espalhados por seus ramos.

Sair da versão mobile