As equipes já confirmadas no Mundial de Clubes da FIFA

Com o título da Copa Libertadores da América conquistado no último dia 29 de outubro, o Flamengo será o representante da América do Sul no Mundial de Clubes da FIFA. Mais quatro equipes também já garantiram vaga no torneio.

O clube Rubro-Negro conquistou a Taça Intercontinental em 1981, quando venceu o Liverpool por 3×0 no Japão. Neste novo formato da FIFA, a equipe carioca disputou a edição de 2019, quando venceu a Libertadores pela última vez. Naquela ocasião enfrentou o mesmo Liverpool na final, mas acabou perdendo por 1×0.

Uma curiosidade: com a classificação para o Mundial de Clubes o Flamengo disputará todos os campeonatos possíveis em 2023.

O Real Madrid será o representante europeu, já que é o atual detentor da Liga dos Campeões da Europa. os Merengues conquistaram a Europa pela 14ª vez, com Vinícius Júnior, marcando o gol do título diante do Liverpool.

O Seattle Sounders é o representante da CONCACAF. O time Norte-Americano acabou com a hegemonia das equipes do México, que conquistaram todas as edições desde o ano de 2006. No agregado, o Seattle, venceu o Pumas-MEX por 5×2 e fará sua estreia no Mundial de Clubes.

Da África o representante será o marroquino Wydad Casablanca, que bateu o favorito Al-Ahly na final. Esta é a segunda vez que a equipe do Marrocos disputas o Mundial de Clubes. A outra vez foi em 2017, quando terminou na sexta colocação.

Por fim, o último time já confirmado é o Auckland City, representante da Oceania. O time da Nova Zelândia venceu o Vênus, da Polinésia Francesa, por 3×0 na final da Liga dos Campeões do continente. É, por enquanto, a equipe que mais vezes disputou o Mundial de Clubes, indo para a sua 10ª participação.

Da Ásia virá o sexto participante. A Liga dos Campeões do Continente já tem o Urawa Reds Diamonds como primeiro finalista, ao vencer Jeonbuk na final Oriental (2×2 no tempo normal e 3×1 nos pênaltis). O outro finalista será o representante Ocidental que será conhecido em 7 de fevereiro de 2023.

Por fim falta também o representante do país-sede. Como a FIFA ainda não divulgou nem local ou data do torneio, também não se tem informação deste participante que, provavelmente será o campeão nacional anterior à data do Mundial.

A expectativa é que a Copa do Mundo de Clubes da FIFA aconteça no mês de abril de 2023 (novamente acontecerá no ano seguinte, mas desta vez por conta da Copa do Mundo).

Sair da versão mobile