As principais negociações do mercado europeu

A janela do mercado europeu está prestes a fechar, e vários negócios gigantes foram completados durante este período. A temporada em várias ligas começou há algumas semanas e já podemos ver alguns desses reforços em ação por seus novos clubes.

Listamos os 15 principais negócios desta janela de transferências europeias, de acordo com o site Transfermarkt:

Vale lembrar que a lista ainda pode mudar até o dia 01 de setembro.

1 – Declan Rice

Disputado entre Manchester City e Arsenal, o volante inglês foi um dos jogadores que se valorizou na última temporada. Assim, os Gunners precisaram desembolsar cerca de 116 milhões de euros para contar com seu futebol. Rice, de 24 anos, era exatamente o que Arteta precisava para completar seu meio-campo. No West Ham, seu antigo clube, conquistou a Conference League na temporada passada.

2 – Moisés Caicedo

O equatoriano foi o jogador de origem sul-americana mais valorizado da janela europeia, com o Chelsea pagando 116 milhões de euros por ele, junto ao Brighton, e assim vencendo a concorrência do Liverpool. O volante de apenas 21 anos é bastante promissor, sendo um grande marcador, mas também uma atleta que sabe trabalhar bem a bola. Mais um toque de qualidade no meio campo de Pocchettino, já que promete fazer uma dupla de respeito com Enzo Fernández.

3 – Jude Bellingham

O Real Madrid não hesitou em pagar 103 milhões de euros pelo meia inglês Jude Bellingham, de 20 anos. Um dos mais promissores jogadores de sua geração, o atleta foi contratado junto ao Borussia Dortmund. Jude já teve um impacto positivo, contribuindo com gols importantes já nas primeiras partidas com a camisa do novo clube.

4 – Harry Kane

Chegou a hora de Harry Kane brigar por troféus grandes. Não que ele não os tenha disputado no Tottenham, mas ao assinar com o Bayern suas chances aumentam exponencialmente. Vendido por 100 milhões de euros, mesmo aos 30 anos o jogador tem muito ainda a oferecer. É um artilheiro nato, posição que o time alemão buscava desde a saída de Robert Lewandowski.

5 – Josko Gvardiol

Alguns podem dizer que o Manchester City pode ter gastado um pouco demais na contratação de um defensor. O valor de 90 milhões de euros pago ao RB Leipzig parece exagero, não fosse Gvardiol ser um dos mais promissores zagueiros de sua geração. Com apenas 21 anos, foi um dos melhores defensores da última Copa do Mundo, atuando pela Croácia. Além disso, é polivalente, podendo jogar como lateral e até mesmo como volante. E sabemos o que Guardiola é capaz de fazer com jogadores talentosos à sua disposição.

6 – Neymar Jr

O brasileiro Neymar Jr entra nesta lista por ter se transferido do Paris Saint-Germain para o Al-Hilal, da Arabia Saudita. Foram 90 milhões de euros investidos no jogador. Para muitos foi (mais um passo) errado em sua carreira. Aos 31 anos, o jogador que desejava ser melhor do mundo, parece ir na contramão de seu sonho, mesmo com a promissora evolução do futebol saudita.

7 – Rasmus Højlund

O promissor atacante dinamarquês foi contratado pelo Manchester United, que desembolsou 75 milhões de euros para contar com o antigo jogador da Atalanta. Hojlund tem apenas 20 anos, e deve figurar no ataca dos “Red Devils” por anos, caso cumpra as expectativas.

8 – Kai Havertz

Mais uma contratação do Arsenal, o polivalente Havertz parecia já desgastando no Chelsea, onde foi campeão da UEFA Champions League em 2020/21, inclusive marcando o gol do título. Chega sob o comando de Arteta em busca de dar mais qualidade ao meio-campo e ao ataque. Apesar de toda a história, o alemão tem apenas 24 anos, com margem para evoluir mais.

9 – Dominik Szoboszlai

Outro jogador que deixou o RB Leipzig, Szoboszlai é um jogador húngaro talentoso de apenas 22 anos. Tem muita qualidade no passe e na bola parada, e chegou ao Liverpool 70 milhões de euros. É um dos jogadores para a proposta de rejuvenescer o meio-campo do time de Jurgen Klopp, mantendo a qualidade que sempre teve, mas vinha decaindo da temporada passada para cá.

10 – Mason Mount

Outro jogador que deixou o Chelsea, Mount, de 24 anos, não vivia mais o melhor momento no clube da capital sendo, então, negociado com o Manchester United por 64,2 milhões de euros. O jogador chega para ser opção de rotação no meio-campo, podendo atuar pelos lados. Mount surgiu como uma das maiores promessas do futebol inglês, e foi importante no título da Champions League de 2020/21 do Chelsea.

11 – Sandro Tonali

Um dos melhores jogadores italianos da última temporada, Tonali, de 23 anos, saiu do Milan para o Newcastle por 64 milhões de euros. O jogador é um grande condutor do meio-campo, e tem tudo para liderar o promissor time de Eddie Howe, atuando ao lado de Bruno Guimarães.

12 – Roméo Lavia

Outro reforço do Chelsea, o belga Roméo Lavia foi contratado junto ao Southampton por 62,1 milhões de euros e deve ser uma boa opção ao time no meio-campo. Lavia é um volante que sabe sair jogando, mas também é bom marcador. O atleta tem somente 19 anos, com muita margem para evoluir.

13 – Christopher Nkunku

Mais um atleta que chegou ao Chelsea, e é outro que deixou o RB Leipzig nesta temporada. Nkuku é um jogador que pode atuar em várias funções no meio de ataque e pode ser fundamental para a nova fase do clube londrino. Com 25 anos, foi contratado por 60 milhões de euros.

14 – Jérémy Doku

Doku foi uma das revelações belgas do Campeonato Europeu sub-17 de 2018 e chega ao Manchester City como uma grande promessa. O jogador, que deixou o Rennes por 60 milhões de euros, é muito habilidoso e joga, preferencialmente, pelo lado do capo. Com 21 anos, será mais um a ser trabalhado por Pep Gaurdiola.

15 – Manuel Ugarte

O volante uruguaio é, sem dúvidas, um dos melhores de sua geração. Contratado pelo Paris Saint-Germain juto ao Sporting de Portugal por 50 60 milhões de euros, deve comandar o meio da equipe da capital francesa, mesmo tendo apenas 22 anos.

Menção para:

Malcom e Otávio entram para esta lista por terem sido negociados pelos mesmos valores de Ugarte, mas além da nacionalidade em comum com Neymar (no entanto, Otávio joga pela Seleção de Portugal), os dois atletas deixaram a Europa com destino para o Campeonato Saudita.

Malcom

Malcom deixou o Zenit, da Rússia, por 60 milhões de euros, e já figurou algumas vezes na Seleção Brasileira. Já fez sua estreia no Al Hilal, mesmo time de Neymar, inclusive já marcando alguns gols. O jogador tem 26 anos.

Otávio

O meia luso-brasileiro Otávio reforça o já poderoso tome do Al Nassr, que conta com atletas como Talisca, Brosovic, Sadio Mané e seu compatriota Cristiano Ronaldo. O atleta de 28 anos fez parte de várias convocações da Seleção portuguesa, inclusive do grupo na Copa do Mundo de 2022. Foi negociado juto ao Porto por 60 milhões de euros.

Sair da versão mobile