Boca Juniors dá a saída de bola nos dois tempos e arbitragem não percebe

Erro aconteceu na vitória por 3 a 1 sobre o Recoleta, pela Copa Sul-Americana; Leandro Paredes admitiu que jogadores do Boca perceberam a situação

Uma cena incomum marcou a vitória do Boca Juniors por 3 a 1 sobre o Deportivo Recoleta, do Paraguai, nesta terça-feira (11), pela partida de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana. O clube argentino foi responsável pela saída de bola tanto no primeiro quanto no segundo tempo, em desacordo com o procedimento previsto nas regras do futebol. A equipe de arbitragem, comandada pelo chileno Piero Maza, não percebeu o erro e autorizou as duas cobranças.

A situação se repetiu praticamente da mesma maneira nas duas etapas. Miguel Merentiel colocou a bola em jogo e tocou para Leandro Paredes no início do primeiro tempo. Após o intervalo, com as equipes já tendo trocado de lado, Maza voltou a autorizar o Boca a iniciar a partida, e Merentiel novamente entregou a bola para o capitão argentino.

Paredes admite que Boca percebeu o erro

O mais curioso é que pelo menos alguns jogadores do Boca perceberam o que estava acontecendo. Questionado depois da partida, Paredes confirmou que notou que sua equipe estava realizando novamente a saída de bola, mas decidiu seguir a orientação do árbitro.

“Sim, percebemos. Mas o árbitro disse que saía o Boca, então saímos.”

A declaração foi dada após a partida e publicada pela TyC Sports.

O que diz a regra?

A Regra 8 da International Football Association Board (IFAB) estabelece o procedimento da saída de bola. Antes da partida, um sorteio define se a equipe vencedora escolherá o lado do campo ou se ficará com o pontapé inicial. Dependendo dessa decisão, o adversário recebe a outra opção. No segundo tempo, quem havia escolhido o lado do campo no início do jogo é responsável pela saída de bola. Na prática, portanto, cada equipe deve realizar uma das duas saídas que iniciam os tempos regulamentares.

A mesma regra determina ainda que, em caso de infração ao procedimento da saída de bola que não esteja especificamente prevista em outra situação, a cobrança deve ser repetida. Isso não aconteceu no confronto entre Boca e Recoleta, já que a equipe de arbitragem não identificou o equívoco naquele momento.

O episódio, entretanto, não gera automaticamente punição esportiva ao Boca Juniors ou anulação da partida. Segundo o UOL, a responsabilidade pelo controle correto do reinício é da arbitragem, e caberá à Conmebol avaliar a atuação de Piero Maza e de sua equipe.

Boca virou a partida no segundo tempo

A curiosidade aconteceu justamente em uma partida na qual o intervalo mudou completamente o rumo do confronto. O Recoleta terminou o primeiro tempo vencendo por 1 a 0, mas o Boca reagiu depois da pausa e virou para 3 a 1, com gols de Santiago Ascacíbar, Milton Delgado e Leonel Flores. A partida foi realizada no Estádio Tomás Adolfo Ducó, casa do Huracán, porque a Bombonera passa por trabalhos no gramado.

Com o resultado, o Boca leva vantagem para o segundo confronto das oitavas. A volta está marcada para 18 de agosto, no Paraguai, com mando do Recoleta.

Independentemente do resultado da eliminatória, a partida já ficará marcada por uma falha rara: durante alguns segundos, jogadores, árbitro, assistentes e demais integrantes da equipe de arbitragem permitiram que o mesmo time começasse os dois tempos com a bola.

Sair da versão mobile