Brasileiros dominam a Europa

O Brasil é o único país do mundo a ter atletas disputando todas as finais de Liga dos Campeões do Século XXI

Italianos? Franceses? Ingleses? Alemães? Holandeses? Nada disso…

Apenas jogadores brasileiros estiveram presentes em TODAS as finais de UEFA Champions League do século XXI, a última que não tinha um atleta do país do futebol foi em 1999, no duelo entre Bayern de Munique e Manchester United. Mais uma curiosidade, é que em todos os campeões, de lá para cá, o país teve pelo menos um representante.

Nos dias atuais, vemos que boa parte dos melhores atletas brasileiros vão jogar no velho continente. No final dos anos 90 e início dos anos 2000, alguns ainda preferiam ficar em território nacional, mas a evolução e os altos salários do futebol europeu passaram a atrair os atletas.

Vamos conferir um pouco desse fato curioso lembrando de cada uma das finais desde 2000:

1999-2000

Real Madrid 3 x 0 Valência

Roberto Carlos era o lateral titular do clube merengue, que ainda contava com Sávio no banco, um velho conhecido do torcedor do Flamengo.

2000-2001

Bayern 1 x 1 Valência
Pênaltis (5 x 4)

O atacante Élber era o camisa 9 do clube Bávaro, que tinha também Paulo Sergio no banco de reservas.

2001-2002

Bayern Leverkusen 1 x 2 Real Madrid

Roberto Carlos e Flávio Conceição estavam nos Real Madrid, enquanto o Leverkusen tinha o Zagueiro campeão do mundo, Lúcio.

2002-2003

Juventus 0 x 0 Milan
Pênaltis (2 x 3) 

A equipe do Milan contava com 3 brasileiros, um deles titular, o goleiro Dida. Roque Junior e Serginho estavam no banco da equipe que foi campeã nos pênaltis.

2003-2004

Monaco 0 x 3 Porto 

O Porto contava com dois jogadores brasileiros, Derlei e Carlos Alberto. Aliás, Carlos Alberto foi o autor de um dos gols que consagrou o clube português vitorioso.

2004-2005

Liverpool 3 x 3 Milan
Pênaltis (3 x 2)

A partida conhecida como o milagre de Istambul teve quatro brasileiros em campo. Dida, Cafu, Kaká e Serginho jogavam naquele Milan que abriu 3 a 0 no primeiro tempo, e viu os Reds empatarem o jogo no segundo tempo. A partida foi para os pênaltis e o clube inglês saiu campeão em uma das finais mais emblemáticas da história do futebol.

2005-2006

Barcelona 2 x 1 Arsenal

A partida contou com brasileiros dos dois lados. O Arsenal tinha Gilberto Silva como um dos meias. Já o Barcelona contava com o melhor jogador do mundo na época, Ronaldinho Gaúcho. Além dele Edmílson, Sylvinho e Belletti, o improvável autor do gol do título.

2006-2007

Liverpool 1 x 2 Milan

A vingança daquela final de 2005 aconteceu neste jogo. O Milan saiu campeão e com um brasileiro sendo destaque. Kaká foi o principal jogador daquela competição e meses depois foi eleito o melhor jogador do mundo. Dida, Cafu e Serginho também seguiam na equipe Rossoneri.

2007-2008

Chelsea 1 x 1 Manchester United
Pênaltis (5 x 6)

Belletti e o Zagueiro Alex jogavam pelo Chelsea. Já do lado dos Red Devils o meia Anderson estava no elenco. Apenas Belletti entrou em campo naquele jogo, mas no último minuto da prorrogação.

2008-2009

Barcelona 2 x 0 Manchester United

Sylvinho foi titular do Barcelona neste duelo. Do outro lado, no Manchester United o meia Anderson também jogou a partida. O lateral Rafael, que hoje joga no Botafogo, estava no banco do time inglês.

2009-2010

Internazionale 2 x 0 Bayern 

A Inter de Milão contava com um esquema defensivo cheio de brasileiros. Júlio César, o melhor goleiro do mundo naquele ano, o  lateral Maicon e o zagueiro Lúcio, neutralizam o ataque da equipe alemã. Os três foram convocados e disputaram a copa do mundo daquele ano.

2010- 2011

Barcelona 3 x 1 Manchester United

Os laterais Daniel Alves e Adriano estavam no Barcelona. Já no Manchester United, o Lateral Fábio e o meia Anderson estavam no elenco.

2011-2012

Chelsea 1 x 1 Bayern 
Pênaltis (4 x 3)

David Luiz, na época com 25 anos, era titular da zaga do Chelsea enquanto o lateral Rafinha, com 27 anos, foi reserva do Bayern de Munique naquela final. Atualmente os dois estão próximos do fim da carreira, atuando em clubes brasileiros, David Luiz defende o Flamengo, e Rafinha, que também passou pelo rubro negro, joga pelo São Paulo.

2012-2013

Bayern 2 x 1 Borussia Dortmund

O Bayern tinha uma dupla de brasileiros que no ano seguinte estaria na copa do mundo. O zagueiro Dante e o meia Luiz Gustavo. Já o Borussia Dortmund contava com Felipe Santana em seu plantel.

2013-2014

Real Madrid 4 x 1 Atlético de Madrid

No jogo que deu a décima orelhuda para o Real Madrid, o lateral Marcelo saiu do banco para marcar um dos gols do título, já na prorrogação. No Atlético de Madrid, a dupla Filipe Luis e Miranda fizeram parte da defesa naquele jogo. O meia Diego Ribas estava como opção no banco.

2014-2015

Barcelona 3 x 1 Juventus

O campeão contava com quatro brasileiros no elenco e dois deles jogaram a partida, Daniel Alves e Neymar, que marcou um dos gols do título. Rafinha Alcântara e o Adriano estavam no Banco. A vice-campeã Juventus não tinha jogadores brasileiros.

2015-2016

Real Madrid 1 x 1 Atlético de Madrid
Pênaltis (5 x 3)

Os Laterais Marcelo, Danilo e o volante Casemiro estavam no Real Madrid, enquanto Filipe Luis seguia no Atlético de Madrid.

2016-2017

Real Madrid 4 x 1 Juventus

Uma lateral repleta de brasileiros, com Marcelo e Danilo do lado do Real Madrid e Daniel Alves e Alex Sandro pela Juventus. Ainda no campões Merengues tinha o meia Casemiro e na Velha Senhora o goleiro Neto (no banco).

2017-2018

Real Madrid 3 x 1 Liverpool

E no tricampeonato consecutivo do Real Madrid, Marcelo e Casemiro estiveram novamente presentes. Roberto Firmino era o único brasileiro no Liverpool.

2018-2019

Liverpool 2 x 0 Tottenham

Alisson, Fabinho e Firmino foram titulares na conquista do título do Liverpool. Do lado do Tottenham, Lucas Moura entrou no segundo tempo.

2019-2020

Paris Saint Germain 0 x 1 Bayern

Neymar buscava seu título como protagonista do Paris Saint-Germain, mas o sonho não foi concretizado. Além dele, Marquinhos e Thiago Silva faziam parte daquele time, que viu o compatriota Philippe Coutinho ser campeão pelo Bayern de Munique.

2020-2021

Chelsea 1 x 0 Manchester City

Nesta final haviam quatro Brasileiros, mas apenas um saiu campeão, Thiago Silva, que defendia o Chelsea. Ederson era o goleiro titular do Manchester City, que ainda tinha Gabriel Jesus e Fernandinho no banco, com os dois entrando no decorrer do segundo tempo. 

2021-2022

Real Madrid 1 x 0 Liverpool

Final decidida por um brasileiro. Vinicius Junior marcou o único gol da partida e comemorou junto com Éder Militão, Casemiro, Marcelo e Rodrygo. Já o Liverpool tinha o talento brasileiro de Alisson, Fabinho e Firmino.

A final contou com OITO jogadores brasileiros, é o recorde de atletas do país do futebol em uma final de Champions.

2022-2023

Manchester City 1 x 0 Internazionale

Apenas um brasileiro, e foi o suficiente para o Manchester City conquistar pela primeira vez a Europa. O goleiro Ederson fez uma atuação muito segura e garantiu o tão sonhado troféu. 

E aí, será que teremos mais brasileiros na final da atual temporada?

Sair da versão mobile