Os clubes brasileiros que hoje fazem parte da Séries A e B se reuniram para tentar criar a LIBRA, Liga do Futebol Brasileiro, mas somente seis equipes da elite assinaram o termo, juntamente com outros dois da segunda divisão.
A proposta da LIBRA é a criação de uma Liga semelhante à La Liga, da Espanha, passando o comando do futebol brasileiro aos clubes, retirando o poder que hoje pertence À CBF. Seria uma experiência diferente do que acontece hoje.
Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Bragantino, Santos, São Paulo, Cruzeiro e Ponte Preta foram os únicos times que assinaram o acordo.
Outro grupo de clubes, América-MG, Atlético-GO, Athletico, Avaí, Ceará, Coritiba, Cuiabá, Fortaleza, Goiás e Juventude, pediram um tempo maior para analisar a proposta. Os dirigentes destas equipes alegam que a cota de direitos de transmissão não são justas e precisam ser revistas.
Nova reunião está marcada par ao próximo dia 12 a fim de decidir novos detalhes da Liga, como quem a administrará, divisão das cotas e dos recursos gerados, e quais os produtos oferecidos.
Ainda há muito a ser decidido, principalmente em se tratando das questões financeiras. Parece que a Liga está prestes a acontecer, mas não tão rápido como se esperava.