Na quinta posição da tabela classificatória, a seleção brasileira tem preocupado mesmo os seus fãs mais positivos. Afinal, o time sofreu derrotas não só para equipes de nível semelhante, mas também para seleções historicamente inferiores. Da mesma forma, o desempenho em campo é claramente desanimador.
Com isso, uma só dúvida parece continuar a insistir na cabeça de todos os envolvidos com o esporte: a classificação do Brasil para a próxima Copa do Mundo está ameaçada? Será que, de maneira totalmente inédita, os palpites de futebol não seguirão a tendência histórica inquestionável e o time não se classificará para o torneio?
Resultados não animam, mas classificação é provável
Sim, o desempenho da seleção não tem sido animador. Após a Copa do Mundo de 2022, foram 6 derrotas, 8 empates e 9 vitórias. Mais que isso: o Brasil perdeu para equipes como Senegal, Marrocos e Paraguai, que contam com elencos teoricamente mais fracos.
Assim, a Canarinho acaba acumulando, até agora, a pior campanha do século nas Eliminatórias e um dos momentos mais desanimadores de sua história recente, com certeza impulsionado pela ausência de Neymar, depois de mais de 10 anos de sua estreia e presença constante na equipe.
Todavia, a mudança de formato da Copa do Mundo adicionou mais duas vagas de classificação direta. Como resultado, mesmo em quinto lugar, o Brasil segue na zona de classificação. Adicionalmente, uma sétima vaga será disputada num novo torneio. Essa vaga, a repescagem, envolve disputas com equipes das outras confederações, com exceção da UEFA.
Assim, para não se classificar, o Brasil precisa ficar abaixo da sexta posição nas eliminatórias da CONMEBOL e perder a repescagem. Ocupando atualmente a quinta posição, a classificação é provável, apesar de estar longe da certeza.
Quem o Brasil vai enfrentar?
Para ter uma visão mais completa das chances do Brasil nas qualificatórias, é importante analisar as 6 partidas restantes. São 18 pontos em disputa, com 3 adversários acima dele na tabela.
Colômbia — 20 de Dezembro
A Colômbia está com um ponto a mais do que o Brasil. Sobre a última partida entre as seleções, o resultado foi um empate que decepcionou os torcedores brasileiros.
Já a partida anterior, o Brasil foi derrotado, com um único gol decidindo a vitória dos colombianos. Assim, analisando puramente o retrospecto recente entre os dois times, os resultados não são tão positivos.
Argentina — 25 de Março
A atual campeã mundial também é líder nas eliminatórias, com 8 vitórias, 2 derrotas e 1 empate. Consequentemente, sua classificação é quase certa, mesmo que tropece nos jogos restantes. Com isso exposto, há chances do Brasil tirar uma vitória contra os argentinos?
É pouco provável. Apesar de alguns tropeços recentes, a Argentina segue jogando num nível semelhante ao que a levou ao título em 2022. Além disso, também conquistou da última Copa América.
Equador — 04 de Junho
Em terceiro lugar no grupo das eliminatórias, o Equador também está com apenas um ponto a mais do que o Brasil. Além disso, perdeu para a seleção brasileira em setembro de 2024.
E no prognóstico geral, como o time vem jogando? Nas últimas partidas, com exceção da derrota já citada, o Equador teve bom desempenho, com até mesmo uma goleada de 4 a 0 contra a Bolívia.
Indo mais para trás, dá para notar uma certa inconsistência, com o time tendo dificuldades contra seleções fortes, como Argentina e Itália. Há certa chance do Brasil conseguir 3 pontos, caso repita o último resultado.
Paraguai — 09 de Junho
A derrota do Brasil contra o Paraguai em setembro de 2024 foi um dos momentos mais lamentados pela torcida. Afinal, não só se esperava uma vitória com relativa facilidade, mas um desempenho muito melhor em campo.
Olhando para os últimos resultados da seleção paraguaia, a vitória contra o Brasil realmente foge das tendências. Entretanto, a equipe conseguiu vencer a Argentina e empatar com o Uruguai, no final de 2024.
Chile — 09 de Setembro
O Chile está entre as equipes vencidas pelo Brasil nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Em 10 de outubro, a seleção brasileira venceu a seleção chilena por 2 a 1. A vitória foi apertada, com o gol que definiu o placar sendo marcado aos 44 minutos do segundo tempo.
O desempenho recente do Chile indica que o Brasil pode conseguir mais 3 pontos numa segunda vitória. Ou seja, é outra partida em que, se não ocorrer um tropeço, a seleção brasileira pode pontuar.
Bolívia — 14 de Setembro
Atualmente, a Bolívia se encontra em sétimo lugar do grupo, com 4 pontos a menos que o Paraguai, em sexto. Como um adversário mais fraco historicamente, o fato desse ser o último confronto pode ajudar diante de cenários arriscados. Recentemente, ela levou duas goleadas: 6×0 Argentina e 4×0 Equador. É bem difícil que o Brasil perca.
O Brasil já decepcionou: mas pode dar a volta por cima
Com uma campanha muito abaixo da média nas Eliminatórias, nessa altura, o Brasil já decepcionou os torcedores. Entretanto, como a famosa frase “futebol é momento” ilustra bem, os próximos 6 jogos são uma oportunidade para que a seleção não apenas confirme a provável classificação, mas volte aos eixos como uma das melhores do mundo, mesmo que ainda longe de sonhar com um possível hexa.