Com brilho de Caio Henrique, Mbappé e Ugarte, Ligue 1 começa a tomar forma: PSG persegue Monaco enquanto Marseille tropeça

12 CAIO HENRIQUE (asm) during the Ligue 1 Uber Eats match between Association Sportive de Monaco Football Club and Racing Club de Lens at Stade Louis II on September 2, 2023 in Monaco, Monaco. (Photo by Christophe Saidi/FEP/Icon Sport)

Com duas assistências de Caio Henrique, o Monaco despachou o Lens por 3 a 0 e abriu vantagem na liderança da Ligue 1.

Além de despachar o 2º colocado da temporada passada, o Monaco contou com empates do Olympique de Marseille e Reims para abrir um pontinho a mais de vantagem para o 2º colocado que, agora, é o Paris Saint-Germain.

Antes de destacar Caio Henrique, vale olhar a forma que o Monaco, sensação nesse início de temporada com o melhor ataque do campeonato e liderança pela terceira rodada em quatro disputadas, se posiciona dentro de campo.

O posicionamento médio da equipe contra o Lens mostra um time que se posiciona com três zagueiros – com Maripán na sobra – e que dá liberdade aos seus laterais brasileiros Caio Henrique (12) e Vanderson (2) em jogarem a maior parte do tempo do meio para frente.

Além disso, conseguimos através do posicionamento médio notar uma aproximação entre os homens da frente: Minamino, Golovin, Fofana e o atacante Ben Yedder formando um bloco ofensivo que ganha apoio dos laterais.
 

Caio Henrique deu duas assistências na última rodada e junto do seu companheiro Takumi Minamino, que veio do Liverpool na temporada passada e só nessa temporada parece ter reencontrado seu melhor futebol, lideram o ranking de assistências.
 

Quem se aproveitava dessas assistências era Ben Yedder, que, até então, era o artilheiro da competição. Só que, nessa rodada, o rei voltou e chegou chegando.

Com dois gols na rodada, Mbappé parece que voltou bolado para recuperar o local que ele frequentou nas últimas cinco temporadas: a artilharia.

Sob comando de Mbappé, o Paris Saint-Germain foi a Lyon e atropelou sem dó nem piedade o time da casa. Um sonoro 4 a 1 em que poderia ter sido mais se o clube da capital francesa não tivesse tirado o pé já que, no intervalo, o placar marcava 0-4 para os visitantes.

Em campo, o que se via era um PSG avançando suas linhas e empurrando o Lyon pra trás no primeiro tempo. Contudo, o Lyon, nos contra-ataques, tinha chances e quem olha a estatística do jogo até pensa que foi uma partida equilibrada, mas o desequilíbrio defensivo do Lyon + a excelente performance de Donnarumma, goleiro do PSG, foi determinante para o placar dilatado.

Além dos gols de Mbappé, Asensio marcou um e Hakimi outro. Mas, um dos principais destaques deste “novo” PSG é o uruguaio Manuel Ugarte.

Revelado pelo Fênix (URU) e contratado a peso de ouro junto ao Sporting (POR), Ugarte, com apenas 22 anos, foi um dos nomes do PSG ao sofrer o pênalti do primeiro gol e dar assistência para Asensio marcar o terceiro.

De brasileiros na rodada, o zagueiro Dante, aquele mesmo da Copa do Mundo de 2014, deu assistência para o primeiro gol na vitória do Nice por 2 a 0 sobre o Strasbourg.

Já Renan Lodi passou em branco no tropeço do Marseille perante o Nantes. Com um a mais desde os 9’ do 1º tempo, o Marseille conseguiu complicar uma partida mesmo finalizando 26 vezes.

Inclusive, o Marseille é o time que mais finalizou na competição. Só que…

E, tal qual os campeonatos mundo afora, a Ligue 1 interrompe suas partidas por conta da “Data Fifa” e volta no fim de semana dos dias 16 e 17 de setembro.

Até lá!

Sair da versão mobile