Fim da fase de grupos da Copa Africana de Nações

Os principais pontos da CAN até o momento, com os destaques da competição

Terminada a fase de grupos da Copa Africana de Nações, tivemos algumas surpresas e algumas decepções pelo caminho. Vamos comentar um pouco do que foi visto antes das oitavas de final, que se inicia no próximo domingo.

MELHOR SELEÇÃO

A Nigéria foi a única seleção que terminou a fase de grupo com 100% de aproveitamento. Foram três vitórias em três jogos. Nem sempre apresentou um futebol bonito, mas foi eficiente e conseguiu alcançar, sem sustos, a classificação.

PIOR SELEÇÃO

Gana estava em um grupo que poderia se classificar sem tantos problemas, contra Marrocos, Comores e Gabão, mas perderam dois dos três jogos que disputou. Uma das potencias de continente não conseguiu se impor em nenhum jogo, mesmo contando com atletas do nível Amartey, Partey e os irmãos Ayew.

SELEÇÃO SURPRESA

Comores foi a sensação do torneio na fase de grupos. Venceu a favorita Gana e fez história ao se classificar para as oitavas de final logo em sua primeira participação na competição continental. Vale mencionar ainda outras duas seleções: Gambia também merece destaque, já que também estreia na CAN e também conseguiu a classificação. Serra Leoa, apesar de não avançar, fez um torneio digno com um time muito inferior aos seus adversários.

SELEÇÃO DESTAQUE

A dona da casa Camarões é, sem dúvida, o destaque desta Copa Africana. O time demonstra bom entrosamento e qualidade, com o melhor futebol da competição. Não fechou com 100% de aproveitamento pois entrou na última rodada já garantida na fase seguinte, e acabou empatando com uma eficiente seleção de Cabo Verde.

SELEÇÃO DECEPÇÃO

A última campeã Argélia conseguiu terminar na lanterna de seu grupo, com apenas um ponto conquistado. Não conseguir vitórias em um grupo que contava com Costa do Marfim, Guiné Equatorial e Serra Leoa é decepcionante. Uma das principais favoritas foi para casa mais cedo.

MELHOR JOGADOR

Vincent Aboubakar tem feito uma grande competição. O atacante e capitão do time tem sido importantíssimo para a seleção de Camarões, tanto com seus gols quanto com sua liderança.

JOGADOR DECEPÇÃO

O ganês André Ayew fez uma CAN bem abaixo do que se espera para um jogador com sua experiência e qualidade. Apesar de marcar um gol no empate contra o Gabão, conseguiu ser expulso diante de Comores, no jogo que poderia se classificar, ainda no primeiro tempo.

JOGADOR REVELAÇÃO

No grupo mais complicado da CAN, contra seleções muito favoritas, Serra Leoa ficou em terceiro e só não se classificou por conta do desempate na pontuação. Conseguiu segurar as duas adversárias mais fortes, Costa do Marfim e Argélia, graças aos esforços do jovem goleiro Mohamed Nbalie Kamara, que atua no East End Lions, time de seu país. O goleiro fez defesas incríveis, pegou pênalti e foi o melhor jogador na estreia do torneio (e se emocionou ao receber o troféu).

GOL MAIS BONITO

Ablie Jallow (Gabão contra Tunísia)

NÚMEROS

Jogos totais

36 jogos

Gols totais

68 gols marcados

Seleção com mais gols

Camarões com sete gols

Seleção que mais sofreu gols

Mauritânia com sete gols

Artilheiro

Aboubakar (5 gols)

A SEQUÊCIA DA COPA AFRICANA DE NAÇÕES

Todas a imagens e artes são do perfil oficial da competição no twitter, que pode ser acessado aqui: Confederation of African Football
Sair da versão mobile