Ao final do primeiro turno da Ligue 1 Uber Eats 22/23, o Lens estava somente três pontos atrás do Paris Saint-Germain. Só que três rodadas depois, o cenário mudou por inteiro e, agora, o time da capital, abriu oito pontos de diferença graças a dupla Messi & Hakimi.
Assim, nesse momento, os olhos se viram para disputa pela segunda e terceira vaga para a Champions League, aquelas que dão vagas direta ao torneio continental e para a fase eliminatória respectivamente.
E os concorrentes para as três vagas são: Olympique de Marseille, Lens e Monaco.
Atualmente na 4ª posição e fora da Champions League se o campeonato terminasse agora, o Monaco foi o único dos três que venceu sua partida: 2 a 0 sobre o Clermont. O Marseille apanhou do Nice por 3 a 1, em casa, enquanto o Lens ficou em um empate xoxo com o Brest em 1 a 1, fora.
A propósito, o Monaco, desde que o campeonato voltou na 16ª rodada, ou seja, sete jogos atrás, o time que mais pontos somou.
E quem mais gols fez também…
Por falar em gols, teve gol de Breel Embolo, seu 12º na competição.
Com isso, o Embolo ajudou a dar uma “embolada geral” no empate com 12 gols. São cinco jogadores, dois monegascos: Embolo e Ben Yedder (Monaco), Neymar (PSG), Jonathan David (Lille) e Terem Moffi (ex- Lorient, agora, no Nice).
Além de Embolo, o único dos principais artilheiros que marcou na rodada foi Alexandre Lacazette. O Lyon venceu por 3 a 1 o Troyes.
Também teve mais uma assistência de Caio Henrique. É a sétima! E o jogador já aparece bonitão ali no Top 5 assistências.
E tem brasileiro se destacando na Ligue 1 deste ano no setor defensivo também!
O Nantes, desde que o campeonato retornou pós-Copa, foi o time quem menos gols sofreu: 2, sendo os dois na mesma partida e um deles, contra, de João Victor, jogo de sua estreia.
Nesta rodada, o Nantes venceu o fraco Ajaccio por 2 a 0.
Terceira melhor defesa pós Copa, o Reims segue sua trajetória sem derrotas. São 14 jogos.
Mas, apesar do número expressivo, o Reims empatou muitas vezes nessa sequência: 9 vezes! E é o time que mais empatou no campeonato: 12 vezes.
E a invencibilidade do PSG se manteve graças ao lateral-direito marroquino Hakimi.
Além de um golaço, Hakimi também deu assistência Lionel Messi marcar o gol da virada do PSG sobre o Toulouse no Parc de Princes.
Com Messi e Hakimi atuando pelo lado direito, nota-se uma profunda preferência pelos ataques nesse setor ao analisarmos o desempenho diante do Toulouse.
Sem Mbappé e Neymar, ambos lesionados, Messi vem sendo destaque da equipe parisiense.
Foi dele o gol da vitória.
O argentino já apresenta números melhores do que na temporada passada.
Na rodada que vem, teremos um Monaco x PSG para animar e todos ficarem de olhos.
Uma vitória do Monaco acirra ainda mais um campeonato em que as vagas europeias estão em aberto, além de trazer a possibilidade de abrir novamente o campeonato com uma possível redução da vantagem do PSG.
Para ajudar, o PSG ainda virá de uma sequência pesadíssima já que, nessa semana, enfrenta o arquirrival Olympique de Marseille pelas oitavas-de-final da Copa da França e, na terça-feira, dia 14, três dias depois do confronto com o Monaco pela Ligue 1, vem o confronto contra o poderoso Bayern de Münique pela Champions League.
Já o Lens pega um Lyon que não perde há três rodadas e que busca a reabilitação na tabela comandado pelo vice-artilheiro Alexandre Lacazette.
Até lá!