Veja como ficaram as principais ligas europeias em 2022-2023.
INGLATERRA
Campeão: Manchester City
Champions League: Arsenal; Manchester United e Newcastle
Europa League: Liverpool e Brighton
Conference League: Aston Villa
Rebaixados: Leicester; Leeds United e Southampton.
Foi uma temporada em que o Arsenal dominou por muito tempo, mas acabou sendo superado, nas rodadas finais, pelo Manchester City. O Newcastle é a surpresa boa, com uma campanha sensacional. O Liverpool teve dificuldades, mas ainda assim conseguiu uma vaga europeia. O Leicester foi a decepção, com os problemas de gestão chegando ao ápice com o rebaixamento.
ESPANHA
Campeão: Barcelona
Champions League: Real Madrid; Atlético de Madrid e Real Sociedad
Europa League: Villarreal e Bétis
Conference League: Osasuna
Rebaixados: Real Valladolid; Espanyol e Elche.
O Barcelona não sofreu muito para conquistar o troféu já que foi pouco incomodado durante a temporada. Destaque para as boas campanhas de Real Sociedad e Bétis, que conseguiram vagas na Champions e Europa League, respectivamente. Já o Real Valladolid precisava só de si na última rodada para escapar do rebaixamento, e ainda jogando em casa, mas não conseguiu chutar uma bola no gol.
ITÁLIA
Campeão: Napoli
Champions League: Lazio, Internazionale e Milan
Europa League: Atalanta e Roma
Conference League: Juventus* (Fiorentina)
Rebaixados: Verona** (Spezia); Cremonese e Sampdoria
O Napoli simplesmente atropelou no Calcio e conquistou o troféu com bastante antecedência. A Juventus perdeu postos por conta de crimes financeiros. A vaga à Conference League não é 100& certa, já que a UEFA pode ainda impedir a participação da Velha Senhora. Já o rebaixamento será decidido em jogo extra entre Verona e Spezia após mudança da regra (quando duas equipes igualam em pontos tanto para o título quanto rebaixamento, haverá um jogo extra, independente dos critérios de desempate).
ALEMANHA
Campeão: Bayern de Munique
Champions League: Borussia Dortmund, RB Leipzig e Union Berlin
Europa League: Freiburg e Bayer Leverkusen
Conference League: Eintracht Frankfurt
Rebaixados: Schalke 04 e Hertha Berlin.
Parecia que o Borussia Dortmund, finalmente, ultrapassaria o domínio do Bayern de Munique na Alemanha, ao precisar de uma vitória simples, dentro de casa, contra o Mainz. Parecia. O time acabou empatando depois de sair perdendo de 2×0 e proporcionou a “maior entregada dos últimos anos”. Union Berlin e Freiburg fizeram campanhas sensacionais e garantiram vaga nas competições continentais. Já o Stuttgart se salvou do rebaixamento ao vencer, em dois jogos, o Hamburgo nos playoffs (fazendo que o tradicional clube permaneça na 2-Bundesliga pela quarta temporada seguida).
PORTUGAL
Campeão: Benfica
Champions League: Porto e Braga*
Europa League: Sporting e Arouca
Conference League: Vitória de Guimarães
Rebaixados: Marítimo, Paços Ferreira e Santa Clara.
Com boa campanha, sem muitos sustos, o Benfica voltou a conquistar o Campeonato Português. O Sporting, que não vinha tão bem, arrancou bons resultados no final e conseguiu sua vaga na Liga Europa. A surpresa é o Arouca que, pela primeira vez, jogará a competição continental. Por fim, o Marítimo tenta se manter na elite disputando o playoff do rebaixamento contra o Estrela Amadora.
*Eliminatória da Champions League
FRANÇA
Campeão: Paris Saint-Germain
Champions League: Lens, Olympique de Marseille*
Europa League: Rennes
Conference League: Lille
Rebaixados: Auxerre, Ajaccio, Troyes e Angers.
Uma campanha tranquila do Paris Saint-Germain, que precisou de pouco esforço para mais um título. O Lens foi a sensação da Ligue 1, único time que realmente tentou ameaçar o líder PSG. Decepção para o Monaco e Lyon, que ficarão de fora das competições europeias.
*Eliminatória da Champions League
HOLANDA
Campeão: Feyenoord
Champions League: PSV
Europa League: Ajax
Conference League: Az Alkmaar, Sparta Rotterdam ou Utrecht
Rebaixados: Emmen, Cambuur e Groningen.
O Feyenoord fez uma campanha sensacional, proporcionando belas partidas e dominando a Campeonato Holandês. Assim conquista o troféu que não vinha desde 2017. O Ajax coroou a bagunça interna com a dificuldade de subir na tabela, mas ainda assim conseguiu uma vaga na Europa League. Sparta Rotterdam e Utrecht fazem a final dos playoffs para a última vaga da liga da Conference League. Na parte de baixo da classificação, e Emmen luta pela permanência a repescagem com outras equipes vindas da segunda divisão.