No dia 27 de fevereiro foram entregues os prêmios FIFA de melhores do mundo do futebol, tanto masculino quanto no feminino. A premiação agraciou Lionel Messi e Alexia Putellas como os melhores em suas categorias no ano de 2022.
Mas alguns pontos na votação do melhor do futebol masculino são interessantes. Lembrando que cada país tem direito s três votos, sendo um do técnico nacional, um do capitão da seleção e o terceiro de um jornalista indicado pela FIFA. Cada um deles volta em três jogadores, indicando quem deve ser o primeiro e levar o prêmio máximo, o segundo e terceiro colocado.
Lionel Messi ficou em primeiro lugar com 52 pontos, seguido por Kylian Mbappé, com 44 pontos e, na terceira colocação, Karin Benzema, com 34 pontos.
OS VOTANTES BRASILEIROS:
O ex-técnico da Seleção Brasileira Tite: 1º Neymar; 2º Lionel Messi e 3º Kylian Mbappé;
O capitão da Seleção Brasileira Thiago Silva: 1º Neymar; 2º Lionel Messi e 3º Karim Benzema;
O jornalista Martín Fernandez, do Grupo Globo: 1º Lionel Messi; 2º Kylian Mbappé e 3º Karim Benzema.
Entre os outros votantes, para o 1º lugar, Neymar recebeu o voto de Lionel Messi (capitão da Argentina). Para o 2º lugar, teve votos de Mesud Mussa (capitão da Etiópia); John Banda (capitão de Malawi); Muhammad Safawi (capitão da Malásia); Gustavo Gómez (capitão do Paraguai) e Crofton Utukana (jornalista das Ilhas Salomão). Por fim, para a 3ª colocação, os votantes foram Faysal Shayesteh (capitão do Afeganistão); Quinton Travis Grifith (capitão de Antigua e Barbuda); Roy Krishna (capitão de Fiji); Gerardo Olivero (capitão da Guatemala); Antonijs Cernomordijs (capitão de Laos); Ibrahim Samuel Amada (capitão de Madagascar); Maung Lwin (capitão de Myanmar); Ahmad Madanieh (capitão da Síria); Mbwana Ally Samatta (capitão da Tanzânia); Sylvio Mendes de Campos (técnico da Albânia); Hugo Ernesto Péres (técnico de El Salvador); George Boateng (técnico de Gana); Roberto Mancini (técnico da Itália); Pan-Gon Kim (técnico da Malásia); José Domínguez (técnico do México) e Pano Xhixho (jornalista da Albânia).
Com esta votação, Neymar terminou em 10º colocado.
Outro brasileiro que foi lembrando na votação do The Best foi. Vinicius Junior, atleta do Real Madrid, atual campeão da Liga dos Campeões.
Para a 1ª colocação, Vini recebeu 3 votos: Mohamed Salah (capitão do Egito); Emmanuel Samnick (jornalista de Camarões) e Crofton Utukana (jornalista das Ilhas Salomão). Para a 2ª colocação: Hadan Holligan (capitão de Barbados); Christoffer Mafoumbi (capitão de Congo); John Cross (jornalista da Inglaterra); Baboucarr Camara (jornalista da Gâmbia) e Milan Rasevic (jornalista da Sérvia). Por fim, na 3ª colocação: Amir Rrahmani (capitão de Kosovo); Vlad Chiriches (capitão da Romênia); Ellington Sabin (técnico da Dominica); Dominic Kunene (técnico de Essuatíni); Prabesh Katuwal (técnico do Nepal); Francesco Calzona (técnico da Eslováquia); Paulo Duarte (técnico de Togo); Micael Seium (jornalista da Eritreia); Zurab Potskhveria (jornalista da Geórgia) e Simon Keslep (jornalista da Papua Nova Guiné).
Vinicius Junior ficou na 11ª colocação, ao lado do belga Kevin De Bruyne.
O atacante Julián Álvarez,do Marchester City, que ganhou destaque durante a Copa do Mundo pelo seu bom desempenho pela campeã Argentina, terminou na sétima colocação, recebendo os votos para 1º lugar de Lloyd Palun (capitão do Gabão); Mogomotsi Mpote (técnico de Botswana); Luis De La Fuente Castillo (técnico interino da Espanha) e Jan Stärker (jornalista de Liechtenstein).
Outro jogador que surpreendeu com seu nome bem colocado na lista foi o inglês Jude Bellingham, que atua n Borussia Dortmund, e que ficou na 13ª colocação. O atleta recebeu votos de 1º colocado de Sam Cox (capitão da Guiana); Raoul Savoy (técnico da República Centro-Africana) e Michael Franz Müller (técnico da Coreia do Sul).
TODOS OS VENCEDORES DO FIFA THE BEST
Melhor jogador do mundo: Lionel Messi (Argentina, Paris Saint-Germain)
Melhor jogadora do mundo: Alexia Putellas (Espanha, Barcelona)
Melhor treinador no futebol masculino: Lionel Scaloni (Argentina)
Melhor treinadora no futebol feminino: Sarina Wiegman (Holanda, seleção da Inglaterra)
Melhor goleiro do mundo: Emiliano Martínez (Argentina, Aston Villa)
Melhor goleira do mundo: Mary Earps (Inglaterra, Manchester United)
Prêmio Puskás (gol mais bonito): Marcin Oleksy (Polônia, Warta Poznan)
Fifa Fan Award: torcedores da seleção argentina
Fifa Fair Play: Luka Lochoshvili (Geórgia, Cremonese)
Seleção Fifpro feminina: Endler, Bronze, Williamson, Renard e Leon; Putellas, Walsh, Oberdorf; Alex Morgan, Sam Kerr e Mead.
Seleção Fifpro masculina: Courtois, Hakimi, Van Dijk e Cancelo; De Bruyne, Modric, Casemiro e Messi; Mbappé, Benzema e Haaland.