Shakhtar Donetsk se Destaca em Lista de Contratações de Brasileiros

O futebol europeu é repleto de momentos memoráveis, sendo que alguns deles foram criados por jogadores brasileiros. Isso porque alguém viu no Brasil a oportunidade de atrair talentos e contratá-los para a sua equipe. Mas qual foi o time que mais teve participação em contratações históricas de atletas brasileiros?

Um estudo do Sambafoot revelou que o Shakhtar Donetsk foi o clube que mais teve presença entre as 120 maiores vendas de atletas do futebol brasileiro. Os ucranianos tiveram presença 9 vezes, com destaque para a compra de Bernard por 25 milhões de euros em 2013.

Shakhtar Donetsk lidera lista

Em 20 anos, o Shakhtar Donetsk contratou mais de 30 brasileiros, investindo aproximadamente R$ 1,5 bilhões em atletas do Brasil. A presença dos jogadores no clube ucraniano foi essencial para que essa equipe conquistasse títulos como a Copa da UEFA, e ligas nacionais.

Além de ser o destino de muitos jogadores brasileiros, o Shakhtar Donetsk também foi o caminho utilizado por alguns atletas para ganhar destaque no continente europeu. Isso porque há exemplos de jogadores que passaram pelo clube e foram para outras equipes da Inglaterra ou Espanha.

Bons exemplos são Fernandinho – transferido para o Manchester City após passar pelo Shakhtar Donetsk – e Fred. Junto com Bernard, outras contratações de destaque do time ucraniano foram Pedrinho e Taison.

Milan aparece em 2º lugar

Outro time que aparece na lista de presença em contratações de destaque de atletas brasileiros é o do Milan. A equipe italiana teve 8 nomes que se destacaram, sendo o maior deles o de Lucas Paquetá, o qual foi contratado em 2018 por 35 milhões de euros.

Assim como no Shakhtar Donetsk, os atletas brasileiros que passaram pelo Milan também foram decisivos para as campanhas da equipe italiana no futebol europeu. Observando toda a história do time de Milão, alguns nomes que vêm à memória dos brasileiros são os de Dida, Cafú, Emerson, Rivaldo, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e Thiago Silva.

Além dos brasileiros, o Milan também contratou grandes nomes do futebol mundial, como Shevchenko, Ibrahimovic e Seedorf. Isso foi importante para que a equipe de Milão conquistasse o Mundial de Clubes da FIFA em 2007 e a Liga dos Campeões da UEFA por 7 vezes.

Barcelona fica com a 3ª posição

O Barcelona não ficou de fora da lista de equipes europeias com presença nas maiores contratações de brasileiros do futebol europeu. O clube espanhol tem em Neymar a sua maior contratação, sendo também a mais cara de todos os tempos. Foram 57 milhões de euros investidos no atleta.

Brasileiros costumam acompanhar a campanha do Barcelona em transmissões tanto para ver brasileiros como também por quem gosta de apostar em esportes. Isso porque o Barça é conhecido por ser favorito em suas partidas.

Basta ver as odds atuais para os jogos da LaLiga para entender como o Barcelona é cotado para os jogos que acontecem na principal competição do futebol espanhol, a qual já foi vencida com a participação de brasileiros e atletas de outras nacionalidades.

Além de Neymar, o Barcelona investiu também em craques que não são brasileiros, como Luis Suárez, Frenkie de Jong e Zlatan Ibrahimovic. Assim como Milan e Shakhtar Donetsk, o Barcelona também obteve grandes conquistas com seus investimentos em atletas do Brasil.

Sair da versão mobile