O maior jogo da temporada europeia está a caminho. Liverpool e Real Madrid decidirão o maior torneio de clubes do mundo. Trazemos, então, uma prévia deste aguardado confronto, que reserva um dos melhores jogos de toda a temporada.
Este jogo pode ser tratado como uma reedição a final da edição 2017-18, quando o Real Madrid se deu melhor. Naquela época o técnico do time espanhol era Zinedine Zidane, e contava com Cristiano Ronaldo como sua principal estrela. Foi marcado também pela má atuação do goleiro do Liverpool, Karius, que havia sofrido uma pancada na cabeça.
Outro marco na final disputada em Kiev, na Ucrânia, foi a lesão de Mohamed Salah, com 30 minutos de jogo, depois de disputa dura com Sergio Ramos. Klopp e Salah estão de volta, enquanto o técnico do Real Madrid é outro e Ramos foi embora. Mas para os ingleses, a vitória pode ter um gostinho de “vingança”.
INFORMAÇÕES
Final da EUFA Champions League
Data: 28 de maio
Horário: 16 horas (de Brasília)
Local: Stade de France, Paris
Transmissão: SBT; TNT; HBO MAX
Arbitragem: Clément Turpin (França)
Assistentes: Nicolas Danos, Cyril Gringore (ambos da França)
Quarto-árbitro: Benoît Bastien (França)
VAR: Jérôme Brisard (França)
Assistentes de VAR: Willy Delajod (França), Massimiliano Irrati (Itália), Filippo Meli (Itália)
LIVERPOOL
O Liverpool surgiu como um dos favoritos à final e postulante ao título desde o início da temporada. O trabalho do técnico alemão Jürgen Klopp é bastante consistente, e tem dado frutos há várias temporadas. Não seria diferente nesta. Sem dúvida, os Reds são a maior potência inglesa da atualidade, com seu jogo ofensivo e bem trabalhado.
Entrevista com Klopp na página da UEFA.
O Liverpool esteve no Grupo B e venceu todas as suas partidas diante de Atlético de Madrid (3×2 e 2×0), Porto (5×1 e 2×0) e Milan (3×2 e 2×1). Nas oitavas de final, enfrentou a Internazionale, vencendo por 2×1 no agregado; nas quartas passou por Benfica por 6×3; e na semifinal bateu o Villarreal por 5×2.
Em uma equipe estrelada, podemos dizer que Mohamed Salah é a principal. No entanto, é Sadio Mané o jogador que mais tem se destacado neste momento. Luis Diaz, que chegou no meio da temporada vindo do Porto, é outro nome que tem desequilibrado. Alisson, Virgil van Dijk, Tret Alexander-Arnold, Fabinho e Thiago Alcântara completam o grupo de estrelas. É um grupo de muita qualidade que Klopp tem na mão.
Apenas Fabinho corre o risco de ficar de fora da final por conta de lesão, mas o volante brasileiro tem voltado a treinar com o grupo. Assim, o time titular pode ser:
Alisson; Alexander-Arnold, van Dijk, Konaté, Robertson; Fabinho, Henderson, Thiago Alcântara; Luis Diaz, Mané e Mo Salah
Na temporada, o Liverpool conquistou as duas copas nacionais, a Copa da Liga e a Copa da Inglaterra, e ficou em segundo lugar no Campeonato Inglês, com um ponto atrás do campeão Manchester City.
REAL MADRID
“Nunca duvide do Real Madrid” é uma frase muito dita nesta temporada. O time comandado pelo experiente Carlo Ancelotti não chegou exatamente como favorito no início da temporada, apesar de que não é surpresa um time da grandeza do Real Madrid estar nesta disputa. Não é o maior vencedor, com 13 conquistas, atoa. Fato é que o Real Madrid foi conquistando o atual nível durante a temporada, mostrando o porquê é o maior time do planeta.
Entrevista com Ancelotti no site da UEFA.
O Real Madrid esteve no Grupo D e obteve cinco vitórias e uma derrota. Jogou contra Inter de Milão (1×0 e 2×0), Sheriff (1×2 e 3×0) e Shakhtar (5×0 e 2×1). Nas oitavas e final ultrapassou o Paris Saint-Germain por 3×2 no agregado; nas quartas venceu o Chelsea por 5×4; e a semifinal foi contra o Manchester City (6×5).
A única derrota, para o Sheriff, foi uma grande surpresa, mas depois o time não mais decepcionou, fazendo, inclusive, jogos épicos contra Paris Saint-Germain e Manchester City (o primeiro jogo da semifinal, inclusive, pode ser considerado por muitos uma das melhores partidas de futebol da história).
Benzema é o atual grande nome do Real Madrid. Aliás, o francês é o grande favorito para a Bola de Ouro de melhor do mundo, tamanha sua atual fase dentro de campo. Logo depois dele o brasileiro Vinicius Junior. A dupla “BenzeVini” tem feito o torcedor vibrar. Vini é, sem dúvida, o melhor brasileiro da atual temporada. Devemos ainda destacar a excelente época de Luka Modric, que tem sido absurdo aos 36 anos, e o goleiro Thibaut Courtois, sem dúvida o melhor da sua posição no momento. Por fim, Rodrygo, o “raio”, que foi responsável pela classificação para a final com dois gols incríveis.
Alaba é a única dúvida no time, já que vem de lesão, mas está relacionado. Assim, deve-se ter em campo, como time provável:
Courtois; Carvajal, Militão, Alaba; Mendy; Casemiro, Kroos, Modric; Asensio, Vini Jr e Benzema
O Real Madrid também conquistou a Supercopa da Espanha e o Campeonato Espanhol nesta temporada.
Para mais informações da partida, acesse o site oficial da UEFA. o Doentes por Futebol cobrirá o jogo pelo Twitter e Instagram.