Tudo que precisa saber a 1 mês da Copa do Mundo

A 22ª edição da Copa do Mundo da FIFA começa dentro de 1 mês! A grande festa do futebol mundial está muito próxima e vai ser realizada pela primeira vez no Oriente Médio, no Qatar (Doha, al-Rayyan, Lusail, al-Wakrah, Al Khor). Cinco cidades recebem os 64 jogos da competição, através de 8 estádios com capacidade diferente, de 20 de novembro até 18 de dezembro:

O estádio do Lusail (Iconic Stadium) será o palco da final. Segundo é possível ler na página palpite Copa do Mundo 2022 do Wincomparator, referência no universo das previsões esportivas, o Brasil é o grande favorito a levantar a taça, pela sexta vez na história. Assim, milhões de torcedores esperam ver a seleção brasileira no Lusail Iconic Stadium no último dia do torneio.

Neste momento, a França é a atual campeã, mas é o Brasil que lidera os países com mais títulos. A única certeza é que não será apanhado na classificação pela Itália que pela segunda vez consecutiva vai falhar a Copa do Mundo. Apenas a Alemanha pode chegar no mesmo número de troféus que o Brasil:

1º – Brasil (5 copas)

2º – Alemanha (4 copas)

3º – Itália (4 copas)

4º – Argentina (2 copas)

5º – França (2 copas)

6º – Uruguai (2 copas)

7º – Inglaterra (1 copas)

8º – Espanha (1 copas)

Apenas 8 seleções conseguiram vencer o troféu, 3 da América do Sul e 5 da Europa. Os outros continentes sonham com esse feito, e de acordo com a repartição dos grupos, algumas poderão fazer excelentes campanhas:

Grupo A

Qatar – Equador – Senega  – Holanda

Grupo B

Inglaterra – Irã – Estados Unidos – País de Gales

Grupo C

Argentina – Arábia Saudita – México – Polônia

Grupo D

França – Austrália – Dinamarca – Tunísia

Grupo E

Espanha – Costa Rica – Alemanha – Japão

Grupo F

Bélgica – Canadá – Marrocos – Croácia

Grupo G

Brasil – Sérvia – Suíça – Camarões

Grupo H

Portugal – Gana – Uruguai – Coreia do Sul

Esta copa do Mundo será a sexta do século 21. Cada uma teve uma campeã diferente, sendo que a primeira foi o Brasil em 2002, seguindo-se as comemorações de Itália (2006), Espanha (2010), Alemanha (2014) e França (2018), sendo que a Europa está tendo uma hegemonia. Esta também será a segunda Copa organizada na Ásia, depois de Coreia do Sul e Japão terem co-organizado a de 2002.

O Qatar também vai ter o privilégio de organizar o último Campeonato do Mundo de duas lendas vivas do esporte: Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. Com 37 e 35 anos, os dois maiores astros do futebol deste século dificilmente chegarão à América do Norte em 2026, com mais 4 anos.

Estados Unidos, Canadá e México, países sede dessa competição, terão que contar com outras figuras para promover a Copa do Mundo 2026, que talvez ainda poderá contar com Neymar, que fará 34 anos nesse ano. Para qualquer apaixonado pelo futebol, seria um sonho ver uma final Portugal x Argentina em 2022. Mas ver o Brasil levantar o troféu 20 anos depois do último também teria muito simbolismo.

Sair da versão mobile