Um gigante chamado Ajax

Um dos maiores times da Europa tem recobrado o seu lugar de direito entre os grandes

O Ajax tem brilhando na atual edição da Champions League. O time dos países Baixos tem feito um futebol envolvente e de agradar os olhos, contando com o bom trabalho do técnico Erik Ten Hag. Tem ainda o brasileiro Antony liderando o time, e o atacante Sebatién Haller em boa fase. O time neerlandês é o líder da Eredivisie, o campeonato nacional.

A história do Ajax é repleta de glórias. O clube já conquistou a Champios League em quatro oportunidades, sendo três delas na década de setenta, contando com a excelente geração de Johan Cruyff. Ainda é o clube mais vezes campeão nacional com larga folga. Outra marca expressiva são os diversos jogadores que revelou, alimentando o mercado europeu com atletas de ponta.

Dito isso, o Ajax volta a sonhar com maiores conquistas, impulsionado por sua história e pelo seu excelente atual momento.

Erik Ten Hag

Nascido em Haaksbergen, Países Baixos, em 1970, o técnico Erik Ten Hag tem transformado o atual Ajax. Zagueiro em seus tempos de atleta, Erik atuou em clubes menores da Holanda e não chegou a vestir a camisa de nenhum dos três grandes (Ajax, PSV e Feynoord) e não teve muita expressão profissional.

Foto: Site Oficial do Clube

Antes de chegar ao Ajax, o técnico foi treinador adjunto do Twente, entre 2002 e 2009, indo das categorias inferiores até o time principal. Em 2009, assumiu o posto de adjunto do PSV, onde permaneceu até 2012. A primeira oportunidade enquanto treinador principal veio no Go Ahead Eagles, permanecendo por um ano.

Após, o então técnico teve a oportunidade de sair de seu país e obter experiência internacional, ao comandar o Bayern de Munique ll, de 2013 até 2015. Voltou para a Holanda como treinador do Utrecht. Dois anos depois, Ten Hag desembarcou no Ajax.

Hoje, sem sombra de dúvidas, Erik é um dos técnicos mais badalados da Europa, sendo cotado em grandes clubes como o Barcelona.

Foi este estilo de jogo, aliado às vitórias e títulos, que Ten Hag conquistou a apaixonada torcida do “Godenzonen”.

A campanha na Liga dos Campeões

Quando saiu o sorteio da Liga dos Campeões, e viu-se o Ajax no Grupo C com Borussia Dortmund, Sporting e Besiktas, era esperado que o time da Holanda tivesse um bom desempenho, mas jamais que atropelasse os outros adversários. A diferença da equipe neerlandesa para os concorrentes foi absurda. Tanto que, em apenas quatro partidas, o time venceu todas, marcando 14 gols e sofrendo apenas 2. O jogo de abertura foi um massacre de 5×1 sobre o Sporting, em Portugal. Venceu ainda o Besiktas por 2×0, em Amsterdã, e o Dortmund por 4×0 em casa e por 3×1 na Alemanha. O resultado não poderia ser outro, classificação com duas rodadas de antecipação.

Algumas estatísticas oficiais do site da UEFA.

Seu estilo de jogo é balanceado, utilizando-se com mais frequência do esquema tático 4-2-3-1, muitas vezes se transformando em um 4-2-4. Uma defesa sólida, com saída rápida pelos lados e ainda contando com criatividade no meio de campo. O Ajax de Ten Hag busca o toque de bola, com os jogadores de frente se movimentando bastante, dando opção aos companheiros, com trocas de posição e velocidade.

O futebol do Ajax tem sido um dos mais atrativos da atual edição da Champions League. Um time que busca sufocar o adversário. Dá a impressão que pode ir longe na competição, repetindo, pelo menos, o feito de 2018-19, quando chegou às semifinais.

Antony

O elenco do Ajax é recheado de bons jogadores. Atletas de confiança de Erik Ten Hag como Stekelenburg, Martínez, Blind e Tagliafico; Álvarez, Klaassen, Haller e Tadic. Um time forte e competente, que ainda tem o jovem e talentoso Gravenberch e o experiente e eficiente Berghuis. O elenco ainda conta com três brasileiros, Danilo, David Neres e Antony, sendo, o terceiro deles, peça fundamental do atual momento do Ajax.

Foto: Twitter Oficial do Jogador

Antony foi revelando pelo São Paulo e fez sua estreia profissional em 2018. O jovem viria a se destacar na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2019, em que seria campeão e eleito o melhor jogador do torneio. Permaneceu no clube paulista por mais dois anos, fazendo parte também das convocações da Seleção Pré-Olímpica.

Em fevereiro de 2020 foi vendido ao Ajax por volta de 29 Milhões de euros.

Antony fez parte do grupo do Brasil medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim 2020 (que, por conta da Pandemia, ocorreu em 2021). Foi titular no time de Jardine, inclusive dando a assistência para o gol do título, marcado por Malcom.

Atualmente, Antony tem se destacado como líder de assistências da atual Champions League. Prefere jogar, majoritariamente, pelo lado direito do ataque, aproveitando a habilidade que tem com o pé esquerdo. Tem sido convocado pelo técnico Tite para a Seleção Brasileira principal, inclusive com boas atuações e conquistando o carinho do torcedor.

Antony tem somente 21 anos e um futuro brilhante à sua frente, e suas atuações pelo Ajax são exemplos disso. Na partida diante do Borussia Dortmund, que decretou a classificação adiantada da sua equipe, o atleta deu a assistência dos três gols na vitória por 3×1, e foi eleito o craque da partida.

O futuro

É inegável que o Ajax se tornou o queridinho do público. Menos badalado que os favoritos à conquista da Champios League, e também com menos poder financeiro, o time conta com o comando de seu técnico e o entrosamento de seu elenco para ir longe na competição.

Sair da versão mobile