Xabi Alonso e a conquista histórica do Bayer Leverkusen

Neste final de semana, o Bayern Leverkusen conquistou a Bundesliga pela primeira vez em sua história. Um campeonato dominado pelo Bayern de Munique, o time comandado pelo jovem técnico Xabi Alonso não só levou o título, como o fez de forma brilhante, faltando ainda cinco rodadas para o fim, com um futebol vibrante e inigualável.

Xabi Alonso foi um jogador de muita qualidade. Inteligente dentro e campo, sempre teve no passe o seu ponto forte, com a capacidade de encontrar companheiros descarados e lhes proporcionar faculdades de encontrar o gol ou uma área livre par ao seguimento de uma jogada. Xabi sempre foi homem de confiança de seus treinadores, sobretudo por sua capacidade de liderança.

Ainda como jogador, teve passagens marcantes em gigantes da Europa, como o Liverpool, Real Madrid e o próprio Bayern de Munique, seu rival atual. Em seu currículo carrega duas Ligas dos Campeões, duas Eurocopas e uma Copa do Mundo com a Espanha. Diversas vezes foi nomeado como um dos melhores atletas de sua posição.

É claro que nem sempre, ao se tornar treinador, um ex-jogador de futebol transfere para a área técnica a qualidade quem tinha dentro do campo. Pois, neste caso, parece ser isto que está acontecendo.

Começando sua nossa carreira nas categorias de vase do Real Madrid, teve a oportunidade em um time com atletas profissionais na Real Sociedade B, equipe na qual se tornou jogador, quando levou o time da terceira para a segunda divisão. No entanto, retornou para a divisão inferior na temporada seguinte.

Em 2022, recebeu a oportunidade de comandar o Bayer Leverkusen que, naquele momento brigava contra o rebaixamento, estado, inclusive, na zona de decesso. Já no jogo de estreia, goleada contra o Schalke 04 por 4×0 e o início de uma fase vitoriosa.

Desde momento em diante, Xabi uniu um time em construção, repleto de jogadores jovens, mas promissores. Após um primeiro ano em que salvou o time da degola, conseguiu chegar à Liga Europa em 2022-2023, terminado na 6ª colocação da Bundesliga (contando também com a ajuda do RB Leipzig ao conquistar Copa da Alemanha).

Na atual temporada, o Bayer Leverkusen tem sido o time sensação a Europa. Faltando ainda cinco rodadas para o fim do Campeonato Alemão, o título chegou de forma incontestável, sem sofrer qualquer derrota nos 29 jogos, e tendo apenas 4 empates neste tempo. São incríveis 74 gols marcados e apenas 19 sofridos. Muitos podem associar esta conquista também a temporada inconstante do Bayern de Munique, mas a verdade é que isto pouco importa, já que o time de Leverkusen fez uma campanha que ultrapassaria até os mais otimistas.

O Bayer é, ainda, finalista da Copa da Alemanha, quando enfrentará o Kaiserslautern em maio, e pode chegar à semifinal da Liga Europa, uma vez que, no jogo de ida das quartas de final venceu o West Ham, da Inglaterra por 2×0 e terá a vantagem na partida de volta. Ou seja, uma possível Tríplice Coroa está no caminho da já histórica campanha.

O sucesso de Xabi Alonso é tanto, que já há várias especulações sobre seu futuro. Times como Liverpool e Barcelona já desejam o treinador, que assegurou permanecer na equipe alemã.

Estamos diante de um grande treinador em ascensão, isso é fato. Xabi tem todas as qualidades que esperamos em um técnico e alcançar ainda mais sucesso é seu destino.

 

Sair da versão mobile