Alejandro Domínguez é reeleito e segue liderando a nova era da CONMEBOL

A reeleição de Alejandro Domínguez como presidente da CONMEBOL reforça um ciclo de transformação que recolocou a América do Sul no topo do futebol mundial.

Alejandro Domínguez, presidente reeleito da CONMEBOL.

Aconteceu na sede da CONMEBOL, em Assunção, capital do Paraguai, o 81º Congresso Ordinário, onde foi definida a reeleição do atual presidente Alejandro Domínguez. O dirigente contou com apoio total de todas as federações do futebol sul-americano, sendo eleito por unanimidade, incluído o recém eleito Samir Xuad, da CBF. O Doentes por Futebol esteve presente na cerimônia, à convite da entidade.

Confira as palavras do presidente no site oficial da CONMEBOL.

Desde 2016, o comando de Alejandro Domínguez foi marcado por ações concretas. Podemos destacar algumas como: reforma dos estatutos com foco em governança e transparência, VAR pioneiro no continente desde 2017, finais únicas que bateram recordes de audiência e reforçaram a neutralidade esportiva, 550 milhões de dólares investidos nas federações nacionais, 1,9 bilhão de dólares distribuído em prêmios e participações em torneios de clubes, reconhecimento internacional com certificações ISO de compliance e combate à corrupção e mais de de 130 milhões de dólares recuperados no escândalo FIFA Gate.

Durante a pandemia, a CONMEBOL também desembolsou mais de 95 milhões de dólares em auxílios e 50 mil doses de vacinas distribuídas.

Com Alejandro Domínguez na presidência, o continente voltou a ser protagonista com OITO conquistas de mundiais desde 2016 (nas diversas categorias), incluindo a Copa do Mundo da Argentina em 2022, no Catar. Além disso , diversos eventos de grande porte foram confirmados na América do Sul, como a Copa do Mundo Feminina de 2027 (Brasil) e a histórica Copa do Mundo Centenária de 2030 (Uruguai, Argentina e Paraguai), trazendo o futebol de volta para casa.

Por fim, vale salientar que a entidade entregou mais de 60 estádios renovados, além de 1.000 projetos executados e também lançou o Complexo SUMA, um centro de formação para jovens com recursos recuperados do FIFAGate.

Samir Xuad (direita), presidente da CBF

 

Sair da versão mobile