DOENTES POR FUTEBOL
  • Home
  • GUIA DE JOGOS
  • DPF Talks
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
  • Contato
    • Entre em contato
    • Sobre
Sem Resultado
Ver todos os resultados
DOENTES POR FUTEBOL
  • Home
  • GUIA DE JOGOS
  • DPF Talks
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
  • Contato
    • Entre em contato
    • Sobre
Sem Resultado
Ver todos os resultados
DOENTES POR FUTEBOL
GUIA

Gavião Kyikatejê Futebol Clube lança campanha em busca de conscientização e patrocinadores

Primeiro time de futebol profissional composto por jogadores indígenas questiona expressão “time de índio”, em filme criado por coletivo de criativos

Doentes por Futebol por Doentes por Futebol
7 de fevereiro de 2025
no Nacional
0 0
0
Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp

Via assessoria de imprensa.

O Gavião Kyikatejê Futebol Clube, o primeiro time de futebol profissional do Brasil formado por jogadores indígenas, lançou uma iniciativa que visa o letramento da população brasileira e a atração de patrocinadores. A campanha foi criada por um grupo de publicitários brasileiros, que se uniu voluntariamente em prol do time e sua causa.

Veja Também

Atlético e adidas lançam nova camisa 2 em campanha que exalta força da Massa Atleticana

PUMA e Palmeiras realizam noite de autógrafos com Gustavo Gómez e Flaco López na loja PUMA do Morumbi Shopping

Fundado em 2009, o Gavião Kyikatejê cumpre todas as normas da CBF para que seja considerado profissional, mas nunca teve patrocinadores oficiais. A iniciativa abre cotas de patrocínio e convida marcas a apoiarem o time por meio de ações de marketing esportivo. “Estamos em busca de empresas dispostas a investir no time. Isso vai nos ajudar a melhorar a estrutura e a qualidade de vida dos atletas e da comunidade da aldeia Kyikatejê”, explica Zeca Gavião, o primeiro indígena brasileiro a concluir o curso superior em Futebol e presidente do time indígena.

O coletivo se reuniu depois que um conhecido técnico de futebol da Série A se referiu aos indígenas de forma inapropriada para fazer uma alusão à desorganização de seu time em campo. A frase “não é um time de índios”, causou controvérsia e estampou manchetes de jornais.

Embora tenha se desculpado publicamente, a fala do técnico expôs um problema recorrente no discurso público: a falta de letramento em relação aos povos originários do Brasil.

Os criativos Victor Toyofuku, Yohanna Ioshua e Henrique Louzada convidaram Thiago Balma, sócio-produtor executivo, e Luiz Whately, diretor de cena associado da produtora Balma Films, para desenvolver a campanha para promover o time indígena e questionar antigas ideias, levando o público a uma reflexão sobre o tratamento dado aos indígenas até hoje no Brasil. “O Gavião já fez história sozinho, com o próprio esforço. Contamos a história deles como uma homenagem e para impulsionar o time a voar ainda mais longe”, comenta Victor Toyofuku.

Para Thiago Balma, “o Gavião ter um time de atletas indígenas e não ter nenhum apoio institucional é um reflexo do quão distantes estamos do tema inclusão no futebol”.

Ao percorrer caminhos criativos, o grupo foi envolvendo outros parceiros para participar do projeto. Filmado em 16mm pela Balma Films, o filme ganhou cenas de animação produzidas pela Dirty Work e trilha produzida pela Bumblebeat. A finalização foi um trabalho da pós-produtora Cuadro Post. Todos os envolvidos atuaram de maneira pró-bono, ou seja, de maneira voluntária e sem remuneração.

Juntos, profissionais e produtoras buscaram a consultoria e o aval do cacique Zeca Gavião (Pepkrakte Jakukreikapiti Ronore Konxarti), líder da aldeia Kyikatejê e presidente do Gavião Kyikatejê Futebol Clube, para a realização do projeto.

Os diretores de animação, Faga Melo e Gustavo Leal, fizeram uma imersão na história da etnia Kyikatejê para contribuir com elementos que representassem a aldeia, suas simbologias e lendas – como a do próprio Gavião, que dá nome ao time. Com o intuito de aproximar o público da etnia, algumas cenas do filme foram pintadas à mão.

“Ao criar uma narrativa paralela por meio da animação, buscamos adicionar uma camada mística que contrastasse com o documental das imagens captadas”, contextualiza Leal. “Contando sobre a lenda, fizemos a jornada do herói. Essa foi a forma que encontramos para transmitir a força desse time. Queremos que o espectador sinta a energia Kyikatejê para realmente compreender quem são esses atletas”, conclui Faga.

“Ao contarmos a história do Gavião Kyikatejê, damos visibilidade ao time e tratamos os povos originários com o devido respeito”, finaliza Luiz Whately, diretor de cena da Balma Films.

 

 

FICHA TÉCNICA

Idealização: Victor Toyofuku
Direção: Luiz Whately
Criativos: Victor Toyofuku, Henrique Louzada, Yohannã Ioshua e Lucas Pimenta

Liderança indígena: Zeca Gavião
Consultora indígena: Karina Puri

Produtores Executivos: Thiago Balma e Niry Usha
Planejamento estratégico: Rafael Della Rosa
Head de produção: Juliana Sigolo
Assistente de produção: Marina Rohnik
Direção de Fotografia: Caio Humb
Assistente de Câmera: Daniel Oliveira
2 Unidade de Câmera e foto still: Madson Kokinire
Coordenação de pós-produção: Felipe Andriolo
Composição: Francinaldo Lemos
3D e motion: Guilherme Mourão
Motion: Lucas Pimenta
Colorista: Acauan Pastore
Editor: Luiz Whately

Produtora de Animação: Dirty Work
Produtor Executivo: Ito Andery
Gerente de Contas: Larissa Virco
Direção: Gustavo Leal, Faga Melo
Direção de Produção: Jéssica Sales
Storyboard: Felms
Animatic: Jefferson Lima
Direção de Arte: Felms
Ilustração: Felms
Pinturas: Thiago Biazzoto, Gustavo Leal, Carol Guimarães
Tipografias: Gustavo Leal, Felms
Direção de Animação: Jefferson Lima
Animação Tradicional: Jefferson Lima, Felms, Robson Medeiros, João Maurício, Geovani Ângelo, Bruno Leal, Gustavo Pereira, Lucas Moraes.
Cleaup: Julia Balthazar, Danilo Cheng, Alan Valentim, Ana Carolina Couto, Rafaela Gomes, Bruno Leal, Daiane Mateus
Composição: Caique Moretto, Pedro Fernandes e Christopher Rocha (oito:olhos)

Produtora de Som: Bumblebeat
Direção Musical: Lucas Sfair, Henrique Tanji
Coordenação de Produção: Luisa Hackett
Supervisão Musical: Equipe Bumblebeat
Produção Musical e Finalização: Equipe Bumblebeat
Sound Design: Pedro Osinski

Conteúdo: Ludmilla Florencio

Pôster: Felms

Fotografia Still: Edu Pimenta
Artista Digital: Moreira Studio

Resenha Digital: Giba Zurita

Entrevistas: Liga Pesquisa
Coordenação, moderação e análise: Amanda Oliveira
Análise: Alice Neves e Cláudio Queiroz

Colaboração
Mauro Beting
André Henning

Agradecimentos
Pepkrakte Jakukreikapiti Ronore Konxarti
Apreire Joxatkrare Kwynkaprekre
Renato Sisdaze Xerente
Arikikrire Prykapare da Silva
Prykapare Horakraktare Topramti
Kukakrykre Jujamarkra Kwypamtare
Kupemakakokpeiti Jujamarkra Kwypamtare
Kawany Amjikinpramre Haraxare Sompre
Hakakwyi Lima Haraxare
Ainoa Amjijakrityire Sompre Pepkrakte
Hakakwyinaypare Atomre Kokinire
Kokinire Lima Haraxare
Max Mello Gonçalves
Jõxarati Zawxiáí dos Santos Gavião
Antonio Dawti dos Santos Farias
Kuktykti Jokakure Haraxare
Nakoti Aru Waykanosen Haraxare Sompre
Hakakwyi Lima Haraxare
Krakakreti Turakire Toramti
Mpotoamjinareti Jokakure Haraxare
Krepramti Mpokinti Mulato Gavião
Pehenapy Pempti Pepkwyiti
Jossiel Temassari Karajá
Japentayareti Tohar Jukaprire
Tohar Kwynka Prekre Jonxakrare
Daniel Venosa
Sthefano Duque

Sobre o clube:

O Gavião Kyikatejê Futebol Clube tem sede na cidade de Bom Jesus do Tocantins, no Tocantins. Apesar disso, faz parte da liga futebolística de Marabá, no Pará, cidade onde está localizado o Estádio Municipal Zinho de Oliveira, local de mando de suas partidas. O clube disputa o Campeonato Paraense de Futebol.

Acesse o Instagram oficial do clube

Tags: Futebol indígenaGavião Kyikatejê Futebol ClubePovos indígenas

Veja Também Posts

Nacional

Atlético e adidas lançam nova camisa 2 em campanha que exalta força da Massa Atleticana

Atlético e adidas lançam, nesta sexta-feira (23), a nova camisa 2 para a temporada 2025. Com diversos conteúdos voltados...

por Doentes por Futebol
26 de maio de 2025
Nacional

PUMA e Palmeiras realizam noite de autógrafos com Gustavo Gómez e Flaco López na loja PUMA do Morumbi Shopping

A PUMA convida os torcedores palmeirenses para um encontro especial com o zagueiro Gustavo Gómez e o atacante Flaco...

por Doentes por Futebol
28 de maio de 2025
Próxima Postagem

Red Bull Bragantino e PUMA lançam uniformes HOME e AWAY para a temporada 2025

Recentes

No Podcast do Denílson, Ronaldo disse que investiria em SAF do Corinthians

24 de junho de 2025

adidas lança F50 SPARKFUSION: primeira chuteira da marca desenvolvida especialmente para mulheres

24 de junho de 2025

New Era anuncia Benjamin Back como novo embaixador da marca

24 de junho de 2025
DPF » De torcedor para torcedor

© 2021 Doentes por Futebol - Contaminando o planeta bola!

  • Home
  • GUIA DE JOGOS
  • DPF Talks
  • Notícias
  • Contato

Nossas Redes

Welcome Back!

Sign In with Facebook
Sign In with Google
OR

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • GUIA DE JOGOS
  • Home
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
  • DPF Talks
  • Contato
    • Entre em contato
    • Sobre

Usamos cookies no nosso site para te oferecer a experiência mais relevante ao lembrar suas preferências e repetir visitas. Ao clicar "Aceitar", você consente que usemos todos os cookies.
Vá para versão mobile