DOENTES POR FUTEBOL
  • Home
  • GUIA DE JOGOS
  • DPF Talks
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
  • Contato
    • Entre em contato
    • Sobre
Sem Resultado
Ver todos os resultados
DOENTES POR FUTEBOL
  • Home
  • GUIA DE JOGOS
  • DPF Talks
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
  • Contato
    • Entre em contato
    • Sobre
Sem Resultado
Ver todos os resultados
DOENTES POR FUTEBOL
GUIA

CBF propõe liga única e traça plano para colocar Brasileirão no top 3 mundial

Redação Doentes Por Futebol por Redação Doentes Por Futebol
6 de abril de 2026
no Nacional
0 0
0
Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Foto: Rafael Ribeiro/CBF

A CBF reuniu nesta segunda-feira (6) os 40 clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro para dar o pontapé inicial no debate sobre a criação de uma liga única no país.

O encontro serviu para a confederação apresentar um diagnóstico do futebol nacional e propor um cronograma para a estruturação da nova entidade até o fim de 2026.

Posicionando-se como mediadora do processo, a CBF deixou claro que a liga “precisa ser dos clubes”, mas que a entidade terá papel ativo na liderança das discussões.

Veja Também

Há 64 anos, Santos goleava o Benfica em Lisboa e conquistava seu primeiro Mundial

Neymar volta ao Santos após cinco semanas, mas encontra um time que aprendeu a vencer sem ele

O presidente Samir Xaud estabeleceu uma meta ambiciosa. “O que queremos é construir tudo em conjunto, para que a nossa liga se torne, em breve, uma das três principais do mundo, com um futebol mais forte, transparente e sustentável”.

Foto: Rafael Ribeiro/CBF

O diagnóstico: um produto subvalorizado

A base da apresentação da CBF foi um estudo que compara o Brasileirão com as principais ligas europeias (Premier League, La Liga e Bundesliga). O diagnóstico, divulgado por veículos como GE e UOL, aponta um “gap sistêmico” e conclui que o futebol brasileiro é um produto subvalorizado.

A receita dos clubes brasileiros, por exemplo, é menos de um terço da gerada pela Bundesliga, mesmo o Brasil tendo uma população muito maior.

A fim de mudar este cenário, o estudo listou 10 áreas em que o Brasil está atrás:

  • Calendário
  • Tempo de jogo
  • Estádio – público e segurança
  • Estádio – infraestrutura
  • Transmissão
  • Comunicação e redes sociais
  • Marketing
  • Êxodo de talentos
  • Governança do Regulamento
  • Sustentabilidade financeira

Pontos críticos a serem atacados

A CBF detalhou alguns dos problemas que a futura liga precisará resolver para valorizar o produto. Segundo o UOL, um dos pontos é o horário dos jogos: 80% das partidas no Brasil são noturnas, enquanto na Inglaterra, por exemplo, 75% são durante o dia.

Bem como outro problema citado é o baixo tempo de bola rolando, que no Brasileirão gira em torno de 51 minutos, longe dos 60 minutos pregados pela Fifa.

A violência nos estádios também foi citada como o principal fator que afasta o público, segundo pesquisa encomendada pela entidade.

Outros assuntos polêmicos foram discutidos de acordo com o GE. Entre eles: padronização ou veto de gramados sintéticos, a possível diminuição do número de rebaixados (três) e o limite de estrangeiros por partida.

O cronograma para a criação da liga

A CBF apresentou um cronograma para que a estrutura da nova liga seja definida até o fim deste ano. O plano é o seguinte:

  • Maio a julho de 2026: Coleta de sugestões e elaboração das propostas iniciais.
  • Agosto a setembro de 2026: Apresentação, ajustes e aprovação das propostas.
  • Outubro a dezembro de 2026: Estruturação final, com foco na comercialização e na formalização do estatuto da liga.
Tags: Brasileirãocampeonato brasileiroCBFdestaqueFFUFutebol BrasileiroLibraLiga de ClubesOrganização do FutebolSamir Xaud

Veja Também Posts

Internacional

Há 64 anos, Santos goleava o Benfica em Lisboa e conquistava seu primeiro Mundial

Em 11 de outubro de 1962, o Santos entrou no Estádio da Luz, em Lisboa, para enfrentar o Benfica...

por Doentes por Futebol
11 de outubro de 2026
Nacional

Neymar volta ao Santos após cinco semanas, mas encontra um time que aprendeu a vencer sem ele

Neymar está novamente à disposição do Santos. Depois de aproximadamente cinco semanas afastado por uma lesão muscular na coxa...

por Doentes por Futebol
8 de outubro de 2026
Próxima Postagem
Foto: Youtube/Reprodução de transmissão do SBT

Você se lembra? Diniz já vestiu a camisa do Corinthians e foi campeão como jogador

Recentes

Estudiantes x Flamengo: Rubro-Negro defende invencibilidade na Libertadores em semifinal na Argentina

15 de outubro de 2026

Atlético-MG x Montevideo City Torque: Galo abre semifinal da Sul-Americana na Arena MRV

14 de outubro de 2026

Fluminense x Palmeiras: Maracanã recebe primeiro capítulo de semifinal brasileira na Libertadores

14 de outubro de 2026
DPF » De torcedor para torcedor

© 2025 Doentes por Futebol - Contaminando o planeta bola!

  • Home
  • GUIA DE JOGOS
  • DPF Talks
  • Notícias
  • Contato

Nossas Redes

Welcome Back!

Sign In with Facebook
Sign In with Google
OR

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • GUIA DE JOGOS
  • Home
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
  • DPF Talks
  • Contato
    • Entre em contato
    • Sobre

Usamos cookies no nosso site para te oferecer a experiência mais relevante ao lembrar suas preferências e repetir visitas. Ao clicar "Aceitar", você consente que usemos todos os cookies.
Vá para versão mobile