Viktor Gyökeres tem sido um dos grandes destaques da atual temporada. O jogador Sueco vem empilhando gols atuando no Sporting, de Portugal, e chamando a atenção dos clubes das grandes ligas, principalmente da Premier League Inglesa.
Jogador versátil, com boa visão de jogo e antecipação, Gyökeres não é o centroavante que fica preso à área, mas se apresenta com frequência aos seus companheiros, auxiliando na construção de jogadas. Mas é na finalização que o atacante se destaca.
Primeiros anos
Gyökeres deu seus primeiros passos no pequeno Östers, de seu país natal. Em 2016 assinou com o Malmö, que se impressionou com seu talento para marcar gols e sua forte presença física chamaram a atenção dos olheiros, e foi com o Malmö FF, um dos clubes mais tradicionais da Suécia, que ele realmente se destacou.
Em 2018 atuou por empréstimo no Östersund, ganhando experiência na liga nacional, até que, no ano seguinte, teve sua primeira experiência fora da Suécia, transferindo-se para o Brighton, Inglaterra. Embora sua passagem pelo futebol inglês não tenha sido tão marcada por grandes conquistas, Gyökeres teve a chance de disputar a liga inglesa e, principalmente, de acumular experiência em um dos campeonatos mais exigentes do mundo.
Sua trajetória no Brighton, no entanto, foi mais de adaptação do que de afirmação. Gyökeres não conseguiu se firmar como titular absoluto e, em busca de mais tempo de jogo, foi emprestado a outros clubes, como St. Pauli, Swansea e Coventry. E foi nesse último que começou a brilhar.
Coventry City
Em sua passagem pelo Coventry City, Viktor Gyökeres realmente deu um salto qualitativo em sua carreira. Com o time na segunda divisão inglesa, o atacante foi a principal referência ofensiva e teve uma temporada impressionante em 2021/22, marcando 18 gols e sendo um dos principais responsáveis pelo desempenho acima das expectativas da equipe, que esperava-se brigar para não cair.
Na temporada seguinte, Gyökeres manteve a consistência e foi novamente o artilheiro da equipe, contribuindo com gols e assistências de forma decisiva. O time chegou a sonhar em subir para a Premier League. Força física, agilidade e inteligência para se posicionar no campo são seus principais atributos. No time inglês somou 43 gols e 17 assistenciais em 116 jogos. Números absurdos que valorizaram ainda mais seu passe.
Foi durante essa fase que clubes de elite começaram a monitorar Gyökeres com mais atenção, e foi o Sporting Clube de Portugal que se antecipou à concorrência para garantir sua contratação por 24 milhões de euros. 11 a mais do que o valor de mercado, de acordo com o Transfersmarkt.
Sporting Clube de Portugal
Em 2023, o Sporting anunciou a contratação de Viktor Gyökeres por valores considerados altos para os padrões do clube português. Tornava-se, portanto, a contratação mais cara da história do gigante de Lisboa.
O investimento, porém, logo se mostrou acertado, já que o atacante sueco rapidamente se adaptou ao futebol português e se tornou um dos principais nomes do time na temporada 2023/24.
Sua temporada inicial em Portugal foi tão soberba, que o atacante marcou 43 golos em 50 jogos, ficando atrás apenas de Mbappé e Harry Kane, com 44 gols, na disputa de maior artilheiro do continente europeu. Um feito enorme para o pouco badalado Gyökeres.
Na atual temporada o jogador já vem quebrando recordes, com incríveis 16 gols marcados em 10 jogos na Liga Portuguesa, além de outros CINCO em apenas QUATRO partidas na Liga dos Campeões da Europa.
O Sporting é o líder do Campeonato Português (com Gyökeres liderando quase todas as estatutivas ofensivas, de acordo com o site 365scores). Ainda ocupa a segunda posição da fase de Liga da Liga dos Campeões da Europa, atrás somente do Liverpool, da Inglaterra.
Aliás, falando da Liga dos Campeões, o Sporting goleou o favorito Manchester City por 4×1, com direto a hat-trick do Viktor. Não restam dúvidas de que estamos diante de um excelente jogador.
Curiosidade
Gyökeres comemora seus gols fazendo uma máscara entrelaçando os dedos diante da boca. A explicação veio por meio de um vídeo nas suas redes sociais, com a legenda “nobody cared until I put on the mask” (niguém se importou até eu colocar a máscara). Frase do personagem Bane, do filme “O Cavaleiro das Trevas” o terceiro da trilogia do Christopher Nolan sobre o Batman.
Conclusão
Viktor Gyökeres tem mostrado ser cada vez mais decisivo. Com sua excelente capacidade física, técnica refinada e inteligência tática em criar não só para si, mas também oportunidades aos colegas de time, ele se tornou um dos pilares do Sporting, com desempenho exemplar nas competições nacionais e internacionais.
Não faltam elogios para o atacante, que tem encantado a todos. Aos 26 anos, chama a atenção de outros grandes clubes nas principais ligas da Europa, e provavelmente sua história em Lisboa pode estar chegando ao final. Mas não sua capacidade de bilhar!