O técnico da Inglaterra, Gareth Southgate, chamou os jogadores que irão representar seu país nos amistosos contra o brasil e a Bélgica. No primeiro olhar, vemos uma seleção com bons nomes, com atletas que vem demonstrando muita qualidade em seus clubes. Mas até onde esse time pode chegar?
Primeiramente, vamos aos convocados:
Goleiro: Jordan Pickford; Aaron Ramsdale; Sam Johnstone;
Defensores: Harry Maguire, John Stone; Ezri Konsa; joe Gomez; Jarrad Branthwaite; Lewis Dunk; Bem Chiwell; Kyle walker;
Meias: Declan Rive; Jordan Henderson; Conor Gallagher; Jude Bellingham; James Maddison;
Atacantes: Jarrod Mowen; Phil Foden; Anthony Gordon; Cole Palmer; Marcus Rashford; Bukayo Saka; Ivan Toney; Harry Kane; Ollie Watkins
É inegável a qualidade deste time, sobretudo do meio para frente. Para muitos, a defesa ainda é frágil, mas isso é uma observação rasa.
Pickford é um bom goleiro. Apesar de dar alguns sustos nos torcedores do Everton, ainda assim é um dos goleiros amis seguros da Premier League. Walker é um excelente lateral, com qualidade defensiva acima da média. Seu companheiro de Manchester City, Stones, é um dos melhores defensores da atualidade. Chiwell é um bom lateral esquerdo, que sabe apoiar bem. Completando o que deve ser o time titular, Maguire tem melhorado bastante. Aliás, desde a Copa do Mundo, quando teve uma boa prestação, o zagueiro do Manchester United tem feito exibições decentes.
Mas, se ainda assim a defesa não é a melhor do mundo, Southgate pode contar com um volante de muita qualidade para ser o cão de caça desse time. Declan Rice é, facilmente, um dos melhores volante do mundo hoje. E além de saber defender bem, sabe compor o meio-campo e sair jogando.
Ao lado de Rice, jogarão o segundo melhor inglês da atualidade, Bellingham, que nem sentiu o pesa da camisa do Real Madrid, e o polivalente Gallagher, que tem sido ponto de segurança no centro do irregular Chelsea. Estes dois jogadores, principalmente o primeiro, tem boa chegada ao ataque, mas sem deixar a defesa sem cobertura.
Chegando o ataque, Saka e Foden tem tudo para forma ruma dupla que daria trabalho a qualquer defesa. Habilidade e qualidade técnica, os dois jogadores sem completam. Por fim o artilheiro Harry Kane. O atacante é o melhor jogador inglês na atual temporada. Chegou ao Bayern de Munique mostrando todo seu talento e já é o artilheiro da Bundesliga com sobras.
Mas por que esse time ainda levanta desconfiança?
No papel, a Inglaterra talvez seja esteja estre as três melhores do mundo, mas, apesar de alguns bons resultados nos últimos anos, precisa se provar conquistando algo de valor. Vários destes jogadores tem sido fundamentais em seus clubes, mas pouco deles jogam pouco juntos, como no caso de Walker e Stones no City, ou Rice e Saka no Arsenal. Eles estão acostumados com o estilo de seus times, com a influência de seus treinadores e com seus colegas de equipe, e precisam readaptar isso quando jogam na seleção.
O trabalho do técnico também não é dos melhores. Muitas vezes, mesmo contando com um time com muita qualidade ofensiva (como o atual), opta por um jogo burocrático e nada expressivo, o que trabalha o brilho que esta Inglaterra pode ter.
De toda forma, espera-se um jogo difícil para o Brasil no próximo dia 23. Um desafia grande para o novo técnico da Seleção, Dorival Junior.