
Depois de 12 anos, Neymar voltou a atuar pelo Santos. O jogador, que estava no Al Hilal da Arábia Saudita, conviveu com lesões graves nos últimos meses, e retorno ao clube que o lançou profissionalmente em busca de reencontrar a melhor condição física e o bom futebol.
Sua reestreia foi diante do Botafogo-SP, jogo válido pelo Campeonato Paulista 2025, no dia 05 de fevereiro, concidentemente no dia que completava 33 anos de idade. Apesar do empate em 1×1, o jogador, que entrou em campo no segundo tempo, conseguir mostrar um pouco de seu talento.
A Opta, empresa especializada em em dados estatísticos do esporte, destacou números interessantes da partida. Confira a análise:
- Neymar finalizou sete vezes em sua estreia contra o Botafogo, a maior marca de um jogador em uma partida do Paulistão 2025, empatado com outras três atuações: seu companheiro Guilherme (Santos) também contra o Botafogo, Estêvão (Palmeiras) contra o Guarani e Waguininho (Novorizontino) contra a Ponte Preta. No entanto, desses quatro, Neymar foi o único a não ser titular;
- Neymar sofreu cinco faltas em sua reestreia no Santos, a segunda maior marca de um jogador que saiu do banco em uma partida do Paulistão 2025 (empatado com Silas do Velo Clube e atrás das seis de Everton da Portuguesa).
- O último jogo de Neymar pelo Santos tinha acontecido em 26 de maio de 2013, no empate em 0x0 contra o Flamengo pelo Brasileirão. Foram 4.273 dias da última vez que ele entrou em campo pelo Peixe.
- O Santos não perdeu nenhum de seus 13 jogos na Vila Belmiro nas últimas três temporadas de Paulistão que Neymar participou (9V 4E).
- Neymar marcou quatro gols em quatro jogos contra o Botafogo de Ribeirão Preto. Seu primeiro hat-trick no Paulistão aconteceu no 4×1 contra o Fogão em 2012.
- As duas vezes anteriores que Neymar saiu do banco para jogar uma partida do Paulistão foram nos primeiros dois jogos de sua carreira, contra Oeste e Paulista, em março de 2009. A desta quarta-feira foi a terceira.
- Neymar não marcou gols em seus últimos nove jogos pelo Santos. É a terceira maior seca de sua carreira pelo Peixe, superada por uma de 10 jogos e outra de 14, ambas em seu primeiro ano como profissional em 2009.
- Apenas três jogadores do Santos que participaram de ao menos um jogo no Paulistão 2025 são mais velhos que Neymar (33 anos): Gil (37a 238d), Tomás Rincón (37a 23d) e Tiquinho Soares (34a 19d).
Os dados da Opta do Stats Perform são mais do que uma pontuação rápida: são a linguagem universal do esporte, confiável por sua precisão, profundidade, amplitude e detalhes por fãs de esportes do mundo todo. Confira o site oficial AQUI.
LEIA MAIS: Neymar está de volta ao Brasil! Ele escolheu certo?