Clube brasileiro correu atrás do resultado, mas ficou na defesa do Guaraní, que soube ainda explorar os erros do América
A expectativa da torcida do América era gigante para ver o clube pela primeira vez disputando a Libertadores da América. Vivendo seus melhores anos a nível nacional, o clube conseguiu se classificar para as primeiras fases da competição e busca, agora, disputar a fase de grupos.
PRIMEIRO TEMPO
O técnico Marquinhos Santos escalou o América no tradicional 4.2.3.1, com Matheusinho e Felipe Azevedo sendo os escapes do lado de campo e Wellington Paulista a referência no ataque. O time começou muito bem a partida, pressionando o Guaraní. Juninho teve uma grande chance de abrir o placar, ao dar um chapéu no adversário e acertando um balão de fora da área no travessão. No entanto, o time paraguaio limitava os espaços, se fechando e não deixando mais a equipe mineira produzir.
Não tivemos muitos momentos de destaque. O América tentava criar oportunidades, mas não se acertava no meio-campo. E foi assim para o intervalo, 0x0.
SEGUNDO TEMPO
O América voltou bastante ofensivo para o segundo tempo. O time continuou atacando e tendo chances, mas muitas delas não chegavam no goleiro do Guaraní. Nas poucas vezes em que foi necessário, Vásquez compareceu. E toda essa ofensividade do time brasileiro deixava espaço na defesa, que algumas vezes os paraguaios aproveitaram. Jaílson fez pelo menos duas defesas difíceis, evitando o gol do adversário. No entanto, bem no fim da partida, já nos acréscimos, aproveitando um destes momentos, Colmán definiu o placar, depois de chutar de fora da área e a bola desviar levemente em Maidana.
Não há muito mais o que dizer. O América buscou o jogo o tempo todo, mas não conseguiu marcar. O Guaraní foi para a partida com o objetivo de não tomar gols e explorar os erros do clube de Minas Gerais. Final de jogo, América 0 x 1 Guaraní.
DESTAQUES
Juninho foi bastante polivalente em campo, cobrindo vários setores. Teve uma grande chance no início da partida. Matheusinho também jogou bem, ajudando na criação e dando trabalho para a defesa do Guarani.
Os dois clubes voltam a se enfrentar no Paraguai no dia 02 de março, às 19h15, horário de Brasília.