Uma palavra que talvez possa resumir a Rodada 26 foi imprevisibilidade já que sete dos 10 não conseguiram vencer.
As exceções foram Paris Saint-Germain (óbvio!), Olympique de Marseille e o Reims que chegou ao 18º jogo sem perder.
O resto? Tudo empate!
Então vamos aos vencedores.
O fato mais impactante da rodada foi o Kylian Mbappé. Ele marcou o 4º gol do PSG contra o Nantes e se tornou o maior artilheiro da história do clube parisiense na história com 201 gols.
Na história da Ligue 1, Mbappé caminha para seu penta individual. Ele foi o artilheiro nos últimas quatro temporadas e caminha para repetir o feito.
Caso concretize o fato, igualará Jean Pierre Papin (ex-Olympique de Marseille) como artilheiro cinco vezes consecutivas e superará o argentino Carlos Bianchi que, apesar de ter sido artilheiro cinco vezes, foi quatro vezes consecutivos sendo duas vezes Reims e outras duas pelo PSG.
Sem Neymar, que ficou fora pelo segundo jogo seguido por conta de uma entorse no tornozelo, Messi, mais uma vez colocou o jogo de braço do baixo e foi o melhor em campo.
Nada mais justo do que comparar Messi com…
…Messi!
Em sua segunda temporada em Paris, o argentino apresenta desempenho muito superior ao da temporada passada.
Na busca por um milagre que é buscar o PSG na tabela, o Olympique de Marseille derrotou o Rennes, fora de casa, por 1 a 0, gol de Kolasinac, e se manteve sua distância para o Monaco.
O Monaco, a propósito, é um clube de altos e baixos.
Dono da melhor campanha após a Copa do Mundo, o Monaco, depois que foi eliminado nos pênaltis da Europa League contra o Bayer Leverkusen (ALE), tomou um sapeco iá-iá do Nice (0x3) na rodada passada e, nessa última, um empate diante de um Troyes que, além de ter sofrido cinco derrotas seguidas, não venceu uma única partida nos últimos oito jogos.
E o cenário só não foi pior por causa de Ben Yedder.
Vice-artilheiro, Ben Yedder marcou duas vezes em um espaço de três minutos de diferença e quase deu a vitória de virada ao Monaco.
A temporada de Ben Yedder tem sido fantástica. Entre os jogadores que mais marcaram gols, ele é o que demora menos tempo para marcar.
Sem gols ou assistências, os brasileiros não se destacaram na rodada. Com isso, só nos resta analisar que tem o melhor aproveitamento na competição. (considerando apenas quem tem mais de 5 jogos em campo)
Destaque para Alexsandro, do Lille.
Já que não tem destaque tupiniquim, uma coisa legal de acompanhar é o Reims.
O Reims é um time que apresenta bons desempenhos defensivos e que não sofreu um gol sequer nas últimas cinco partidas.
O time está prestes a completar um turno de invencibilidade seu goleiro é quem mais tem “Clean Sheets” em todo o campeonato.
Jogando pela marca de um turno de invencibilidade, o Reims enfrenta o “de lua” Monaco na 27ª rodada.
Quem está de olho é o Lens, já que a posição do Monaco é a última para a Champions League. Empatados em número de pontos, o Lens, que não passou de um empate em 1 a 1 com o Lille, visita o Clermont.
Já o Lyon, que não usou nem Thiago Mendes e nem Jeffinho na última rodada e ficou num insosso 0x0 com o Lorient, vai ao norte enfrentar o Lille na abertura da rodada.
Au revoir!