As apostas esportivas existem há muito tempo. Embora não haja um consenso sobre como e quando tudo começou, estima-se que tenham surgido há mais de 2000 anos. Como qualquer tipo de apostas, sempre foram cercadas de riscos e de polêmica – mas isso não impediu que continuassem fazendo sucesso ao longo do tempo.
Mesmo assim, muitas pessoas preferiam não se arriscar neste tipo de jogo por não se sentirem seguras. Afinal, a prática não era – e ainda não é – legalizada em vários países. A situação só começou a mudar com o surgimento das apostas esportivas online, que quebraram essas barreiras e ajudaram a movimentar bilhões de dólares em pouco tempo. Hoje em dia, o sucesso das apostas esportivas online é tão grande que tem ajudado a trazer mudanças significativas para os próprios esportes, principalmente para o futebol.
O diferencial das apostas online
As primeiras casas de apostas online surgiram em meados dos anos 90. Em poucos anos, elas atraíram um enorme público e se multiplicaram exponencialmente, por apresentarem inúmeras vantagens em relação às casas de apostas tradicionais.
A primeira vantagem é óbvia: elas oferecem comodidade, ao permitir que as apostas sejam feitas a qualquer hora e em qualquer lugar, requerendo apenas um celular ou computador conectado à internet. A segurança não é um problema, já que normalmente esses sites usam criptografia, de forma a evitar que os dados dos apostadores sejam divulgados ou hackeados. Um outro ponto interessante é a possibilidade de fazer apostas ao vivo, durante o andamento do jogo, e não apenas antes da partida. Isso torna tudo mais dinâmico e emocionante.
Diante da imensa oferta de casas de apostas no Brasil, sites como o Odds Shark ajudam o apostador no processo de escolha, ao classificarem e avaliarem imparcialmente as operadoras de acordo com seus pontos fracos e fortes. Além disso, também explicam alguns termos essenciais para quem está entrando agora no mundo das apostas esportivas.
Como as apostas online estão mudando os esportes
As apostas esportivas online estão trazendo novos torcedores para vários esportes. Isso porque as casas online geralmente oferecem a possibilidade de apostar em centenas de modalidades diferentes e até mesmo pouco conhecidas, além de transmitir eventos por meio de serviços gratuitos de streaming. Isso certamente desperta o interesse e curiosidade de novos apostadores, que não necessariamente eram fãs desses esportes anteriormente.
Da mesma forma, as casas de apostas online têm feito investimentos pesados em publicidade e patrocínio. Hoje em dia é muito difícil encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar nas principais casas de apostas. Elas já têm seu lugar nos principais canais e ocupam as camisas dos principais times de futebol.
Esse patrocínio tem sido muito importante para os clubes. Em 2021, metade dos times da Premier League já tinham como principal patrocinador alguma casa de apostas online, totalizando aproximadamente 100 milhões de Libras por temporada. No mesmo ano, esse tipo de patrocínio beneficiou 18 dos 20 clubes da série A no Brasil. Isso inclui um patrocínio que ficou conhecido como o maior da história do São Paulo FC, cujos valores não foram divulgados. Estima-se, no entanto, que o montante supere 80 milhões de Reais por um contrato de 3 anos.
Mesmo que os valores não sejam totalmente divulgados, é certo que as casas de apostas têm investido alguns milhões de Reais todos os anos para patrocinar o futebol brasileiro. Este valor é revertido em benfeitorias para os clubes, o que demonstra a grande importância deste mercado para o futebol.
Como a situação poderá ser ainda melhor no Brasil
Embora as apostas esportivas tenham sido legalizadas no Brasil sob a forma de “apostas de quota fixa” no ano de 2018, a falta de regulamentação impossibilita que a lei seja colocada em vigor. Atualmente, os bilhões de Reais arrecadados com as apostas são enviados para o exterior, onde ficam as sedes das operadoras deste tipo de apostas. Como este valor não é tributado, não é revertido em prol do país.
Quando houver a devida regulamentação, a arrecadação irá para diferentes setores. Eles incluem a educação e, claro, para os clubes de futebol que cederem o direito de uso de seus nomes e imagens para divulgação deste tipo de jogo. Com isso, a tendência é que a relação entre apostas online e futebol fique ainda melhor e mais vantajosa para os clubes.